Domingo, 12 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

Cochá News 04/04/08



PENA

Este foi o sentimento que tive em relação ao presidente Lula, ao ouvir sua entrevista no Rio Grande do Sul, lamentando que nunca teve uma oportunidade para estudar. Mas foi altivo ao dizer que o sonho não morreu e que no momento certo irá freqüentar um centro acadêmico importante e fazer um curso superior. Na hora certa.


FALA DO PRESIDENTE

O que me chamou atenção na entrevista do presidente, contudo, foram os motivos que o impediram de estudar: Ao todo são cinco, e o primeiro, claro, é “não tinha condições”; o segundo, “estava cansado”; o terceiro, mais difícil, “virou sindicalista” – ele até ia às faculdades, não para estudar, mas para convocar os estudantes a sair das salas de aula e se juntar ao movimento da CUT, e neste ponto ele prejudicava só estudantes que não chegaram à Presidência da República. O quarto motivo, então, coitado do presidente, é de arrepiar, “virou presidente do PT”, e por último, como se todo o sofrimento fosse pouco, ele virou presidente da República. Como um homem deste pode estudar?


O EXEMPLO

Ah! meu presidente, se o senhor tivesse estudado, certamente conhecerias a história de JK. E, então, irias entender que seus motivos não eram assim tão grandes, a ponto de podar-lhe o desejo de tornar-se culto e de cegar-lhe a visão de futuro, e se assim não fosse não terias lutado tanto. É sempre bom lembrar que num lar o Pai é tido como uma espécie de espelho, um exemplo. Já no caso do Brasil, este País de jovens – olhe bem para os jovens do Brasil -, o Presidente Lula é o espelho, o exemplo.


FIM DE MANDATO

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) em parceria com a Associação Rondoniense de Municípios (ARON) está reunido (04 e 05 de abril) em Ji-Paraná com todos os prefeitos e representantes de todos os poderes legislativos municipais, para a discussão e debate sobre vários aspectos e normas procedimentais das gestões públicas em fim de mandato, entre elas a aplicação da Lei Complementar 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A iniciativa da Corte de Contas de Rondônia tem sido muito elogiada, pela direção que tem dado às suas atribuições legais, privilegiando a orientação prévia, que é um importante instrumento para prevenir a ocorrência de irregularidades e ilegalidades nas contas de seus jurisdicionados.


GUERRILHA

Não é de hoje que se comenta e que se informa que as Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC) estão treinando gente por toda a Amazônia brasileira. A ação do exército guerrilheiro vai do Vale do Guaporé (Rondônia), onde estaria treinando as tais ligas camponesas, até Tabatinga, no Amazonas. No caso de Rondônia, a notícia que corre é de que vários jovens que tentaram se livrar dos acampamentos da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) foram mortos (Tudorondônia).


GUERRILHA II

Enquanto isso ninguém vê uma ação de governo que recobre a sanidade desses pobres, treinados e armados, que possa fazê-los refletir sobre seus papéis, ou logo uma ação que enfrente os comandos e desarme essas pessoas. A coisa está tomando vulto e tende ficar muito grave. Um movimento que não está apto a lutar com a legitimidade, com democracia, e que não respeita regras estabelecidas para governar a vida na sociedade – a cidadania -, deve ser chamado à responsabilidade e responder por todos seus atos. Parafraseando meu amigo filósofo Salviano Silveira, “Bronca e arma de otário”, e a capacidade de comunicar é uma virtude imensurável, por isso é imprescindível aproveitá-la em sua plenitude.


DEVASTADORES

Devastador é devastador. A posição do Ibama é clara, e o que menos importa é o título de quem devasta. Esta semana o órgão divulgou uma lista com 886 nomes de pessoas que transgridem a legislação ambiental, e ela está ilustrada com nomes que não podiam estar lá, pelo exemplo que devem dar (Tudorondônia). O País está de tal forma que se o povo for seguir o exemplo dos chefes de Poder, nenhum passo mais será dado rumo à normalidade. Se Doutor Rui (Barbosa) vivesse nos dias de hoje, seu sofrimento seria imenso ... “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.


DESINCOMPATIBILIZANDO

O final de semana está sendo de grande movimento nos bastidores da política rondoniana. O governador Ivo Cassol liberou os secretários candidatos e nomeou novos auxiliares, e ao seu estilo, disse que na sua equipe só ficam os melhores. Por todo Estado o assunto dominante é eleições municipais. Todos querem participar, uns de cabeça erguida, outros cabisbaixos, envergonhados, e muitos, mas muitos, totalmente fora da realidade. Desses, poucos passam desta fase, por desconhecimento da legislação eleitoral. Vamos estudar.


DOUTOR MENDONÇA

Registro com muita satisfação a mensagem do advogado mineiro Josafá Mendonça Pereira, que conforme suas palavras tornou-se leitor assíduo do Gente de Opinião. O Doutor Josafá é especialista em Direito Público, e na terra de Darcy Ribeiro (Montes Claros) e por todo sul baiano, desfruta de grande prestígio pelas defesas que faz em favor do patrimônio público e da Constituição. Cochá News agradece as palavras de elogio.

Contatos: [email protected]

* 2ª pes. sing. fut. pretérito.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida

MARA OLIVEIRA, O NOME  DA OAB EM RONDÔNIA

MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA

“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru

Gente de Opinião Domingo, 12 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)