Domingo, 15 de junho de 2025 - 07h54

RONDÔNIA
1922 – O 1º centenário do “Grande Oriente e Supremo Conselho da Ordem Maçônica no Brasil”, será comemorado dia 17 em Porto Velho pela Loja Maçônica “União e Perseverança”.
1938 – A manchete dizia só: “Jogo Internacional de Futebol”. Ao noticiar Brasil 2x1 Checoslováquia, foi o primeiro registro da imprensa rondoniense de um jogo da Copa do Mundo, a 3ª, realizada na França quando o Brasil ficou em 3º lugar.
1949 – Em terreno cedido pelo bispo dom João Batista Costa, está em construção o Dispensário par Tuberculosos, obra proposta pelo Rotary Clube.
1949 – O governador Araújo Lima anuncia, ainda para este ano, a inauguração do Porto Velho Hotel, o primeiro dos prédios que sua administração vem construindo.
1963 – Milhares de pessoas aplaudem os jornalistas Vinícius Danin e Milton Alves, que vão pela BR-29 numa lambreta, a Brasília, pedir ao presidente João Goulart verbas para concluir a obra.
1984 – Lei, assinada pelo prefeito Sebastião Valladares, determina que assessorias de imprensa nos órgãos municipais devem ser ocupadas por profissionais com registro de Jornalistas.
1987 – O jornalista João Tavares denuncia: associações de bairros e órgãos da área de assistência social estão dominados por cabos eleitorais, interessados só na eleição de seus candidatos.
HOJE É
Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (ONU). Dia Mundial do Vento.
Católicos celebram Santa Germana Cousin, São Vito, São Bernardo de Menthon, Beata Albertina Berkenbrock
BRASIL
1962 - O presidente João Goulart sanciona a Lei 4.070, de autoria do deputado federal José Guiomar dos Santos, que eleva o Território do Acre à condição de Estado.
MUNDO
1844 - Charles Goodyear (1800/1888) registra a patente da vulcanização, um processo que endurece a borracha. 1520 — O Papa Leão X excomunga Martinho Lutero. 1994 — Israel e Vaticano estabelecem relações diplomáticas.
FOTO DO DIA
O ESTADO DO ACRE
Há 60 anos o presidente João Goulart assinou a lei 4.070, criando o Estado do Acre, o 3º da região Norte, que desde a metade do Século XIX tinha só 2 estados, o Pará e o Amazonas.
O autor do projeto foi o deputado federal José Guiomard Santos (AC), líder do “Movimento Autonomista” e que em 1962 tornou-se o primeiro senador eleito pelo Acre.
Houve 2 fatos históricos em que o Acre teve papel importante para Rondônia. A “questão acreana”, que originou o Tratado de Petrópolis e a criação do Território e, na década de 1930, quando comerciantes de Guajará-Mirim queriam criar um Território na região, mas só com terras de Mato Grosso e capital em Guajará.
Segundo o historiador Esron Menezes, em 1940, quando Getúlio veio a Porto Velho mandou chamar o governador Epaminondas Martins (AC), e na conversa pediu sua opinião. Epaminondas disse ser a favor do Território com a capital em Porto Velho.
Na decisão final deve ter pesado também a defesa feita pelo diretor-geral da EFMM Aluízio Ferreira, que hospedou o presidente.
Foto: José Guiomar, Jango e Tancredo Neves na assinatura da lei. (Agência de Notícias do Acre)
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos
PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”
Depois de esgotar os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão
DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais
A quadra coberta do Flamengo portovelhense, apesar do imenso serviço ali prestado dando novas oportunidades a centenas de jovens entre os anos 1973 a
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)