Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 21 DE AGOSTO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 21 DE AGOSTO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia Internacional de Recordação e Homenagem às Vítimas do Terrorismo. Começa a Semana Nacional da Criança Excepcional. Dia Nacional da Habitação. Católicos lembram São Pio X.

FATOS: 1853 - Morre Maria Quitéria de Jesus, considerada a primeira mulher a fazer parte das Forças  Armadas do Brasil, é patrona do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. 1888 — A primeira máquina de somar de sucesso nos Estados Unidos é patenteada por William Seward Burroughs I. 1897 — Fundada a Oldsmobile, fabricante e marca de automóveis americana. 1898- É fundado o clube de regatas Vasco da Gama, no Rio de Janeiro.  1911 - A mais famosa pintura do Louvre, em Paris, sumiu. Dois anos depois, o quadro de Leonardo da Vinci foi encontrado na Itália. 1957 — A União Soviética realiza com sucesso um voo de teste de longo alcance do R-7 Semyorka, o primeiro míssil balístico intercontinental. 1969- Uma junta militar assume o poder no Brasil quando o presidente Costa e Silva sofre uma trombose cerebral.  1989 – Morre Raul Seixas, compositor e cantor, se maior sucesso foi o álbum “Eu Nasci há 10 mil Anos Atrás”. 1986, Usain Bolt, recordista mundial dos 100m, nasceu na Jamaica. 2017 – Acontece o eclipse solar mais longo da história, com 90 minutos e o sol ficou completamente coberto por 2 minutos e 40 segundos. 

FOTO DO DIA: Maria Quitéria de Jesus, baiana, fugiu de casa para entrar no Exército, reconhecida por ser a primeira mulher a assentar praça numa unidade militar das Forças Armadas Brasileiras, em 1823, considerada  a Paladina de Independência, foi reconhecida, na fileiras do Exército, em 1996, como Patrona do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro e Em 26 de julho de 2018 foi declarada Heroína da Pátria Brasileira pela Lei Federal nº 13.697, tendo seu nome inscrito no "Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria", que se encontra no "Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves", situado em Brasília. Só 120 anos depois de sua morte, em 1943, o Exército abriu vagas para mulheres, que integraram, como enfermeiras, a Força Expedicionária  Brasileira, na Itália, na II Guerra Mundial.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - Jogo único para campeões da superliga

NO MUNDO DOS ESPORTES - Jogo único para campeões da superliga

FINAIS DO VOLEIBOLEm jogo único, a final da superliga masculina já tem data e local definidos: dia 10 de maio no ginásio Ibirapuera, São Paulo. Já a f

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

Depois de esgotar  os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)