Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 28 DE MAIO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 28 DE MAIO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Internacional do Brincar. Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna. Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. Dia do Hambúrguer. Dia do Ceramista.

Católicos lembram São Germano.

FATOS:

585 a.C. — Data do eclipse previsto por Tales de Mileto, para muitos é a da Filosofia ocidental. 1917 - Nasce o político brasileiro Teotônio Vilela. 1961 — Publicação do artigo de Peter Benenson  “The forgotten prisoners” – Os prisioneiros esquecidos, marco inicial da Anistia Internacional. 1962 – Imenso terremoto no Chile, 2 dias antes de começar a Copa do Mundo, vencida pelo Brasil. 1999 — Na Itália, após 22 anos de  restauração, a obra-prima de Leonardo da Vinci, A Última Ceia, é novamente exposta.

FOTO DO DIA

Distante 540 quilômetros de Porto Velho, por via rodoviária, o município de Espigão do Oeste tem uma história diferente dos outros de Rondônia, incluindo a colonização iniciada pela empresa Melhorança, que entrou em choque com o trabalho realizado pelo Incra, órgão responsável pelo assentamento nas terras do então Território Federal. Em Espigão em 1982 foi eleita a primeira mulher prefeita na Amazônia Ocidental, a descendente de pomeranos Lucia Tereza, depois três vezes deputada estadual. No município existe uma das grandes colônias Pomerana no Brasil, mais de 30% da população local, e eles participaram da criação da pequena comunidade, no final da década de 1960. Para comemorar e manter viva a tradição dos imigrantes pomeranos, é realizada a Pomer-Fest (foto). O Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados mantém um arquivo com centenas de páginas, explicando a presença e a importância dos pomeranos no Brasil.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - Jogo único para campeões da superliga

NO MUNDO DOS ESPORTES - Jogo único para campeões da superliga

FINAIS DO VOLEIBOLEm jogo único, a final da superliga masculina já tem data e local definidos: dia 10 de maio no ginásio Ibirapuera, São Paulo. Já a f

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

Depois de esgotar  os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)