Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 26 de março de 2023 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 26 de março de 2023 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

26 – 1867 – O imperador Dom Pedro II autoriza o engenheiro Franz Keller a fazer estudos para construir uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira.

26 – 1950 – As declarações do francês Roger Peyré de que matara 28 índios para roubar uma índia no rio Guaporé, segundo o general Candido Rondon, são “mentirosas e fantasiosas”.

26 - 1985 – Mais de 500 crianças entre 11 e 14 anos participaram do VI Torneio Gigantão de Voleibol em Porto Velho.

26 – 1991 - Depois de duas semanas em greve, motoristas e cobradores de ônibus aceitaram a mediação do TRT e a greve chegou ao fim em Porto Velho.

COMEMORA-SE

Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia. Dia do Cacau (BR). Dia do Mercosul.

Católicos celebram São Cástulo, São Bráulio de Saragoça, São Ludgero, 


BRASIL

1772 – Criada a Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, que deu origem a Porto Alegre. 1991 — Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinam o Tratado de Assunção, dando início ao Mercosul (Mercado Comum do Sul). 2014 — Equipe internacional liderada por brasileiros descobre o primeiro sistema de anéis em um asteroide do Sistema Solar.


MUNDO

1830 — O Livro de Mórmon é publicado em Palmyra, Nova York. 1831 – Morre Richard Allen (n. 1760), primeiro bispo negro dos Estados Unidos, fundou a Igreja Metodista Episcopal Africana. 1923 - Morre Sarah Bernhardt (n. 1844), citada como a mais famosa atriz da história. 1953 — Jonas Salk anuncia sua vacina contra a poliomielite. 


FOTO DO DIA

PORTO VELHO, DÉCADA DE 60

Manhã de um dia qualquer no verão amazônico década de 1960 em Porto Velho. Foto captada a partir da ladeira da avenida Presidente Dutra, entre o então Porto Velho Hotel (depois Unir Centro) e o Palácio Presidente Vargas (então sede do governo territorial, depois Museu Estadual), prédios que não aparecem na foto.

Adiante, à direita, o Fórum Ruy Barbosa, sede da Justiça. Ao fundo a floresta imensa abafando a cidade, então em torno de 70 mil habitantes. 

No centro da avenida os postes com luminárias de energia elétrica gerada pelo SAALFT (Serviço de Abastecimento de Água, Luz e Força do Território), depois Ceron (luz) e Caerd (água e saneamento).

O piso da avenida era de bloquetes, à esquerda em primeiro plano o Mercado Municipal (atual Mercado Cultural), que em 1966 seria consumido pelo fogo. À direita os prédios em construção do Banco da Amazônia e da Associação Comercial, depois a sede dos Correios, e a seu lado, menor, o prédio onde funcionou uma agência do Banacre, atual Sesc Centro. (F. Acervo Luciana Kuhlkamp em Rondônia Minha Querida Rondônia).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

Depois de esgotar  os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

A quadra coberta do Flamengo portovelhense, apesar do imenso serviço ali prestado dando novas oportunidades a centenas de jovens entre os anos 1973 a

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)