Quinta-feira, 17 de agosto de 2023 - 10h59


Senhora secretária: dentro da seção de Jornais e Periódicos da Biblioteca Municipal Francisco Meireles está guardada uma máquina de digitalização, e só ela poderá funcionar para que as coleções disponíveis sejam todas aproveitadas.
Não se trata, em tempo algum, de recriar a roda ou a pólvora. A senhora sabe o valor dessa máquina e dispõe, na Capital de Rondônia, de alguns profissionais que poderiam, mediante
contrato público e a preços acessíveis ao erário, operá-la o mais urgente possível.
Conforme disse, o sinal de uma deterioração piorada aparece quando os jornais "amarrados" por cartolinas começam a soltar pó. Ao mesmo tempo em que essa substância pode prejudicar portadores de alergias, causaria prejuízo tão grande e entristecedor: a perda da qualidade para serem levados à máquina de digitalização.
Leigo no assunto, o que me move também é ter sido um dia jornaleiro, na década de 1960,sabendo a qualidade de uma boa impressão, e hoje me deparo com o patrimônio construído pelo jornalismo rondoniense correndo o risco de desaparecer, inclusive pelo fogo.
Desta maneira, associo-me a todos os que conheceram a Biblioteca nos tempos em que nem ar-condicionado possuía, e às milhares de pessoas brasileiras e estrangeiras que a consultam a cada dia, e rogo a Vossa Senhoria agilizar dentro do possível o funcionamento da digitalização. Aí, sim, as consultas diárias pouparão os usuários de quaisquer problemas de saúde, e as coleções serão todas aproveitadas antes que se percam por idade.
Não se trata de pensamento catastrofista, porém, real: doei à Fundação Barbosa Rodrigues, em Campo Grande, um exemplar do velho jornal O Estado de S. Paulo, comemorativo ao centenário da Independência Brasileira, em 1972. Esse exemplar da edição de 7 de setembro de 1922 estava guardado dentro de um saco plástico, em casa, mas já se despedaçava.
Acreditando no êxito cada vez maior da Biblioteca Pública e certo de sua relevante importância à sociedade estadual e a todos mais vindos de países estrangeiros, quero crer que a senhora agirá com atenção, boa vontade e ação no sentido de conservar a imensurável riqueza do acervo impresso existente naquela sala.
Atenciosamente
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Quando assassinado, Agenor de Carvalho era o secretário geral do MDB, que inteira 60 anos
Homem simples, solidário com a pobreza e prático em suas ações, o advogado Agenor Martins de Carvalho, teve a sua vida interrompida pelo jaguncismo

MDB governou Rondônia cinco vezes
No cômputo geral, em seis décadas de história, o Movimento Democrático Nacional (MDB) obteve em Rondônia vitórias que o colocaram na vanguarda polít

Ícone da luta contra a ditadura, Jerônimo Santana ecoava em Brasília a voz dos desvalidos
Há capítulos da história dos 60 anos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que prosseguem atualmente com a marca de protagonistas pioneiros, ent

Governo de Rondônia vai arrecadar glebas devolutas
Na antevéspera das eleições gerais no País, o Governo de Rondônia fará a primeira arrecadação “sumária e administrativa” de terras devolutas após a
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)