Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Colorado do Oeste mostra o melhor do gado leiteiro no 10º ano de queda na produção


Colorado do Oeste mostra o melhor do gado leiteiro no 10º ano de queda na produção  - Gente de Opinião

Em mais um ano difícil, criadores de gado leiteiro de Colorado do Oeste abriram no dia 31 de agosto a 34ª Exposição Colorado (Expocol), na qual reservam espaço para o melhor de sua produção até o próximo domingo (4). Se antes dispunham de crédito bancário e de uma usina de nitrogênio para a melhora genética do plantel, hoje não têm nem um, nem outro.Tocam o negócio no peito e na raça, e ainda ouvem propaganda enganosa.

Os números da produção são preocupantes: em dez anos a produção de leite caiu 58% no estado. Foram 2,5 milhão de litros a menos por dia.

De sete laticínios, a região do Cone Sul tem hoje apenas três em funcionamento, aponta o zootecnista Ênio Roberto Milani, 64 anos, ex- chefe da Unidade da Emater e atualmente presidente da Associação dos Criadores de Colorado do Oeste, a 761 quilômetros de Porto Velho.

Colorado do Oeste mostra o melhor do gado leiteiro no 10º ano de queda na produção  - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Antes do Estado, a escravidão; horrores vistos pelo repórter

Antes do Estado, a escravidão; horrores vistos pelo repórter

A prática do trabalho em condições análogas à escravidão em Colorado do Oeste, Cerejeiras, Chupinguaia e Vilhena estava longe de ser um fato novo, c

O jumento é nosso irmão

O jumento é nosso irmão

Em meio século de Rondônia, o jornalista cearense Ciro Pinheiro de Andrade viu a saga da cassiterita. Seu olhar sociológico traz para análise histór

O menino viu

O menino viu

O garoto que caminhava nos arredores do Centro de Triagem de Migrantes (Cetremi), em Vilhena, não teve dificuldade para ver de perto o cadáver no chão

Direita chama esquerda na USP, e o parto urbanístico de Rondônia saiu muito bem

Direita chama esquerda na USP, e o parto urbanístico de Rondônia saiu muito bem

Saudoso geógrafo Milton Santos, da Universidade de São Paulo (USP), é um personagem pouco conhecido na história de Rondônia. Pudera, ele trabalhava

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)