Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

A C L E R

Folclorista José Monteiro é membro da ACLER



Apresentado pelo acadêmico, jornalista, historiador e poeta Matias Alves Mendes, ocupante da Cadeira nº 13 e fundador da ACLER, o jornalista José Monteiro Silva de Souza, porto-velhense, Folclorista José Monteiro é membro da ACLER  - Gente de Opinião53 anos, funcionário público federal, foi eleito membro efetivo da Academia durante a sessão ordinária realizada no último dia 26.

O novo acadêmico é autor dos livros "Risos e Prantos", "Falando ao Coração" e "O folclore em Porto Velho", além de ter participação em diversas atividades culturais em Porto Velho, a saber: um dos criadores do grupo jovem Mojuca; do Centro Educacional Mojuca; idealizador da Cidade Cenográfica "Jerusalém da Amazônia"; participou da criação do arraial "Flor do Maracuja" e do grupo musical "Anjos da Madrugada". Em Candeias, onde foi secretário de Educação, José Monteiro idealizou o arraial folclórico "Flor do Candeias". (Clique AQUI e assista entrevista concedida ao jornalista Anísio Gorayeb, do programa Viva Porto Velho).

Seu primeiro livro foi "Risos e Prantos", publicado em 1975 aos 18 anos de idade. O livro narra sentimentos da geração do próprio autor, a busca de valores intelectuais, a necessidade de ocupar espaço na sociedade.

Já no segundo livro, em 1986, "Falando ao Coração" , é definido por José Monteiro como "retrato de muitos momentos do autor, substanciados na forma poética de escrever, na relação dom a natureza, com o espiritual, com o sofrimento, o medo, a solidão e o amor".

A obra "O folclore em Porto Velho" narra as várias manifestações folclóricas da capital rondoniense, mitos e tabus, misturados num pouco de Amazônia e num pouco do que nos trouxeram os nordestinos.
 

Gente de Opinião

Fonte:Lúcio Albuquerque [email protected]

Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por

ACLER tem sarau cultural amanhã

ACLER tem sarau cultural amanhã

  Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural  realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)