Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Muita força e trabalho duro para transmitir jogos em Porto Velho


No início da década de 1960 Porto Velho ganhava sua segunda emissora de rádio, a Caiari, hoje a mais antiga em atividade no Estado. Mas a primeira emissora foi a “Difusora do Guaporé”, que funcionou durante algum tempo na década de 1950 e depois saiu do ar, antes da Caiari ser inaugurada.

                O eletricista e radialista Enéas Martins fez parte das primeiras transmissões esportivas da Caiari, e trabalhou também como jornalista esportivo no período 1976/1979 no jornal A Tribuna, onde nos dias de jogos dos campeonatos regionais e nacionais ele ficava ouvindo rádio fora do prédio captando os resultados que depois eram transformados pelo jornalista Ivan Marrocos no resumo que sairia no dia seguinte – o jornal a Tribuna foi o primeiro local a circular de domingo a domingo.

                Enéas contava sempre como trabalhava na equipe técnica da Caiari, responsável pelo funcionamento dos equipamentos durante as transmissões. Competia a ele, contava, manter conectada a cabine de locução com o estúdio, mas não era como atualmente.

                “Nos dias de jogos, fosse de dia ou de noite, tinha de estender a fiação de poste a poste, desde o estúdio ao local dos jogos, carregando uma escada, um pacote de cabos de fios, e mais as ferramentas necessárias, era um trabalheira danada”.

                Fizesse chuva ou sol, Enéas saía esticando os fios para que a transmissão acontecesse. E quando durante a narração acontecesse qualquer problema era a hora dele pegar a escada e todo o restante do material  para verificar, poste a poste, aonde estava a dificuldade e saná-la.

                O BRASIL VENDO O JOGO PELO VT

                Em 1962 o Brasil sagrou-se bicampeão mundial, no Chile. Àquela altura poucas cidades brasileiras já contavam com emissoras de TV e as redes, como as conhecemos hoje, ainda estavam engatinhando, mas o título canarinho foi visto na televisão.

                Só que não era transmissão direta, como acontece desde 1970 – em Rondônia só em 1978.  “O único detalhe é que ainda não havia a transmissão ao vivo e sim através de vídeo-tapes. Com isso, as fitas vinham de avião e os jogos eram exibidos dois dias após terem acontecido”. (http://www.travinha.com.br).

                                                           Muita força e trabalho duro para transmitir jogos em Porto Velho - Gente de Opinião

                    1962: O Brasil via o Brasil jogar dois dias depois

                Para o torcedor, no entanto, o rádio trouxe no ato cada lance de jogo, seguindo a trajetória iniciada em 1938, na França. O cinema também  mostrava os jogos, que eram exibidos durante as sessões normais, com enorme presença de público que vibrava a cada gol brasileiro, e um programa que mostrava os jogos, especialmente os campeonatos regionais era o “Canal 100” que passava pouco antes do filme previsto para a sessão cinematográfica começar.
 

Amanhã:

HISTÓRIAS DAS NOSSAS COPAS DO MUNDO (4)

            A  TV toma o lugar do rádio a partir da Copa do México

Lúcio Albuquerque, repórter

jlucioalbuquerque@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

Depois de esgotar  os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

A quadra coberta do Flamengo portovelhense, apesar do imenso serviço ali prestado dando novas oportunidades a centenas de jovens entre os anos 1973 a

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)