Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

O SECULARISMO E A CRUZ


                 Felipe Azzi

                As apelações do mundo, não é de agora, procuram conturbar a vida da Igreja e, com isso, plantar a incerteza nos corações dos fiéis. Parece questão deliberada para colocar à prova a promessa de Jesus Cristo de que “as forças do inferno não prevalecerão contra ela”. O secularismo – assim como todos os “ismos” da modernidade – não se rende ao Cristo. Já são mais de dois mil anos de caminhada da Igreja rumo ao Reino definitivo, vencendo todas as dificuldades. É verdade que às vezes ela parece balançar diante de ataques setorizados, logo silenciados pela força do Espírito Santo. Mas é gratificante a gente saber que durante as vinte e quatro horas do dia, a todo momento, a Igreja está orando e, mais ainda, constatar que não há um só lugar no mundo em que não se veja o sinal de Jesus Cristo – a Cruz – como se procurasse lembrar a todos que a salvação, seja qual for o credo, sempre passa pela CRUZ. Revela-se, também, como uma advertência: antes da vitória, há que se lutar muito; antes do sucesso, é preciso vencer todas as dificuldades, somente possível com muita perseverança e vigiada constância.

                Diante do Crucificado, na hora de Seu martírio supremo, houve quem afirmasse: “... Tomou sobre si todas as dores do mundo...”, isto é, assumiu todos os pecados da humanidade, em todas as épocas, inclusive as passadas e futuras, para oferecer ao Pai o holocausto perfeito, com a remissão total das culpas, abrindo para nós novo canal de comunicação com Deus. Visto dessa forma, é fácil entender por que, nos momentos que antecederam a sua caminhada até o Gólgota, na agonia no Getsemani, Jesus, pedindo ao Pai que o distanciasse da CRUZ, logo retomou com firmeza o propósito de fazer o que devia ser feito, ou seja, a vontade do Pai.

                A Verdade foi revelada ao mundo, mas o mundo a recusou, dando preferência à mentira, que é a mãe de todas as quimeras. Deus quis entrar na vida das pessoas. O AMOR bate em cada porta. No princípio, foi bem recebido, mas logo rechaçado pelo incômodo que a sua mensagem causava, revestida de solidariedade, de despojamento pessoal, e colocando o próximo como destinatário das ações que conduzem à felicidade de cada um. O caminho de volta desse AMOR à sua origem foi cruento, através da CRUZ.

                 A passagem da Cruz para a Glória, do sofrimento para a indizível felicidade, é um mistério somente aceito pela fé. O que Jesus mais procurou foi relacionar o ser humano com a fé. Em todos os seus atos que resultaram em cura e libertação, sempre afirmava a base da fé. Em certo momento, foi até mesmo categórico, dizendo que se a nossa fé for ao menos do tamanho do grão de mostarda, podemos remover montanhas.

                Vivemos dias que nos causam temor pelo futuro da humanidade. As pessoas não sabem mais apreciar a doçura e a inocência das criancinhas. Perderam o gosto pelas coisas simples e belas da natureza, como as flores e os pássaros, que alegram o nosso viver. Engessaram as mentes com encantos da modernidade. Tudo passou a ser relativo em busca do próprio objetivo. Penso que seja comportamento perigoso, pois Deus fica excluído da história. Os acontecimentos passam a ser regidos por “deuses” que criamos em nosso dia a dia, quando não ocorrer de nós mesmos, inconscientemente, nos tornarmos autodeuses.

                O cruel de tudo isso é que as certezas da vida só se manifestam para nós no outono ou no frio inverno e nossa existência. A sabedoria dos cabelos brancos tem alicerces, mais nos erros que nos acertos de muitos anos de vida. Como aqui na terra vivemos essa vida uma única vez, devemos corrigir a rota de nossa caminhada, enquanto há tempo.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bruna Louise leva novo show para Porto Velho (RO), dia 13 de março

Bruna Louise leva novo show para Porto Velho (RO), dia 13 de março

Depois do enorme sucesso de “O Que Passa na Cabeça Dela”, espetáculo que percorreu o país com sessões lotadas e conquistou plateias em diversas cida

Curta-metragem usa palhaçaria para denunciar violência contra a mulher

Curta-metragem usa palhaçaria para denunciar violência contra a mulher

Um nariz vermelho, uma mala e a rua como palco. Este é o cenário de um curta-metragem gravado em Porto Velho que propõe discutir a violência contra

Dennis negão lança o Clipe da música O Sol

Dennis negão lança o Clipe da música O Sol

Dennis Negão lançou no final do ano em todas plataformas digitais a música O Sol e aproveitando as férias no Rio de Janeiro, gravou o vídeo Clipe da m

Acadêmicos do São João Batista lançam enredo e samba-enredo em uma tarde de festa e tradição

Acadêmicos do São João Batista lançam enredo e samba-enredo em uma tarde de festa e tradição

Em uma celebração marcada por emoção, união e valorização da cultura popular, a Escola de Samba Acadêmicos do São João Batista realizou o aguardado

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)