Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Dom Moacyr

Um coração pascal e uma nova vida!



Nesta Páscoa Deus nos convida a sermos fonte de bênção para o nosso povo da Amazônia e para todos os povos da terra. A palavra “vida” esteve sempre presente durante esta quaresma. Trata-se da vida que temos agora, mas ela não está desligada da vida que é Jesus. Realiza-se assim também para nós a promessa que Deus fez para Abraão: “Eu faço de ti uma bênção! Por tua causa serão abençoados todos os povos da terra!”  

Celebrar o tempo pascal é festejar, aqui e agora, a ressurreição de Jesus como uma nova vida para as pessoas, comunidades e toda a humanidade. É vibrar intensamente com a ressurreição de Jesus, revestidos de sua vitória sobre a morte, lembrando todos os dias: “Ele não está aqui, ressuscitou” (Mc 16,6), e alegrando-nos com a sua saudação: ”A paz esteja convosco! Não tenhais medo, sou eu!” (Lc 24,36-37) e como os discípulos de Emaús, reconhecendo o Ressuscitado presente na caminhada, nos pequenos e simples gestos, na escuta da palavra de Deus, no repartir os alimentos e nas celebrações da comunidade (Lc 24,13-35).

O dia de páscoa celebra a ressurreição de Cristo. Nisto está toda sua força, e toda sua importância.  Sem a ressurreição de Cristo, não teria havido história de Cristo, nem teria existido história do cristianismo. Se tudo tivesse terminado na cruz, a morte de Cristo teria sido esquecida.

Na Páscoa vivemos o mistério da redenção, da morte e ressurreição em Cristo, o mistério da novidade de vida em Cristo Ressuscitado. Será necessário que a semente lançada à terra da Páscoa, quando renovamos nossa consagração batismal, e fecundada pelo dom do Espírito, germine, desabroche, nasça, cresça e dê muito fruto. Toda força de nossa vida espiritual encontra-se no mistério pascal, que inclui a Páscoa e o Pentecostes. A Páscoa da libertação e da Aliança, revivida semanalmente no dia do Senhor, o Domingo, deverá impulsionar o crescimento de nossa vida espiritual, na caminhada ao encontro do Senhor.

Após acompanharmos o Cristo Senhor nos mistérios de sua vida pública na Quaresma e seus passos na Semana Santa, no Mistério da Paixão e Morte, importa viver em atitude de páscoa, ter "um coração pascal" e ser esperança, pois Cristo venceu a morte. É a nova vida que nasce em nós e que crescerá até a plenitude, quando passarmos do tempo para a eternidade.

Se refletirmos bem, toda a vida humana possui estrutura pascal. Toda ela é feita de crises que significam passagens e processos de amadurecimento. Tomando o tempo como referência, verifica-se uma passagem da meninice à juventude, desta à idade adulta, da idade adulta à terceira idade, da velhice para a morte, da morte para a ressurreição e da ressurreição para o inefável mergulho no reino da Trindade.

Em meio a tantas ameaças de morte, a Páscoa nos diz que podemos confiar na força da vida.  Em meio a tantas incertezas, que hoje levam as pessoas a se sentirem inseguras e perdidas, o episódio de Emaús nos adverte a necessidade de buscar as razões de nossa esperança. A refeição do Ressuscitado com seus discípulos, a quem transmite a paz e renova a missão, nos mostra a urgência de refazer o ambiente de segurança e de confiança no íntimo de nossos corações e no seio de nossas instituições iluminadas pela fé cristã.

A partir de Cristo a história toma novo alento. Não é que ela termina com Cristo. Ela recomeça. Há muito que fazer. Existe uma grande empreitada a assumir. 0s que madrugam, como as mulheres naquele dia, descobrem o segredo da história, e são alentados pela esperança. Depois da madrugada, vem a manhã e toda ela dedicada ao  "anúncio".  Assim como a paciente caminhada dos discípulos de Emaús, naquela tarde, pode ser identificada com o desafio da "formação",  do amadurecimento na fé, da busca de consistência e de maturidade. E as aparições de Jesus naquela noite simbolizam a  "celebração",  onde Cristo é reconhecido na partilha do pão.

A celebração da Páscoa do Senhor vem, dessa forma, renovar em nós a certeza do amor de Deus, que dá sentido à vida humana. Demonstremos nossa alegria ao repetir muitas vezes: "Feliz Páscoa!", isto é, passagem da morte à vida, do egoísmo ao amor, do medo à esperança.

