Quinta-feira, 5 de outubro de 2023 - 06h04

RONDÔNIA
1918 – Toda a edição do jornal “Alto Madeira” é dedicada aos oito anos de Proclamação da República de Portugal. Há um grande programa de manifestações em honra à Pátria Lusa em Porto Velho e Guajará. (AM)
5 -1938 – Representantes de todas as classes sociais apelam ao presidente Getúlio Vargas que interceda, para que volte o “serviço aéreo” entre Porto Velho e Manaus. (AM)
5 – 1981 – A vereadora Marise Castiel (Arena/PVh) denuncia a discriminação social da mulher. “Não sou feminista; sou feminina. Muitas jovens não casam para não serem demitidas do trabalho”. (AM)
5 – 1987 – O vereador José Campelo Alexandre cobra ao prefeito Tomás Correa a implantação de “orelhões” nos novos bairros de Porto Velho e a criação de uma quadra de esportes em Candeias.
COMEMORE
Dia Mundial do Professor (Unesco). Dia Internacional das Aves. Dia Nacional do Empreendedor. Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Dia Nacional da Cidadania. Dia Mundial da Meningite
BRASIL
2020 — O Banco Central lança oficialmente o PIX, sistema de pagamentos instantâneos. 1821 - Assinada a Convenção de Beberibe, acaba o Movimento Constitucionalista em Pernambuco. 1.897 – Fim da Guerra de Canudos. 1988 – Promulgação da “Constituição Cidadã”, conforme o deputado Ulysses Guimarães.
MUNDO
1768 — O Marquês de Pombal obriga que os nobres portugueses antissemitas com filhos em idade de casar, a organizar casamentos com famílias judaicas. 1904 — Morre Frédéric Auguste Bartholdi (n. 1834), autor da célebre Estátua da Liberdade. 1962 — “O Satânico Dr.No”, 1º filme da série “James Bond”, é lançado na Inglaterra.
FOTO DO DIA
NAS ONDAS DO RÁDIO.... (I)
Até 1950 quando surgiu a Rádio Difusora do Guaporé, e a partir de 1960 a Rádio Caiari, poucos tinham um aparelho de rádio na região. Os aparelhos eram em sistemas de válvula, e devido à inconstância do fornecimento de energia elétrica, alimentados por pilhas, baterias. A antena era um fio esticado entre dois postes, um do outro a 15 a 20 metros, bem alto, e daí outro fio trazia o som para o aparelho de rádio.
Eram poucas as pessoas que tinham um aparelho de rádio, onde ouvia programas gerados no “sul-maravilha” e depois repetiam a outros, como o morador Jorge Mateus, em Abunã, principal parada do trem da Madeira-Mamoré entre Porto Velho e Guajará-Mirim, conforme o radioamador Aldenir Courinos. “Ele ouvia a notícia e depois reunia as pessoas para espalhar o que tinha conhecimento”, diz Aldenir.
Em Porto Velho outro morador muito conhecido, Oswaldo Piana, pai do ex-governador Oswaldo Piana Filho, bem cedo ainda chegava ao mercado público (atual mercado cultural) e, logo cercado por feirantes e clientes, contava o que ouvira sobre a II Guerra Mundial.
(Dou sequência amanhã – Foto Rádio Olho-de-boi”, pioneiro na região, com suas pilhas em cima)
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos
PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”
Depois de esgotar os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão
DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais
A quadra coberta do Flamengo portovelhense, apesar do imenso serviço ali prestado dando novas oportunidades a centenas de jovens entre os anos 1973 a
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)