Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 22 de fevereiro de 2023 - BOM DIA! RONDÔNIA


O DIA NA HISTÓRIA 22 de fevereiro de 2023 - BOM DIA! RONDÔNIA - Gente de Opinião

1942 – A grande sensação do carnaval portovelhense foi a nova eletrola “supermoderna” comprada pelo clube Internacional, que deixava cair um disco após o outro.

22 – 1983 – A criação do Tribunal de Contas por decreto do governador Jorge Teixeira foi criticada pelo deputado Tomás Correia que entrará com uma ADIN no STF – A criação pelo governador é prevista pela Lei que criou o Estado.

 22 – 1990 – Nota da Eletronorte: chuvas caídas sobre a região obrigaram abrir as comportas da hidrelétrica de Samuel, alagando áreas no município de Candeias. 


COMEMORA-SE

Dia do Auxiliar de Serviços Gerais. 4ª feira de Cinzas – Início das Quaresma. Dia Internacional do Maçom. 

Católicos celebram início da quaresma (data móvel). São Maximiano de Ravena, Santa Margarida de Cortona.

BRASIL

A CNBB inicia a Campanha da Fraternidade (data móvel)

1939 – O petróleo é descoberto no poço de Lobato, em Salvador. 

1942 — Morre Stefan Zweig (n. 1881), jornalista judeu austríaco que imortalizou a frase “Brasil o país do futuro”, escritor e dramaturgo. 1989 – Criado o Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

MUNDO 

1632 — Galileu Galilei publica “Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo”. 1996 — Papa João Paulo II promulga a constituição apostólica Universi Dominici Gregis, com novas regras para eleição de outros papas. 2017 — NASA descobre novo sistema planetário com sete exoplanetas (podem conter água líquida e vida). 


FOTO DO DIA

Localizada aproximadamente a 45 KM de Porto Velho, pela rodovia BR-364 sentido sul, a hidrelétrica de Samuel, com capacidade de  geração em torno de 216 MW, foi um projeto que teve participação de muitos governadores do Território que antecedeu ao Estado, e sua construção foi iniciada em 1982, no governo Jorge Teixeira, sob responsabilidade da Eletronorte.

Inicialmente sua operação servia mais a Porto Velho, mas em seguida passou a atender outras cidades. Em 1994, quando governador era Osvaldo Piana, foi estendido o sistema de distribuição, e pela primeira vez as cidades ao longo da BR-364, até a região central do Estado, tiveram luz elétrica confiável.

A partir de 2008 a hidrelétrica de Samuel ganhou duas “primas”, com as construções das de Jirau e de Santo Antônio,  essas duas no município de Porto Velho, aproveitando a capacidade de geração do Rio Madeira, ambas com capacidades de MW muito maiores que a de Samuel (foto).

As três fazem parte do sistema nacional de geração de energia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

Depois de esgotar  os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

A quadra coberta do Flamengo portovelhense, apesar do imenso serviço ali prestado dando novas oportunidades a centenas de jovens entre os anos 1973 a

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)