Segunda-feira, 28 de julho de 2014 - 23h11

Desde ontem, os urubus sobrevoam os céus, em círculos, próximos as casas dos políticos impugnados pela justiça eleitoral em Porto Velho. Certamente nas estimativas dos abutres – não é diferente das impressões dos humanos - poucos candidatos da lista de 22 divulgada pela Procuradoria Regional Eleitoral –PRE de Rondônia vão se livrar das garras da lei Ficha Limpa.

Ocorre que a partir de hoje até o dia 5 de agosto, último prazo das impugnações todas as atenções estarão voltadas pata a justiça eleitoral. Muitos políticos já estão no bico dos corvos, mesmo assim nutrem esperanças de livrar a pele e disputar as eleições de outubro.
Enquanto algumas impugnações são consideradas favas contadas, como é o caso do deputado federal Moreira Mendes (PSD) que não conseguiu através de recursos limpar seu nome nas instâncias superiores, outras oriundas de candidaturas majoritárias mantêm as expectativas, como a do governadoravel Expedito Júnior, com sua campanha quase travada, a espera de uma solução. No caso dele o tempo joga contra, já que se for reprovado em Rondônia, terá que se socorrer ao TSE e se demorar muito a coisa pode começar a sangrar, como torcem os concorrentes. É hora de torcer para os aliados - e voduzar os adversários!
Sem agressões
A largada dos candidatos ao governo na capital no final de semana Confúcio Moura (PMDB) e Jaqueline Cassol (PR) foram marcados por discursos de ambos candidatos sem agressões e pregando campanha em alto nível. Vamos esperar o horário gratuito em agosto para ver se a coisa será em alto nível mesmo. Padre Tom (PT) e Expedito Junior (PSDB) só cumpriram agenda.
Novos municípios
Nem um acordo com as lideranças do Poder Executivo fez avançar o projeto de lei que regulamenta a criação, fusão e desmembramentos de novos municípios no País. Com vários substitutivos para serem discutidos, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aguarda a designação de um relator da matéria no Senado para o projeto voltar a criar pernas.
É previsível
Uma nova enchente vai se configurando para o inicio do ano que vem em Porto Velho, seguindo um replay do que aconteceu em meados de 2014. Os indícios são muitos: O Rio Madeira esta totalmente assoreado e antes do inicio das chuvas, que devem ocorrer ao final de outubro, o Bairro Triângulo já esta ameaçado de desaparecer. E nas margens da BR-364, na altura de Jaci-Paraná, as águas do Rio Madeira recuaram muito pouco neste verão. Olho vivo.
.jpg)
As pressões
Preocupados com a situação vigente e diante de uma nova ameaça de isolamento causado por uma nova cheia no Madeirão, as lideranças políticas e empresariais do Acre clamam pela construção da ponte na altura do Abunã e pelos aterros no leito da rodovia 364, de até 3 metros. Governador, Senadores e deputados federais do Acre estão no pé do Dnitt e do Ministério dos Transportes em busca de celeridade.
Ação conjunta
Como as obras citadas acima se tratam de grande interesse para Rondônia – mesmo porque as benfeitorias são em território rondoniense – é mais do que oportuno que o governo de Rondônia, Assembléia Legislativa e bancada federal se juntem aos acrianos para acelerar as ações de prevenções e combate as cheias que já são rotina em Manaus e Rio Branco e que ameaçam afundar também Porto Velho mais uma vez.
Via Direta
*** Os clãs políticos estão se bicando em Rondônia. Tanto os Donadons em Vilhena como os Cassol de Rolim mantém divergências sobre candidaturas familiares*** Trocando de saco para mala: Os trabalhos de encascalhamento e pavimentação avançam nos bairros na capital *** Com as férias, aumentaram os arrombamentos na capital. Casa sem vigia até nos condomínios foram visitada pelos amigos do alheio.
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas
Metais na berlindaJá é consenso a noção de que o desenvolvimento do Brasil terá como importante componente as terras raras, os 17 elementos químico

Impressiona o apetite da família Bolsonaro por cargos eletivos
Sol explodindoOs negacionistas climáticos escoram sua crença em que depois da tempestade vem a bonança. Nesse caso, a destruição do desmatamento se

A janela partidária, as composições e muitos ex-prefeitos nas eleições 2026
Nem peixe, nem boiO entrelaçamento amplo de condições especificas da região com a extensão da Amazônia deu origem a uma biodiversidade única na Ter

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização
Bicho abençoado Como não há limites para a investigação científica – se houvesse, os rígidos princípios religiosos do passado teriam queimado em f
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)