Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os prefeitos enrolados


Os prefeitos enrolados

São 15 prefeitos atuais enrolados com a justiça e mais uns 20 ex-prefeitos que foram flagrados por condutas ilícitas em Rondônia. Alguns alcaides atuais afastados outros já condenados e se constata, por conseguinte, um municipalismo cada vez mais desmoralizado.Os prefeitos enrolados - Gente de Opinião

Não é a toa que os prefeitos estão em baixa e a coisa rola em todo país. A cada auditoria da Controladoria Geral da União – CGU são constatados os mais diversos ilícitos, desde a compra de camisinhas, perfumes, pão, consultas a pais de santo - a pontes e estradas superfaturadas.

Na confraria de pilantras, pulam cirandinha com os alcaides os vereadores que usam os mais diversos artifícios para chantagear os prefeitos. Desde aluguel de máquinas e caminhões imprestáveis por preços escorchantes até favorecimento em licitações arrumadas para compra de remédios, material de expediente, etc. E é na área de saúde, que os políticos mais vampirizam os recursos públicos.
 


Foi preterido

Preterido mais uma vez pelo cacique do PP Ivo Cassol em sua coalizão que optou como candidato a prefeito Edinho Fidelis, o empresário Juarez Jardim acabou pulando de mala e cuia para o PMDB de Valdir Raupp. O PMDB insiste em tentar emplacar os vices dos candidatos do PSB em Ji-Paraná e Porto Velho, mas a primazia da aliança dos socialistas é com o PDT.

Em Ariquemes

Um encontro neste final de semana servirá para o PTB de Ariquemes abrir sua arrancada para as eleições municipais. Lá, o partido tem como opções tanto a ex-prefeita Daniela Amorim, como também o ex-senador Ernandes Amorim para enfrentar a dura batalha com o deputado estadual Adelino Follador (DEM) e o atual prefeito Lourivaldo Amorim que esta se transferindo para o PDT.

Pacto federativo

O deputado federal Lucio Mosquini (PMDB-RO) enfatizou a importância para o municipalismo da aprovação do pacto federativo. Ocorre que a partir de gora a União não poderá mais criar encargos para os estados e municípios sem previsão de repasses financeiros. O governo abusou deste expediente nos últimos anos e com isto os prefeitos estão pendurados e ameaçados pela Lei de Responsabilidade fiscal.

Pacotes anticrise?

Os governadores do Paraná Beto Richa (PSDB) e José Sartori (PMDB) do Rio Grande do Sul), já aprovaram pacotes anticrise - para eles. Foram medidas amargas, com aumento de impostos e até parcelamento salarial como ocorreu com os gaúchos. Vários governos estaduais estão na pindaíba e em dificuldades de saudar seus compromissos neste final de ano.

A ressurreição

Em visita ao Diário, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Carlos Alencar adiantou que a entidade esta retornando para sua antiga sede no estádio Aluízio Ferreira, ao lado de tantas outras associações que já funcionavam no local.  Para tanto, a classe conta com apoio do vice-governador Daniel Pereira que foi sensível a causa das entidades chutadas pelo governo daquelas dependências e que viraram “sem teto”.

Via Direta

*** Aumenta a imigração senegalesa no Brasil e já supera a do contingente dos haitianos conforme os registros na fronteira com o Peru *** O PDT define a nominata da comissão provisória de Porto Velho na semana que vem *** O PSDC de Edgar do Boi abriu negociações com outros partidos para as eleições municipais de 2016 *** Nazaré, na zona ribeirinha, caprichou na produção da safra de melancias e a população de Porto Velho agradece.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

Metais na berlindaJá é consenso a noção de que o desenvolvimento do Brasil terá como importante componente as terras raras, os 17 elementos químico

Impressiona o apetite da família Bolsonaro por cargos eletivos

Impressiona o apetite da família Bolsonaro por cargos eletivos

Sol explodindoOs negacionistas climáticos escoram sua crença em que depois da tempestade vem a bonança. Nesse caso, a destruição do desmatamento se

A janela partidária, as composições e muitos ex-prefeitos nas eleições 2026

A janela partidária, as composições e muitos ex-prefeitos nas eleições 2026

Nem peixe, nem boiO entrelaçamento amplo de condições especificas da região com a extensão da Amazônia deu origem a uma biodiversidade única na Ter

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Bicho abençoado Como não há limites para a investigação científica – se houvesse, os rígidos princípios religiosos do passado teriam queimado em f

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)