Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Bolsa-Família: A culpa não foi da oposição



Lúcio Albuquerque

Repórter, membro da Academia de Letras de Rondônia e da academia Guajaramirense de Letras
 

O jornal Folha de São Paulo, conforme o site UOL.com.br neste sábado, deixou bem claro que no episódio da confusão gerada pelo pagamento do programa bolsa-família, a oposição nada teve a ver com isso. E se houve algum tipo de mal-estar no Alvorada isso se deu em razão do que em combate é chamado de fogo amigo.

Pelo menos duas membros do Ministério da presidente Dilma acusaram a oposição (ainda existe isso no Brasil?) de ser responsável pelo que classificaram de boatos causadores do imbróglio, mas o jornal descobriu que a oposição passou bem ao largo disso tudo, e as acusações foram mais um episódio de um Ministério onde se faz muito mais política partidária do que trabalho em benefício do bem comum.

Segundo a Folha de São Paulo, quem causou todo o tumulto foi um órgão do próprio Governo, a Caixa Econômica Federal. Citando como fonte uma beneficiária do município de Caucaia, CE, diz o texto: "Recebo Bolsa Família há anos e nunca pagaram antecipado. Aí achei estranho, mas fiquei feliz e peguei o dinheiro. Acho que outras pessoas também conseguiram receber antecipado, foram avisando aos conhecidos e virou essa confusão", disse. Confrontada pela “Folha” a Caixa mudou a versão oficial. Afirmou que, por causa de ações em busca de "melhorias no Cadastro de Informações Sociais", o banco "optou por permitir o saque pelos beneficiários independentemente do calendário individual" na sexta-feira, dia 17.”.

E agora? Quem acusou a oposição de ser responsável pelo boato vai ter coragem de vir a público e admitir que pinoquiou? E quem disse que o boato foi obra de gente do mal, vai admitir que a gente do mal está dentro do Governo?

Outro personagem que me parece ter pecado nessa coisa toda é a própria Imprensa que, não sei se por comodismo ou apenas por outro motivo, tem se apegado mais à versão do que ao fato, e não foi essa a primeira vez, o que deixa a ideia de que o interesse público também vem sendo jogado fora por quem tem o dever de informar.

E quero deixar ao leitor bem claro o seguinte: não estou aqui defendendo a oposição - um instituto político que não funciona há muito tempo no país. e nem que só esse Governo que está aí em alguns pontos falta com a verdade: isso é prática comum)
 

DATAS DE RONDÔNIA

(20 A 31 DE MAIO)

20 – 1975 – O coronel Humberto da Silva Guedes é nomeado governador do Território Federal de Rondônia e em seu governo são implantados os instrumentos para a criação do Estado (Francisco Matias – Síntese da Formação Histórica de Rondônia).

20 – 1986 – Leis estaduais criam os municípios de Santa Luzia do Oeste, Alvorada do Oeste e Alta Floresta do Oeste (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História - 20 anos da ALE-RO).

21 – 1981 – Inaugurada em Vilhena a Rádio Vilhena, de propriedade de Antonio Morimoto que como deputado federal por são Paulo foi o relator, na Câmra dos Deputados, do projeto de Lei que criou o Estado de Rondônia (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História).

24 – 1970 – Missa de inauguração da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Vilhena (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História).

27 – 1983 - Posse dos primeiros conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (Alexandre Badra - 10 anos do TCE-RO).

31 – 1944 – Pelo decreto-lei federal 6550 o município de Lábrea retorna à posse do Amazonas, deixando de fazer parte do Território Federal do Guaporé que agora fica com três municípios (Porto Velho, Guajará-Mirim e Santo Antonio do Rio Madeira (Abnael Machado de Lima, Terras de Rondônia).

Inté outro dia, se Deus quiser!
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

Depois de esgotar  os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

A quadra coberta do Flamengo portovelhense, apesar do imenso serviço ali prestado dando novas oportunidades a centenas de jovens entre os anos 1973 a

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)