Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA 17 DE JANEIRO NA HISTÓRIA - BOM DIA 17 DE JANEIRO! RONDÔNIA


O DIA 17 DE JANEIRO NA HISTÓRIA - BOM DIA 17 DE JANEIRO! RONDÔNIA - Gente de Opinião

Em 2009 – Falece em Porto Velho, aos 94 anos, o professor, historiador, escritor e jornalista Esron Penha de Menezes, fundador da Academia de Letras de Rondônia. 

COMEMORA-SE

Dia dos Tribunais de Contas do Brasil. Católicos lembram Santo Antão. 

FATOS

1377 — Papa Gregório XI muda o Papado de Avinhão e o reinstala em Roma.  1706 - Nasce Benjamin Franklin, cientista e diplomata norte-americano, inventor do para-raios. 1799 – O Ceará é desmembrado de Pernambuco e ganha autonomia. 1850 — O brasileiro Joaquim Arcoverde Albuquerque Cavalcanti é elevado à condição de cardeal, o primeiro da américa Latina. 1909 — Criação da Escola Universitária Livre de Manaus, depois Universidade de Manaus (1913), Universidade do Amazonas (1962) e Universidade Federal do Amazonas (2002). 1910 - Morre Joaquim Nabuco de Araujo, escritor e político brasileiro que trabalhou pela abolição da escravidão. 1912 - O explorador inglês Robert Scott chega ao Polo Sul, um mês depois de Roald Amundsen. 1929 – O personagem de E.C. Segar, o marinheiro Popeye, aparece pela primeira vez em tiras de quadrinhos. 1945 - O diplomata sueco Raoul Wallenberg, cujo trabalho conseguiu salvar centenas de judeus presos pelos nazistas, foi sequestrado por tropas soviéticas e desapareceu.   1969, os Beatles lançam o disco Yellow Submarine. 1982 - O desabamento de uma ponte pênsil sobre o salto de Sete Quedas, no Paraná, mata 29 pessoas. Mil turistas ficam isolados e são resgatados por helicópteros.

FOTO DO DIA

Início da década de 1970, no Salto do Teotônio o Lions Clube e parceiros realiza um Campeonato de Pesca, onde o vencedor seria quem pegasse o maior peixe, normalmente além de 40 quilos, evento que reunia centenas de participantes.. O “salto”, conhecido como “Cachoeira”, no Rio Madeira, era um dos 17 entre Porto Velho e Guajará-Mirim. O Campeonato de Pesca, onde era possível pegar espécimes como o jaraqui com as mãos, acabou alguns anos depois. No local foi construído o lado da hidrelétrica do Jirau.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - Jogo único para campeões da superliga

NO MUNDO DOS ESPORTES - Jogo único para campeões da superliga

FINAIS DO VOLEIBOLEm jogo único, a final da superliga masculina já tem data e local definidos: dia 10 de maio no ginásio Ibirapuera, São Paulo. Já a f

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

Depois de esgotar  os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)