Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Historiadores debateram data do Território na Escola


Com participação de historiadores, jornalistas, professores e estudantes de faculdades da capital, a Escola do Legislativo realizou na noite de terça-feira, 13, um debate sobre a importância da criação do Território Federal do Guaporé, incluindo uma apresentação de fotos da visita do presidente Getúlio Vargas a Porto Velho em 1940.

A apresentação da série de fotos da visita de Vargas foi feita pela professora Odete Marão que ressaltou a importância da criação do Território para que o Governo da União se voltasse para a região.

“A realização desse tipo de evento é um programa que a Assembléia Legislativa desenvolve, visando resgatar nossa História, promover a discussão de temas de interesse comum e, também, realizar a troca de experiências entre os que pesquisam a caminhada de formação do povo rondoniense”, disse o diretor-geral da Escola.

Como debatedores estiveram os historiadores Abnael Machado de Lima e Dante Fonseca e o folclorista José Monteiro, com todos lembrando ser importante que os fatos históricos da região sejam discutidos e melhor divulgados especialmente para a população mais jovem.

O historiador Esrom Penha de Menezes, a cujo acervo pertence as fotos da visita de Vargas, lembrou detalhes da criação do Território do Guaporé, destacando a influência que teve a ferrovia Madeira-Mamoré. O secretário estadual da Cultura, Antonio Ocampo, lembrou a saga dos que deixaram suas terras e ajudaram a construir o Território, “assim como aqueles que agora estão construindo o Estado”.

O vice-presidente da Academia de Letras de Ji-Paraná jornalista João Vilhena  lembrou ser importante “não deixar cair no limbo do esquecimento os fatos da nossa formação, porque isso vai atentar contra a cidadania e a idéia de formação do nosso povo”.


Fonte: Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 7 de maio de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 7 de maio de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1925 – A comunidade de Guajará-Mirim realiza eventos sociais para ajudar a  igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.1953 – Porto Velho ent

O DIA NA HISTÓRIA 6 de maio de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de maio de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1923 – Está fora de perigo o coronel Paulo da Cruz Saldanha, o maior comerciante da região do Rio Guaporé, vítima de acidente de carros em For

O DIA NA HISTÓRIA 4 de maio de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 4 de maio de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 - No “écran” do “Theatrinho Phenix” será exibida sessão dupla, com 15 comédias num filme de 820 metros.1921 – O governo de Mato Grosso co

O DIA NA HISTÓRIA 3 de maio de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 3 de maio de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1917 – Lançada a pedra fundamental para construir uma igreja em Porto Velho – a do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)