Quinta-feira, 22 de setembro de 2022 - 10h16

HOJE É.
Dia Mundial Sem Carro, Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens,
Dia Mundial da Leucemia Mieloide Crônica, Dia da Juventude do Brasil, Dia Nacional do Atleta Paralímpico, Dia da Banana, Dia do Contador (Decreto-Lei n.º 7.988/1945), Dia Nacional de Defesa da Fauna,
Católicos celebram São Maurício, Santa Emérita Ostiense, Santa Basila, Santa Digna, Santa Emérita, São Tomás de Vilanova.
RONDÔNIA
22 – Porto Velho vai ganhar uma agência da Caixa Econômica Federal, conforme aprovação da comissão de Finanças da Câmara Federal. A mesma edição confirma que o governador Ribamar de Miranda conseguiu junto à Spvea (Superintendência de Valorização Econômica da Amazônia) verbas para construir campos de pouso em vários distritos do território. (Jornal alto Madeira, 22.9.1956).
BRASIL
1897 – Morre Antônio Vicente Mendes Maciel, o “Antônio Conselheiro”, líder da revolta de Canudos (N. 1830). 1959 – O presidente JK concede a Santos Dumont o título de “Marechal do Ar”. 1988 – O Congresso Nacional aprova o texto definitivo da nova Constituição brasileira, a 7ª (1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988) desde a República.
MUNDO
1792 — Primeiro Vendemiário, do primeiro ano do calendário republicano francês, quando surge a Primeira República Francesa. 1866 — A Batalha de Curupaiti é a única vitória significativa do Paraguai na Guerra do Paraguai. 1991 — Os Manuscritos do Mar Morto são disponibilizados ao público pela primeira vez.
FOTO DO DIA
1987 – O comerciante Sidney Guerra, (PMDB), aliado do governador Jerônimo Santana, foi eleito deputado estadual em 1986, e a seguir presidente da Assembleia Legislativa, substituindo na função o deputado reeleito e até então presidente do Legislativo estadual Amizael Silva (PDS), relator da 1ª Constituinte. Guerra, com base eleitoral em Jaru, a 300 KM de Porto Velho, renunciou ao mandato e à presidência em 1988 para ser candidato a prefeito de seu município, o que permitiu a ascensão da vice-presidente, a deputada Odaísa Fernandes, primeira e única mulher a ter presidido a Assembleia rondoniense desde sua instalação em 1983. Na foto, observados pelo diretor legislativo da Assembleia Zelírio Dalagrio, Amizael Silva (d) passa o comanda da ALE a Sidney Guerra. (F. Marcos Grutzmacher).
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - Jogo único para campeões da superliga
FINAIS DO VOLEIBOLEm jogo único, a final da superliga masculina já tem data e local definidos: dia 10 de maio no ginásio Ibirapuera, São Paulo. Já a f

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos
PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”
Depois de esgotar os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão
DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)