Porto Velho (RO) sábado, 14 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Rio Madeira sobe e desce já em ritmo de repiquete


Um século de abandono

Responsável pela grande frente de combate a malária em Rondônia no século passado, o sanitarista Oswaldo Cruz relata sua chegada a Porto Velho em julho de 1910, contratado que foi para acabar com a mortandade de operários vitimados pelas doenças tropicais na construção da chamada “Estrada do Diabo”, advertindo para as péssimas condições sanitárias da cidade. Ou, seja, há 100 anos já se cobrava saneamento nestas bandas!

Logo após inspecionar a linha de construção, teve conclusões alarmantes para a saúde pública. Desse documento histórico destaca-se o rol de doenças que encontrou na sua verificação: “Dominam na nosologia da região as seguintes moléstias: o impaludismo, a febre hemoglobina, o beribéri, a disenteria, a oncilostomiase”. Constatou o superfaturamento dos sais de quinina e a criminosa falsificação do produto para combater a malária.

Naqueles primórdios, as fezes pululavam nas ruas, carcaças de animais eram atiradas na região urbana. Como se vê, não é tão diferente do que ocorre nos dias de hoje em determinados bairros da capital...


Rio Madeira sobe e desce já em ritmo de repiquete - Gente de OpiniãoA coalizão

Caso a deputada federal Mariana Carvalho (SDB) confirme a disposição de não disputar a prefeitura de Porto Velho os partidos ligados ao senador Ivo Cassol (PP) e ao ex-senador Expedito Junior (PSDB) estarão unidos também na disputa sucessória em Porto Velho.  Seria uma baita aliança com pelo menos oito legendas.

Gente de OpiniãoPalavra de ordem

Finalmente o prefeito Mauro Nazif (PSB) se decidiu e entrou de vez na peleja da reeleição. Um evento com todo seu corpo de secretários no último final de semana serviu como ponto de partida para a campanha da reeleição, quando ele pediu o envolvimento de todos no projeto. Até então estava apático, catimbando sua presença em reuniões, inaugurações e visitações aos órgãos de imprensa.

Gente de OpiniãoOs inovadores!

Dois pré-candidatos inovam na campanha 2016 em Porto Velho, Odacir Soares (PP) faz sua campanha a partir de Brasília onde passa a maior parte do tempo e o dirigente partidário Edgar do Boi (PSDC) visitando os municípios do interior do estado, na organização do seu partido. Quando o dia da eleição chegar eles vão ver o resultado desta campanha inovadora!

Gente de OpiniãoNas paradas

Em ato na última terça-feira, o deputado estadual Hermínio Coelho (Porto Velho) assinou a ficha de filiação do PDT. Com sua adesão, o partido ficará com três representantes na Assembléia Legislativa e se a legenda quiser terá um candidato à altura para disputar a prefeitura de Porto Velho. Hermínio não tinha espaço para crescer no PSD  controlado pelo xaropão Moreira Mendes.

Audiência pública

Nesta sexta-feira, dia 18, a Assembléia Legislativa de Rondônia realiza audiência pública para debater a questão da corrupção no País e a repercussão do povo nas ruas. O evento foi uma iniciativa do deputado estadual Ribamar Araujo (PR-Porto Velho) e o cerimonial da casa de leis já está enviando os convites às autoridades, classe política e entidades em geral, além do Ministério Público Federal

Via Direta

Gente de Opinião

*** Numa gangorra, o Rio Madeira sobe e desce já em ritmo de repiquete, quando se prenuncia a travessia para o inicio do verão *** Na convenção do PMDB que trouxe Maurão de Carvalho para disputar o Palácio do Madeira, o governador Confúcio Moura não discursou gerando desconfianças do cristão novo do partido *** A população do Distrito de Nazaré se prepara para mudar para Nova Nazaré, área livre do fenômeno das terras caídas.   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

Metais na berlindaJá é consenso a noção de que o desenvolvimento do Brasil terá como importante componente as terras raras, os 17 elementos químico

Impressiona o apetite da família Bolsonaro por cargos eletivos

Impressiona o apetite da família Bolsonaro por cargos eletivos

Sol explodindoOs negacionistas climáticos escoram sua crença em que depois da tempestade vem a bonança. Nesse caso, a destruição do desmatamento se

A janela partidária, as composições e muitos ex-prefeitos nas eleições 2026

A janela partidária, as composições e muitos ex-prefeitos nas eleições 2026

Nem peixe, nem boiO entrelaçamento amplo de condições especificas da região com a extensão da Amazônia deu origem a uma biodiversidade única na Ter

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Bicho abençoado Como não há limites para a investigação científica – se houvesse, os rígidos princípios religiosos do passado teriam queimado em f

Gente de Opinião Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)