Quarta-feira, 5 de abril de 2023 - 06h00

RONDÔNIA
1923 – Instalada, presidida pelo “sr. H. Sievers” a Liga Desportiva Porto-Velhense”, com várias solenidades e à noite, com a orquestra do município de Santo Antônio, um baile nos salões do Clube Internacional”.
1937 – Pelo Decreto-lei 1547 o Governo brasileiro rescinde o contrato com a empresa Madeira-Mamoré Railways que explorava a EFMM.
1955 – José Ribamar de Miranda toma posse como governador do Território, de 5 de abril a outubro de 1956.
Em 1970 – O ministro Dias Leite, das Minas e Energia assina a Portaria 195 proibindo a garimpagem manual da Província Estanífera do Brasil, composta por Rondônia e partes do Acre e Amazonas.
1988 – Dois professores, dois alunos e uma funcionária administrativa, decidiram manter “greve de fome” na Universidade Federal de Rondônia, contra a permanência do professor Álvaro Lustosa como reitor.
COMEMORA-SE
Dia do Filho. Dia Internacional das Telecomunicações. Dia Internacional da Consciência. Dia do Propagandista Farmacêutico.
Católicos celebram Santa Irene de Tessalônica, São Vicente Ferrer
BRASIL
1992 - Morre o cantor Antônio Marcos (n. 1945), autor da música “Se eu pudesse conversar com Deus”. 2014 – Morre o ator José Wilker (n. 1944), novelas “Roque Santeiro”, “Gabriela”, “Dona Flor e seus dois Maridos”. 1928 – Celina Guimarães Viana é a primeira mulher a votar no Brasil, em Mossoró (RN).
MUNDO
1976 — Acontece o massacre da Praça da Paz Celestial, em Pequim. 2017 — Cecília, uma chimpanzé argentina, é o primeiro ser vivo não-humano a receber um habeas corpus.
FOTO DO DIA
Em meados da década de 1950, quando se confirmou a existência de uma enorme área de minério de estanho, praticamente a céu aberto no sertão do Território Federal de Rondônia, milhares de migrantes chegaram, em maioria nordestinos, que se atiraram nos grotões em busca daquele minério.
Seu nome: cassiterita. Uma história que começou em 1952, quando um professor do colégio Dom Bosco (PVh) identificou a presença do minério e o proprietário do seringal “Primavera”, o seringalista Joaquim Pereira da Rocha mandou investigar.
Analisada pelo engenheiro Frederico Hoepken, foi confirmada a presença de cassiterita, mas foi mandado batear ouro e diamante nas margens dos igarapés e dos rios dentro do “Primavera”, constatando-se enormes veios do minério, com milhares de garimpeiros chegando se espalhando na região de Ariquemes.
Em 1970 o ministro das Minas e Energia Dias Leite baixou portaria proibindo a garimpagem manual, admitindo apenas a mecanizada, o que gerou forte comoção social e econômica para o Território. A garimpagem de cassiterita gerou muitos dos municípios no entorno de Ariquemes, e apesar dos problemas ambientais, deixou um saldo positivo para Rondônia.
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos
PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”
Depois de esgotar os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão
DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais
A quadra coberta do Flamengo portovelhense, apesar do imenso serviço ali prestado dando novas oportunidades a centenas de jovens entre os anos 1973 a
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)