Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 9 DE OUTUBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 9 DE OUTUBRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA: 1909 – Cândido Rondon designa “Pimenta Bueno” um rio descoberto pela equipe implantadora da Linha Telegráfica Estratégica, que instalava o sistema de telegrafia por fio entre Cuiabá e Porto Velho.

COMEMORA-SE: Dia do Atletismo. Dia Mundial dos Correios. Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais. Católicos lembram São Leonardi, São Dinis e São abraão.  

FATOS: 1410 — A primeira menção conhecida do relógio astronômico de Praga. 1831 — Criado o Corpo de Municipais Permanentes, atual Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. 1853 — Nasce José do Patrocínio, jornalista, orador, poeta e abolicionista brasileiro. 1870 – Um grande furacão devasta a região de Antilhas matando perto de 30 mil pessoas. 1944 — Segunda Guerra Mundial: Primeiro-ministro britânico Winston Churchill e o premiê da União Soviética Josef Stalin começam uma conferência em Moscou para discutir o futuro da Europa.  2006 - A Coreia do Norte realiza seu primeiro teste nuclear. 2006 - YouTube é comprado pelo Google, por U$1,65 bilhão.

FOTO DO DIA: Lagoa azul, um espetáculo da natureza qqque atrai visitantes de todo o país. Fica no município de Pimenta Bueno, em Rondônia, a 16 KM de distância na margem da rodovia estadual 010 que liga a cidade à região turístico do Rio Guaporé. Pimenta Bueno é oriunda de um posto telegráfico instalado por Rondon aproximadamente em 1906. O nome do município foi uma homenagem de Rondon a  Francisco Antônio Pimenta Bueno, Presidente da Província do Amazonas, no ano de 1888. O local se desenvolveu a partir da instalação de um Projeto do Incra, em 1969, e em 1977 foi passado à condição de município.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - Jogo único para campeões da superliga

NO MUNDO DOS ESPORTES - Jogo único para campeões da superliga

FINAIS DO VOLEIBOLEm jogo único, a final da superliga masculina já tem data e local definidos: dia 10 de maio no ginásio Ibirapuera, São Paulo. Já a f

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

NO MUNDO DOS ESPORTES - Time do Tri, o melhor de todos os tempos

PELÉ & CIAA revista inglesa FourFourTwo publicou uma lista dos 50 maiores times de futebol de todos os tempos, e o primeiro lugar dentre seleções fico

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (III) - “O jeito é vender, não tem outro”

Depois de esgotar  os contatos possíveis, ouvindo promessas e juras de apoio de todos, oferecendo a todos a oportunidade de utilização do prédio e sua

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão

DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)