Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

DIA NA HISTÓRIA 9 de março de 2025 – BOM DIA!


DIA NA HISTÓRIA 9 de março de 2025 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1982 – O governador Jorge Teixeira manda buscar um padre em Porto Velho, para celebrar a missa pelas 11 vítimas da explosão do quartel da PM em Cacoal, cujos padres, e os de Pimenta Bueno, alegaram “outros compromissos”. 

1988 – O deputado Luiz Gonzaga denunciou o clima de “fim de festa” dentre os secretários de Estado, a uma semana do governador Jerônimo Santana entregar o cargo.

1988 – Sandra Luíza Rodrigues, 18 anos, é a nova Miss Rondônia e agora vai para o Miss Brasil, realizado pelo SBT.

1988 – Cresceu muito a violência doméstica contra a mulher, conforme a delegada da Mulher, Aparecida Lacerda, denunciando a falta de estrutura mínima para poder trabalhar.

1991 – Greve geral do funcionalismo contra atraso de pagamento: previsão que dia 11 o FPE chegue, são CR$ 611 bi que serão bloqueados por ordem judicial. 

HOJE É

Dia Internacional do DJ.

Católicos celebram Nossa Senhora das Lágrimas, São João de Deus, São Félix de Dunwich, 

BRASIL

1930 — A Irmã Amália de Jesus Flagelado recebe a aparição de Nossa Senhora das Lágrimas, quando rezava em Campinas. 2000 — Os Correios homenageia, com um selo especial, Anésia Pinheiro Machado, Teresa De Marzo e Ada Rogato, pioneiras da aviação no país. 

MUNDO

1497 - Nicolau Copérnico registra sua 1ª observação, um eclipse da estrela Aldebarã. 1910 — A aviadora francesa Raymonde de Laroche torna-se a 1ª mulher a receber uma licença de piloto. 

FOTO DO DIA

“DEU NO PAULO”

Há alguns anos – quando ainda se fazia jornalismo neste país, era comum em Brasília figurões louvarem a coluna do piauiense Carlos Castelo Branco, o “Castelinho”, no Jornal do Brasil. 

Na “Terra de Rondon” tivemos, no “O Guaporé” e no “Alto Madeira” o primeiro colunista político tupiniquim, como dizia o Jorcene Matinez, o Ary de Macedo, cuja opinião aquecia os debates, entre fãs ou não, no “Café Santos”. Quem leu suas crônicas sentiu o peso de sua canetada.

A partir da década de 1980 foi a vez do “anglo-paraibano” vindo da terra do “Nego”, mas nascido no Ceará. Seu nome, Paulo Queiroz, ou PQ, que iniciou aqui com a “Coluna com foto da Bruna Lombardi”.

Mais tarde, por obra de outra “fera” do jornalismo, Vinícius Danin, o “Deletério”, a coluna foi rebatizada: “Política em três tempos”, cuja grande fase foi quando o PQ a levou para o “Estadão do Norte”.

Era comum ouvir nas rodas políticas, sociais, de empresários ou da boemia a mesma curta frase identificadora: “Deu no Paulo”. E era só.

Paulo Queiroz nos deixou a 9 de março de 2011, onze dias depois que outra “fera” da boemia e do carnaval local, o “General da Banda” Manelão, saíra de cena.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

Depois de esgotar  os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

A quadra coberta do Flamengo portovelhense, apesar do imenso serviço ali prestado dando novas oportunidades a centenas de jovens entre os anos 1973 a

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)