Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 18 de junho de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 18 de junho de 2024 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1925 – Com recursos da “caixa escolar”, a Escola Municipal “Dr. Jonathas Pedrosa” (PVh) premiou com livros e um passeio de trem os melhores alunos do semestre.

1942 – Faltam gasolina e querosene em Porto Velho, o que prejudica toda a economia da cidade.

1950 – O governador Araújo Lima manda instalar geradores de energia elétrica em todas as comunidades do Território, beneficiando mais de 10 vilas.

1981 – Com mais de 300 filiados, o PT realiza encontro estadual para definir candidatos à disputa do ano que vem, tendo como certo que terá candidato ao governo.

1983 – Dividido em 3 alas o PDS, base política do governo, fica em situação ainda pior: o presidente regional senador  Claudionor Roriz, quer ser reeleito presidente. 

1987 – Duas notas: 1) Continua a greve no Controle Externo do TCE/RO; 2) No Executivo o secretário de Administração Antonio Morimoto ameaça demitir servidores reprovados no concurso interno.

1990 – O senador Olavo Pires, candidato a governador, garante vencer no 1º turno, e, como sempre, nega ser traficante de drogas, como assim o chamam seus adversários. 

HOJE É

Dia Mundial do Orgulho Autista. Dia Nacional da Imigração Japonesa. Dia do Químico no Brasil. Dia da Gastronomia Sustentável. Dia Nacional do Tambor de Crioula.

Católicos celebram Santa Marina, São Gregório João Barbarigo, Santos mártires Marcos e Marceliano, 

BRASIL

1911 – Fundada, em Belém, a maior denominação evangélica do Brasil, a Assembleia de Deus. 1908 – Chega a Santos o navio Kasato-Maru, com os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil.  1979 – Morre Procópio Ferreira (n. 1898), o grande nome do teatro brasileiro.

MUNDO

1815 – Depois de perder a batalha de Waterloo, Napoleão Bonaparte abdica do trono da França pela 2ª vez. 

FOTO DO DIA

IDEIA MALUCA QUE DEU CERTO (IV)

O 1º que me falou dessa viagem maluca do Milton Alves com o Vinícius Danin foi o Ubiratan – Bira - Sampaio, editor do jornal A Tribuna onde o Danin era chefe de redação e eu, repórter. 

Bira falava do I Copão de Futebol da Amazônia (1975, quatro antes de eu aportar aqui) coordenado pelo Danin , e eu disse: “Esse chefe então já faz parte da nossa história”. Aí o Bira começou a contar a “viagem maluca”. 

Dias depois perguntei ao Danin contou a história, destacando seu parceiro Milton Alves. “Na noite anterior eu o compadre Euro (Tourinho) fomos fazer minha despedida, e só parei quase de manhã”.

Sobre a “vespa”, “Fizemos um fiado na loja que vendia aqui, não sei em quantas prestações, mas quando chegamos de volta a fábrica já havia mandado sustar as prestações”.

Em Brasília, foram muitas entrevistas, sendo depois levados a São Paulo pela fabricante da “vespa”, retornando de avião. “O aeroporto do Caiari ficou pequeno para nós dois”, ria Danin, um grande bon-vivant.

(F. Jornal Alto Madeira diz como foi o “bota fora” da dupla, à base de tartarugada)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

Depois de esgotar  os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

A quadra coberta do Flamengo portovelhense, apesar do imenso serviço ali prestado dando novas oportunidades a centenas de jovens entre os anos 1973 a

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)