Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 24 de abril de 2023 - BOM DIA!

Vila Murtinho


Vila Murtinho - Gente de Opinião
Vila Murtinho

RONDÔNIA

1919 – O Horto Municipal instalado pelo superintendente (prefeito) Joaquim Augusto Tanajura, já com dezenas de árvores plantadas, está sendo destruído por vândalos e agora a polícia está à caça desses elementos.

1951 – Criado em 1942, o Aeroclube de Porto Velho realiza uma série de atividades, incluindo voos panorâmicos pilotados por seus ex-alunos.

1984 – Sem incentivos reais, e correção de preços em torno de 60 a 80%, a produção da borracha natural na Amazônia está condenada, conforme o deputado federal (RO) Chiquilito Erse, em discurso no Congresso.

1989 – O presidente da Assembleia Legislativa deputado Osvaldo Piana levou à secretária estadual de Planejamento Janilene Melo as queixas de aposentados na demora em receberem seus salários.

COMEMORA-SE

Dia Nacional da Família na Escola. Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Dia Mundial do Milho. Dia Mundial da Medicina Veterinária.  Dia Mundial do Multilateralismo e da Diplomacia para a Paz.

Católicos celebram Santa Salomé, Santa Maria Cleófas, Santa Maria Isabel Resselblad, Santa Maria Eufrásia Pelletier, São Melito de Cantuária,  São Fidélis Sigmarina, São Benito Menni, São Gregório de Elvira, .

BRASIL

1930 – Nasce José Sarney, 31º presidente brasileiro. 1982 – Morre Sérgio Buarque de Holanda (n. 1902), historiador e sociólogo.  2002 – Entra em vigor a Lei 10.436/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais.

MUNDO

1184 a.C. — Data tradicional da queda de Troia. 1967 — O paraquedas não abre e o cosmonauta Vladimir Komarov morre na Soyuz 1 (URSS), o 1º ser humano a morrer em uma missão espacial.

FOTO DO DIA

Vila Murtinho(foto), hoje fazendo parte do município de Nova Mamoré, é das mais antigas localidades de Rondônia, segundo o historiador Simon Oliveira Santos, natural da região. “Localizada na confluência dos rios Beni e Mamoré, Vila Murtinho era um seringal pertencente ao boliviano D. Perez de Velasco, propriedade conhecida como Gran-Cruz”. 

Ele narra que “por sua localização Vila Murtinho era um entreposto de embarque e desembarque de toda a produção de látex e das “drogas do sertão”, oriundas dos vales do Beni e Alto Madeira, enclave comercial próximo da cidadela fundada pelos Irmãos Suárez, no Rio Beni, Cachuela Esperanza”.

Com a desativação da ferrovia e a abertura da BR-425, nos finais da década de 1970, do século XX, Vila Murtinho perde sua importância econômica e muitas famílias que ali residiam vão fundar outra vila, às margens dessa BR, dando origem ao Município de Nova Mamoré, que teve sua Emancipação Político-Administrativa, em 1988.

(Trechos da dissertação de Mestrado do historiador e professor Simon Santos, autor de “Trem das almas”, “Causos e Crônicas do Berço do Madeira”, e membro da Academia Guajaramirense de Letras)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

Depois de esgotar  os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

A quadra coberta do Flamengo portovelhense, apesar do imenso serviço ali prestado dando novas oportunidades a centenas de jovens entre os anos 1973 a

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)