Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 4 de junho de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 4 de junho de 2024 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1925 – A Convenção Municipal de Esportes e os seis clubes disputantes do campeonato portovelhense de futebol, anunciam a construção de um “stadium”.

1981 – Dois advogados e um dirigente sindical estão sob custódia da Polícia Civil, ameaçados de morte, via cartas e telefonemas, tudo, conforme os três, devido a uma ação movida contra o hotel Floresta, em Porto Velho.

1983 – Tinha dinheiro no cofre, m as ladrões que arrombaram a joalheria “Cabeça Branca”, em PVh, em pleno m meio-dia, levaram só joias e outros produtos considerados valiosos, um prejuízo de CR$ 15 milhões.

1986 – A Seduc e a Polícia Militar iniciam o projeto “Vida”, que pretende atrair pais e familiares para ajudar no controle ao tráfego de veículos em frente das escolas.

1990 – O jornal Alto Madeira confirma um “Caderno Especial da Copa do  Mundo”, composto de oito páginas diárias, fato novo no jornalismo rondoniense. 

4 – 1990 – Encerrada, com recorde de atendimentos diversos, a Operação Aciso, coordenada pelo coronel PM Ferro, que atuou na zona rural dos municípios  do Vale do Jamari.

HOJE É

Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão (ONU).  Dia do Engenheiro Agrimensor. Dia Nacional de Abraçar seu Gato.

Católicos celebram São Quirino, São Francisco Caraciolo, São Crispim de Viterbo, 

 

BRASIL

1929 – Nasce em Xapuri, AC, Adib Jatene (+ 2014), cirurgião de renome internacional. 1950 – A TV Tupi (RJ) realiza sua 1ª transmissão experimental. 

MUNDO

1989 - Com centenas de estudantes mortos o governo chinês promove o “Massacre da Praça da Paz”. 2010 - A britânica Roz Savage (42 anos), se torna a 1ª mulher a cruzar a remo o Oceano Pacífico. 2016 – Morre uma lenda do boxe: Muhammad Ali (n. 1942).

FOTO DO DIA

JOVENTINO E O FLOR DO MARACUJA

Ferroviário, folclorista e vereador. Em síntese uma figura pouco conhecida da história portovelhense, o cidadão Joventino Ferreira Filho, um dos poucos que tiveram coragem de se inscrever no MDB.

Criado em 1966, pelo AI-2, o MDB chegou a Porto Velho, e em 1969, na 1ª eleição a vereador em Porto Velho desde 1926, o partido elegeu sua primeira bancada.

A governista Arena fez seis dos nove vereadores e o MDB elegeria só três: Francisco das Chagas Teixeira, Joventino Ferreira Filho e Inácio Mendes da Silva. 

Joventino, residente no Bairro Triângulo, tinha uma ligação direta com o folclore, porque em seu terreno havia um imenso pé de maracujá que, por coincidência, floria mais bonito no período das festas juninas.
O período de floração era tempo dos ensaios da quadrilha junina dirigida pelo “seu” Juventino onde as garotas colhiam a flor do  maracujá para enfeitar seus cabelos, daí veio o que pode ter sido o nome da maior festa folclórica de Rondônia, o arraial Flor do Maracujá. 
Foto: Joventino, tomando posse na Câmara portovelhense em 1971

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

Depois de esgotar  os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

A quadra coberta do Flamengo portovelhense, apesar do imenso serviço ali prestado dando novas oportunidades a centenas de jovens entre os anos 1973 a

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)