Sábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

Cochá News 08/08/08


 


PROTESTO FECHA BR 319

A Associação dos Produtores e Comunidades do Alto Rio Mucuim (APROCOM) prometeu para esta semana o fechamento da BR-319, em protesto contra o Programa Luz para Todos, que abandonou a comunidade há mais de dois anos. Segundo que se apurou o produtor Sebastião Salvador Fagundes, Fazenda Nossa Senhora Aparecida (Km 39, Ramal União) vai doar um garrote (boi) para alimentar os participantes do protesto enquanto durar a manifestação contra a CERON.


BOI ASSADO NA BR

Animada com a decisão da comunidade, a pequena produtora rural, Silvana Fagundes disse que o boi doado à Associação será assado (feito churrasco) em pleno leito da rodovia federal. “Nós vamos montar acampamento lá”, disse sem informar o local do fechamento da BR, e lamentando o desrespeito com que o pequeno produtor rural é tratado pelas autoridades, principalmente pelo pessoal da CERON (Luz para Todos), que há mais de dois anos promete a extensão rede pela BR-319, e nada cumpre.


VILA DO 46

Um grupo de moradores da Vila do 46 deve utilizar a manifestação para fazer um protesto ampliado contra o prefeito Roberto Sobrinho, que sabendo das dificuldades da comunidade – lá tem uma escola e um posto de saúde do Município de Porto Velho – não atuou com decisão em defesa do povo para fazer cumprir, como previsto, o projeto de extensão da rede de energia para a Vila. “Aqui, não podemos guardar uma carne fresca, um resto de comida, uma mamadeira ou um lanche para as crianças, pois tudo se deteriora com a falta de energia”, disse Francisca Batista Nogueira, uma mãe de aluna da escola local, lamentando que a escola municipal e o posto de saúde vivem à míngua, sem o apoio das autoridades.


AS ALGEMAS

Digna de elogio a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de impor regras para o uso de algemas. Segundo o entendimento da Corte Suprema (aprovado quinta-feira, 7), os presos só poderão ter as mãos imobilizadas em casos excepcionais, se a situação (o preso) ameaçar ou colocar em risco a segurança alheia. Maravilha, mas esta decisão deve valer para todos.


FICHA SUJA

Como era de se esperar a sociedade brasileira reagiu à decisão do STF, que liberou os candidatos “ficha suja” – aqueles que foram condenados em primeira instância em cujas decisões cabem recursos, ou seja, sem trânsito em julgado -, e por meio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) já está trabalhando para que o Congresso Nacional possa vetar essas candidaturas, aprovando um projeto de lei neste sentido, de modo que todos os candidatos com pendência judicial sejam impedidos de concorrer a qualquer cargo eletivo. Nesta empreitada o movimento conta com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).


FRENTE CONTRA A LCP

Ante a todos os malefícios que se creditam à Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e a todos os movimentos dos Sem Terras em ação no Estado de Rondônia, o deputado federal Ernandes Amorim, em discurso da Tribuna da Câmara Federal, defendeu a criação da União das Vítimas da Reforma Agrária e do Meio Ambiente (UNIVRAM), como instrumento legal para enfrentar todo tipo de desmando promovido por este tipo de movimento social e pelos seus patrocinadores – INCRA e IBAMA.


TREINAMENTO PARA SEM TERRA

De fato, sob o manto dos legítimos interesses de algumas dessas entidades e dos verdadeiros trabalhadores que carecem de um pedaço de terra para trabalhar e viver há um grupo de pessoas, de conduta pouco recomendável, que estaria até sendo apoiado por Guerrilheiros Narcotraficantes das FARC, conforme reconheceram as autoridades de Segurança do Estado de Rondônia, que chegaram a afirmar que especialistas em táticas de guerrilha e seqüestros do grupo colombiano estariam treinando sem terras em acampamentos pelo interior do Estado.


DEMISSÃO NO IBAMA

Se não bastasse tudo isso, gestores de órgãos federais que deveriam zelar pela segurança e cumprimento das leis, atuaram contrariamente no fomento de tais movimentos. No IBAMA, por exemplo, a péssima gestão dos últimos anos culminou até na demissão sumária de seu superintendente regional, pela prática de atos contrários às normas legais – segundo denúncia ele apreendia e doava materiais, equipamentos e máquinas de pequenos proprietários rurais a essas tais ligas. É a institucionalização da delinqüência.

Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira
Contatos:
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida

MARA OLIVEIRA, O NOME  DA OAB EM RONDÔNIA

MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA

“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru

Gente de Opinião Sábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)