Páscoa significa passagem, travessia de um estado de desumanização para um estado de humanização. Portanto, a libertação do Povo de Israel significou a superação de um estado de inércia da escravidão no Egito. A ressurreição de Jesus significou a vitória da vida sobre a morte, o projeto da cultura da vida dizimou todas as formas de cultura de morte. Todos os povos, todas as culturas e sociedades humanas em algum momento da história fizeram a travessia, a Páscoa. Por isso mesmo a Páscoa é o símbolo mais humano que existe, pois resgata a memória perdida das tradições, dos costumes, das crenças e da utopia dos povos. (Claudemiro G. Nascimento)

Experimentamos neste tempo da Páscoa a certeza de que é possível superar o pecado pela graça de Cristo; a esperança de que, pela força da vitória de Jesus, também nós haveremos de ressuscitar; a alegria de vivermos já neste mundo a novidade dos valores de Jesus. Para cada discípulo e discípula de Cristo, a Páscoa significa vida nova, que inclui a mudança de comportamento pessoal, especialmente na própria família, renovando o amor, a compreensão e a doação aos outros.

A vida nova que Cristo nos comunica pela sua vitória é ainda compromisso de construir a sociedade marcada pelo respeito à dignidade de cada pessoa. As comunidades cristãs são chamadas a avaliar, no espírito pascal, como vão os serviços de caridade em favor das crianças, dos desempregados, dos idosos e dos enfermos. A Campanha da Fraternidade anima-nos a continuar promovendo a solidariedade, começando pelos mais carentes. Abre-se amplo horizonte para colocarmos em prática a vida nova da Páscoa. Aproveitemos para nos perguntar: temos acolhido e auxiliado as pessoas carentes que aumentam a cada dia em nossas cidades? Como procuramos aliviar o sofrimento dos presos e de seus familiares? Que apoio oferecemos aos grupos que aguardam terra para nela morar e trabalhar? Como ajudar os jovens dependentes das drogas? Qual a atuação de nossas comunidades em benefício das vítimas da exclusão social? Será que reconhecemos mesmo em cada sofredor a face de Jesus Cristo?

É nessa perspectiva que a Páscoa deve ser celebrada, levando-nos a assumir sempre mais o compromisso de caridade e o anúncio de esperança, multiplicando os gestos generosos de solidariedade: mutirão contra a fome, grupos de geração de renda, cooperativas de trabalhadores informais e artesanais, cursos de alfabetização e recuperação escolar, cursinhos para vestibular, oferecidos por voluntários, visitas freqüentes aos enfermos e apoio aos portadores de deficiências e tantas outras iniciativas que vão surgindo nas nossas comunidades.

Para Martin Luther King “a Páscoa é uma eterna recordação de que a terra pisoteada ressuscitará. A História atual de nossas sociedades clama por uma nova Páscoa que quer fazer a travessia para um novo modelo de sociedade. Nossa celebração pascal deve ser então a proclamação de um mundo novo que começa e toma força na esperança e no amor de toda pessoa consagrada à vida. A figura do Cristo ressuscitado é primícia deste universo renovado, para o qual todas as pessoas que amam a vida e a justiça são chamadas a aderir e defender. Nessa esperança, o 12º. Intereclesial que vai acontecer em Porto Velho e já está sendo preparado em todo o Brasil, é anuncio pascal de “céus novos e uma nova terra” (Is 65, Ap 22); pois  caracteriza um ponto concreto de convergência nacional para que nasça uma nova consciência no país e para além de nossas fronteiras, do exercício de uma cidadania solidária e co-responsável em prol de uma nova ordem, nova sociedade, nova Amazônia.
 
Fonte: Pastoral da Comunicação Arquidiocesana

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Palavra de Dom Moacyr Grechi – Arcebispo Emérito de Porto Velho

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Hoje reafirmamos a nossa fé na ressurreição de Cristo; somos uma Igreja Pascal. Na oração do Credo, proclamamos a ressurreição dos mortos e a vida ete

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

  A Igreja, convocada a fortalecer o povo de Deus na atual conjuntura, é chamada a estar ao lado daqueles “que perderam a esperança e a confiança no B

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

  Diante do aumento da violência agrária que atinge trabalhadores rurais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pescadores artesanais, defensores de di

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)