Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 3 DE JUNHO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 3 DE JUNHO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1908 – O presidente da Província de Mato Grosso, Generoso Paes de Leme Ponce, assina  a lei 484 criando o município de Santo Antonio do Rio Madeira, instalado em 1912, absorvido pelo Território Federal do Guaporé em 1943 e inserido como parte do município de Porto Velho em 1945. 

COMEMORA-SE

Dia Mundial da Bicicleta. Dia Mundial do Administrador de Pessoal. Dia Nacional da Educação Ambiental, Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil. 

Católicos celebram Dia de Corpus Chirsti festa que celebra o mistério da eucaristia. Lembram ainda Santa Clotilde, Santos Carlos Lwanga e Companheiros (religiosos católicos e anglicanos queimados vivos em Uganda)

FATOS:  1875 — Morreu Georges Bizet, compositor da ópera Carmen. 1908 — Nasce Mário Filho, jornalista, patrono do Maracanã. 1924 — Morre o filósofo Franz Kafka.  1940 — Na II Guerra Mundial: acaba a Batalha de Dunquerque  com a vitória alemã. 1963 — Morre o Papa João XXIII, cujo papado aproximou  a Igreja dos fiéis.  1986 — Morre Augusto Ruschi, cientista, agrônomo e naturalista brasileiro. 1988 - A CCJ do Senado aprova o projeto do senador Jefferson Peres (AM)  que revoga a Lei de Imprensa em vigor desde 1967. 1989 – Começa o Massacre da Praça da Paz Celestial:  Tropas chineses atacam manifestantes, em Berijing. 2009 – Depois de 47 anos Cuba é readmitida na OEA. 

FOTO DO DIA

Homens de muitos estados, mas em grande maioria do Pará e do Amazonas, se unem numa tarefa hercúlea: Desmatar a floresta, “no braço”, preparando o caminho aos tratores para  abrir o que Paulo Leal, à época do Território de Rondônia, chamou de “o outro braço da cruz”, a construção da rodovia BR-29, depois 364, em 1960, por onde a partir de 1965 começou a grande migração rumo às terras de Rondônia, um trabalho que teve grande participação do Incra no ordenamento do uso do solo, no início do processo que levou o ex-Território se tornar, com a criação do Estado em 1981, uma das potências do agronegócio brasileiro. A abertura da estrada durou poucos meses e, apesar de toda a precariedade inicial, se torno9u fundamental para beneficiar a Amazônia Ocidental.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - Jogo único para campeões da superliga

NO MUNDO DOS ESPORTES - Jogo único para campeões da superliga

FINAIS DO VOLEIBOLEm jogo único, a final da superliga masculina já tem data e local definidos: dia 10 de maio no ginásio Ibirapuera, São Paulo. Já a f

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

Depois de esgotar  os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)