Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 5 de julho de 2024 - BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 5 de julho de 2024 - BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1942 – O evento principal comemorativo ao 9º ano da administração brasileira da EFMM, dia 10, será no auditório do grupo escolar “Barão de Solimões”, com uma peça teatral, tendo autor, roteiro e atores da escola.

1951 – 1) Reaberta, com palestra do médico e cientista Ary Pinheiro, a biblioteca pública “Raimundo de Moraes. 2) O prefeito Floriano Riva autoriza abertura de mercearias às 5 da manhã.

1956 – Assume a Comarca de Porto Velho o juiz José Quaresma de Moura, de Guajará-Mirim – na época era comum o juiz atender às duas comarcas.

1981 – A Caerd quer CR$ 400 milhões para levar água aos moradores “além Kennedy” – hoje Avenida Governador Jorge Teixeira.

1984 – Liderada pelo senador John Wikhan, chega a Porto Velho uma comitiva de Barbados, para conhecer a colônia daquele país, cujos nacionais vieram construir a Madeira Mamoré.

1988 – A deputada Odaísa Fernandes está satisfeita com o nível de adesão ao seu novo partido, o PSDB, que deve ter candidatos a prefeito em vários municípios.

2011 - A presidente Dilma Roussef assina em Porto Velho o PEC onde a União assume uma parcela considerável da folha de pagamento dos servidores do Estado.

HOJE É

Dia Mundial da Capoeira. Dia Internacional do Biquini. Dia da Gastronomia Mineira

Católicos celebram Santo Antônio Maria Zacarias,

BRASIL

1914 – O aviador Eduardo Chaves (1877/1975), realiza o 1º voo solo Rio/S. Paulo (4h50).

1922 — Acontece o Levante dos 18 do Forte de Copacabana, a 1ª revolta do movimento tenentista.

MUNDO

1687 — Publicado o livro Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, de Isaac Newton. 1950 — O Knesset (Poder Legislativo de Israel) aprova a Lei do Retorno, dando a todos os judeus o direito de imigrar para o país. 2003 — A OMS anuncia: o surto de SARS  foi contido

FOTO DO DIA

FAZENDO FALTA (IV)

Cearense, ex-militar, professor, historiador, jornalista, analista político, escritor, pesquisador, radialista, Francisco Matias (FOTO), internado durante 65 dias sucumbiu ao covid em 2021.

Um dos fundadores do portal “Gente de Opinião”, autor de “Pioneiros – Ocupação Humana e Política de Rondônia”, “Síntese da Formação Histórica de Rondônia”, coautor de “A Trajetória da Advocacia de Rondônia”, dentre outros.

Graduado em Geografia e pós-graduado em História da Amazônia, Matias liderava o instituto de pesquisas mais respeitado do Estado, o “Seção Norte”. Foi apresentador de televisão e exerceu vários cargos públicos.

Palestrante, inclusive em eventos com participação de delegações de outros estados, fazia aulas-shows e sempre era disponível para atender professores e estudantes, em história ou geografia regional.

Um professor que sem deixar de lado o conteúdo, suas aulas eram conversas amistosas. Era membro da Academia Rondoniense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

Depois de esgotar  os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais

A quadra coberta do Flamengo portovelhense, apesar do imenso serviço ali prestado dando novas oportunidades a centenas de jovens entre os anos 1973 a

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)