Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 - 07h25

RONDÔNIA
1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Alemanha, devem ser respeitados os bens e os cidadãos alemães.
1952 – Portaria do governador Jesus Burlamaqui Hosana estabelece que cada clube realize só uma festa mensal, em véspera de feriado e aos sábados.
1955 – O Guaporé recebe CR$ 5 milhões, 1 para asfaltamento de vias urbanas e 4 milhões para construir a nova prefeitura de Porto Velho.
1967 – Já está no Ipase o convênio assinado pelo governador Assumpção Cardoso para construir, sem ônus ao Território, 50 residências para funcionários, em Porto Velho e Guajará-Mirim.
1977 – Instalado o município de Ji-Paraná, o 4º na lista do Território.
22 – 1987 – O grupo “Dominó”, preferido da garotada, chega a Porto Velho e falam aos jornalistas Ronaldo Pimentel e Jota Gomes sobre a rotina, preferências etc.
1990 – Celebrada missa pelos 50 anos da formatura das 7 alunas da 1ª turma de professoras do Instituto Maria Auxiliadora, presentes as professoras Maturina Cavalcante, Aurélia Banfield e Alzira Feitoza.
HOJE É
Dia do Músico (BR).
Católicos celebram Santa Cecília.
BRASIL
1842 – O Correio inaugura a 1ª agência brasileira a fazer entrega à domicílio (RJ). 1979 – Acaba o bipartidarismo e volta o pluripartidarismo. 1984 — Inaugurada a hidrelétrica de Tucuruí, uma das maiores do Brasil.
MUNDO
1546 — Calvino (João, 1509/1564), um dos líderes da “Reforma Protestante” regulamenta os nomes a serem dados aos recém-nascidos. 1995 — Toy Story é lançado como o primeiro longa-metragem criado inteiramente com imagens geradas por computador.
FOTO DO DIA
50 ANOS DAS PIONEIRAS
Em 1990 completou-se 90 anos da diplomação das 7 primeiras professoras formadas no então Território do Guaporé, em 1940, feito importante conseguido graças à coragem da instituição Salesiana, da força de vontade de suas freiras, e da compreensão dos pais que acreditaramem oportunizar suas filhas um curso profissionalizante.
Das sete conheci duas. A professora Maturina, mãe dos meus amigos Orlando e Helder, era bom ouvi-la. A professora Aurélia gostava de contar como foi o curso, da cerimônia de formatura, de sua experiência e do carinho que tinha pelo colégio “Barão de Solimões”.
Das sete também fizeram parte Cristina Courinos, Iracema Cavalcante, Maria de Nazaré Zeed e Maria Silva Santos.
Que emoção viveram as primeiras professoras formadas aqui, quando Porto Velho ainda era município do Amazonas? Que sonhos tinham no dia 1º de dezembro de 1940 ao receberam seus diplomas?
E que lembranças passaram nas cabeças de Alzira Feitosa, de Aurélia Banfield e de Maturina Cavalcante, presentes à programação dos 50 anos?
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos
PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”
Depois de esgotar os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão
DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais
A quadra coberta do Flamengo portovelhense, apesar do imenso serviço ali prestado dando novas oportunidades a centenas de jovens entre os anos 1973 a
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)