Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 20 DE NOVEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 20 DE NOVEMBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Universal das Crianças, do Combate ao Dengue,  do Auditor Interno, do Biomédico, do Técnico em Contabilidade, da Consciência Negra. 

Católicos lembram São Gelásio, Santo Otávio, São Solutor e Santo Adventor


RONDÔNIA

1977 – Equipes do governo do Território e da prefeitura de Porto Velho são enviadas aos distritos de Ariquemes, Vila Rondônia, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal para preparar a instalação dos novos municípios – Vila Rondônia passará a ser Ji-Paraná

BRASIL

1695 — Morre Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. 1889- A Argentina e o Uruguai são os primeiros países a reconhecer a República do Brasil. 1971 - Parte do Elevado Paulo de Frontin (RJ) desaba, matando 48 pessoas. 1937- O Brasil suspende os seus pagamentos da dívida externa.

1917 - A Batalha de Cambai, França, é a primeira a envolver tanques de guerra. 1945 — Começam os Julgamentos, em Nuremberg, de 24 criminosos de guerra nazistas. 1959 – A ONU adota a Declaração Universal dos Direitos da Criança 1985 — Lançamento da primeira versão do sistema operacional Windows. 

FOTO DO DIA

1973 – No Dia da Criança o oficial da Guarda Territorial (atual PM), na escadaria do Palácio Presidente Vargas (PVh), pede permissão ao governador-mirim para iniciar o desfile da tropa. A cerimônia fazia parte do projeto realizado pelo jornal Alto Madeira, coordenado pelo jornalista Ciro Pinheiro que selecionava os estudantes que no Dia da Criança assumiriam simbolicamente a gestão do Território e da prefeitura de Porto Velho, incluindo secretários. O concurso envolvia escolas públicas e privadas que escolhiam seus representantes que depois eram entrevistados por comissão formada por professores e jornalistas. No primeiro, em 1972, o governador-mirim e o prefeito-mirim foram, respectivamente os, depois, jornalistas Adaídes – Dadá – Batista dos Santos e Paulo Aires de Almeida. (F. Acervo Ciro Pinheiro)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - Jogo único para campeões da superliga

NO MUNDO DOS ESPORTES - Jogo único para campeões da superliga

FINAIS DO VOLEIBOLEm jogo único, a final da superliga masculina já tem data e local definidos: dia 10 de maio no ginásio Ibirapuera, São Paulo. Já a f

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

Depois de esgotar  os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)