Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA A HISTÓRIA - BOM DIA 14 DE AGOSTO!


O DIA A HISTÓRIA - BOM DIA 14 DE AGOSTO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia da Unidade Humana. Dia do Cardiologista. Dia do Controle da Poluição Industrial.

Católicos lembram São Maximiliano Maria Kolbe, assassinado pelos nazistas; São Alfredo e São Eusébio.  


RONDÔNIA

1823 – A Província do Grão Pará (toda Amazônia brasileira menos o Acre, ainda boliviano) dá sua adesão à Independência do Brasil.

BRASIL

1983 — Morre Alceu Amoroso Lima, crítico literário, escritor e líder católico brasileiro.

MUNDO

1791 — Uma cerimônia de vodu liderada pelo houngan Dutty Boukman em Bois Caïman, inicia a Revolução Haitiana. 1893 — A França é o 1º país a introduzir a placa de identificação de veículos. 1934 — Criada em Bruxelas, a FUDOSI, federação autônoma de ordens e sociedades esotéricas. 1945 - O Imperador do Japão lê o discurso do “Rescrito Imperial”, é o fim da  II Guerra Mundial. 1956, morre o alemão Bertolt Brecht, criador do teatro épico. 1980 — Lech Wałęsa lidera greves nos estaleiros de Danzigue, na Polônia e cria o Sindicato Solidariedade. 2010 - são realizados os I Jogos olímpicos da Juventude, em Cingapura.

FOTO DO DIA

Tipógrafo ainda na juventude, quando se iniciou nas oficinas gráficas, foi vereador, presidiu o Tribunal de Justiça Desportiva do então Território Federal de Rondônia, durante muitos anos foi editor de esportes e editor-chefe do jornal Alto Madeira, João Tavares Pinheiro, que numa época em que tudo era muito difícil e até para poder inserir uma fotografia em qualquer publicação o interessado tinha de mandar fazer um “clichê” em Manaus ou  em cujo currículo Cuiabá, desenvolveu durante um bom tempo uma publicação mensal sobre esportes, a Revista “Gol”, como dessa edição de 9 de julho de 1977 que teve como foto principal na capa o “esquadrão” do Ypiranga, clube hoje mais antigo do Estado, fundado em 1919, mais de 102 anos de vida.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - Jogo único para campeões da superliga

NO MUNDO DOS ESPORTES - Jogo único para campeões da superliga

FINAIS DO VOLEIBOLEm jogo único, a final da superliga masculina já tem data e local definidos: dia 10 de maio no ginásio Ibirapuera, São Paulo. Já a f

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

Depois de esgotar  os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)