Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

8 de janeiro de 2024 -O DIA NA HISTÓRIA – BOM DIA!


8 de janeiro de 2024 -O DIA NA HISTÓRIA – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1914 – Lydia Xavier de Lima, pernambucana, é a 1ª pessoa não natural dos EUA a ser sepultada na ala destinada aos americanos no cemitério da Candelária. 

1925 – A desobriga do padre Pedro Ghislandi em Porto Velho vem crescendo a cada novena realizada na cidade, onde não há um padre efetivo.

1985 – Depois de 17 anos foi encontrado o avião que caiu próximo a Vilhena, em que viajava o engenheiro Júlio Guerra, acidente acontecido em 1968.

1982 – Rondônia pode ficar sem juízes, “porque os atuais são do Território, e já que somos Estado é urgente que a Justiça Estadual seja implantada”, cobrou o presidente da OAB/RO Miguel Roumiê. 

1985 – O Banco do Estado de Rondônia – Beron, foi autorizado pelo Banco Central a financiar agroindústrias, para incentivar a produção agropecuária, conforme o presidente Paulo Saldanha.

1991 – O desembargador Cesar Montenegro (TJ/RO) deu parecer favorável à ação de bloqueio de contas do governo estadual, devido ao atraso de pagamentos de 13º e de dezembro.

COMEMORE

Dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia. 

Católicos celebram São Severino Ábade, São Lourenço Justiniano

BRASIL

1963 – O estado de Minas Gerais adota a bandeira que homenageia a Inconfidência Mineira. 2023 – Centenas de pessoas são presas em manifestação em Brasília. 

MUNDO

1642 – Morre Galileu Galilei (n+1564), matemático comprovador de que a Terra é que gira em torno do Sol. 1914 – O elemento químico Rádio é utilizado pela 1ª vez para o tratamento do câncer.

FOTO DO DIA

O SECRETÁRIO TINHA RAZÃO

Em janeiro de 1976 José Maria Aguiar, secretário de Fazenda do Território criticou a previsão orçamentária para Rondônia naquele ano, em torno de 280 milhões de cruzeiros. Os números mostravam que Zé Maria Aguiar estava cheio de razão.

O Território em 20 anos crescera de 70.783 habitantes (1960) para 116.620 (1970) e em 1980 chegara a 500 mil moradores, conforme o IBGE (*), e para dar um mínimo de atenção àquela multidão que vinha em busca de terras para produzir, os 280 milhões eram insuficientes mesmo.

Todos os dias, a partir de 1968 quando o Incra iniciou seu trabalho na região, organizando a distribuição da terra, a grande migração rumo a Rondônia pela BR-364 crescia, o que exigia muito mais do que o Território dispunha.

O governador Humberto Guedes (1975/79), que enfrentou o pico da migração, repetia: as decisões maiores dependiam de Brasília, daí que seu secretário tinha toda razão de reclamar e pedir sempre mais.

(*) https://www.ibge.gov.br/censo2010/apps/sinopse/index.php?dados=4&uf=oo 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

Depois de esgotar  os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

A quadra coberta do Flamengo portovelhense, apesar do imenso serviço ali prestado dando novas oportunidades a centenas de jovens entre os anos 1973 a

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)