Porto Velho (RO) domingo, 15 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Desembarque do governo


Gente de Opinião
A terça-feira, dia 29, é considerado o dia “D” para o impeachment da presidente Dilma Roussef (PT). Será quando o PMDB, maior partido da base aliada decidirá se continua ou não na sustentação do governo que aí esta.

Se a opção for fechar com Dilma, a legenda vai sinalizar que dará a sustentação necessária no Congresso Nacional para a permanência da presidenta no Planalto. No caso do PMDB deixar o governo entregando os seus ministérios, teremos a palavra de ordem para o afastamento da mandatária.

Já se sabe nos corredores do Congresso, que se o PMDB se bandear, outras legendas importantes seguirão o mesmo caminho. Uma delas é o PP, com grande numero de deputados e senadores. Na mesma linha, também o PDT que terá candidatura própria á presidência em 2018 discute seu afastamento, entre outras legendas que já avaliam esta possibilidade.

A expectativa é enorme, a preocupação de Dilma e Lula maior ainda. No ar, já temos o cheiro de impeachment e a coisa já rolando como bola de neve. A batata esta assando para os petistas.


Parlamento amazônico

Gente de Opinião

O Parlamento Amazônico, reunido em Porto Velho na última quarta-feira, mostrou que tem causas comuns, de mutuo interesse entre os estados, como a reabertura da BR- 319 que liga Porto Velho à Manaus, a Ferrovia bioceânica, etc. etc.

Outras bandeiras para a região, como recursos para combater o fenômeno de terras caídas que está levando água abaixo no Rio madeira, comunidades como Calama em Rondônia e Carreiro da Várzea no Amazonas devem ser retomadas. Na Assembléia Legislativa do Amazonas, já é debatido em audiências públicas a ameaça das barragens das usinas de Jirau e Santo Antonio em Rondônia debate que ainda sequer começou no estado mais interessado, que é Rondônia.

Da duplicação da rodovia 364, que corta os estados de Rondônia e Acre, ao desmatamento, passando pela alteração do regime de chuvas com enchentes históricas ou secas severas, por causa do El Nino, a privatização do corredor de exportações da hidrovia do Madeira, ao trabalho escravo e regularização fundiária, temos muito para fazer na busca de soluções.


Para todos os gostos

Desembarque do governo  - Gente de Opinião

Teremos uma eleição a prefeito em Porto Velho para todos os gostos e credos nesta temporada. Na questão etária, temos desde Leo Moraes (PTB) com sua disposição quase juvenil, na casa dos trinta anos, até o ex-senador Odacir Soares (PROS), com quase 74 anos de idade, com vasta experiência na vida pública.

Para os saudosos da gestão petista, o ex-prefeito Roberto Sobrinho esta de volta para ocupar espaço na elevada taxa de rejeição do atual prefeito Mauro Nazif que teve melhores dias como parlamentar estadual e federal.

Com amplo apoio do segmento rural, o deputado estadual Ribamar Araujo (PR) esta colocando seu nome em campo. Mesmo sendo um ex-petista ele tem mais apelo perante o segmento conservador. Aluizio Vidal (Rede) tem pontuais posições da velha esquerda de guerra, mas não é nenhum fanático. Tem ponto de equilíbrio.A lista de pré-candidatos segue com  Pimenta de Rondônia (PSOL), Lindomar Garçon (PRB)  e Mariana Carvalho, ambos já considerados  desistentes, além do atual secretário da Saúde Williames Pimentel (PMDB) com passado pouco recomendável na vida pública com tantos furos  na esfera da saúde.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

Metais na berlindaJá é consenso a noção de que o desenvolvimento do Brasil terá como importante componente as terras raras, os 17 elementos químico

Impressiona o apetite da família Bolsonaro por cargos eletivos

Impressiona o apetite da família Bolsonaro por cargos eletivos

Sol explodindoOs negacionistas climáticos escoram sua crença em que depois da tempestade vem a bonança. Nesse caso, a destruição do desmatamento se

A janela partidária, as composições e muitos ex-prefeitos nas eleições 2026

A janela partidária, as composições e muitos ex-prefeitos nas eleições 2026

Nem peixe, nem boiO entrelaçamento amplo de condições especificas da região com a extensão da Amazônia deu origem a uma biodiversidade única na Ter

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Bicho abençoado Como não há limites para a investigação científica – se houvesse, os rígidos princípios religiosos do passado teriam queimado em f

Gente de Opinião Domingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)