Porto Velho (RO) quarta-feira, 3 de junho de 2020
×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Em tempo de vírus, engenheiros de Rondônia votam pelo Waths App


Em tempo de vírus, engenheiros de Rondônia votam pelo Waths App - Gente de Opinião

Para escolher a diretoria executiva e o conselho fiscal do triênio 2020-2022, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Rondônia votará pelo Waths App, no próximo dia 31. A eleição vai durar das 9h às 17h.


Essa eleição eletrônica foi decidida em assembleia, antes da edição do decreto do governo estadual proibindo aglomerações de pessoas. Pelo voto direto, a escolha acontecerá por meio de mensagens de texto enviadas ao grupo Whats App Eleições no IBAPE-RO.

 

Independentemente da situação quanto à adimplência ou inadimplência para com anuidades do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), todos os filiados estão habilitados a participar do processo eleitoral, informa o presidente da Comissão Eleitoral, engenheiro Arthur Felipe Borim dos Santos.

 

A atual diretoria do IBAPE-RO declarou anistia ampla e total das anuidades dos filiados.

 

Segundo Arthur Felipe, a situação de emergência no âmbito da saúde pública, por causa do novo coronavírus (COVID-19) levou os engenheiros a esse método extraordinário, já que as eleições na categoria sempre foram presenciais.

 

A composição de chapas deverá seguir o disposto nos artigos 17 e 24 da última alteração do Estatuto Social do IBAPE-RO, de 14 de junho de 2018 e ser encaminhada ao presidente da Comissão por e-mail [[email protected]] ou pelo Waths App (69) 9 9226-0105, com cópia para o secretário da Comissão, Alailton Baga Coutinho [[email protected]; 69) 9 9315-8327] e para o membro titular da Comissão, Rodrigo Queiroz Papafanurakis [[email protected]; (69) 9 9315-3236].

 

A composição da chapa deve conter a nominata completa para a Diretoria Executiva, conforme artigo 17 do Estatuto e Conselho Fiscal, de acordo com o artigo 24 do Estatuto, excetuando-se os membos do Conselho Consultivo.

 

Esses membros do Conselho, conforme o Parágrafo Único do Artigo 12 da última alteração do Estatuto Social do IBAPE-RO, de 14 de junho de 2018, é constituído pelo presidente e ex-presidentes.

 

Todos os integrantes de chapas deverão comprovar filiação ao instituto, encaminhando cópia da ficha de filiação ao e-mail e/ou Whats App de todos os membros da Comissão Eleitoral, facilitando desta maneira a confirmação em consulta à lista completa de filiados.

 

Os filiados votarão em todos os candidatos da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal (titulares e suplentes) de uma chapa como um todo. Não haverá possibilidade de votar em  alguns dos candidatos de uma chapa e em candidatos de outra, se houver mais de uma chapa inscrita.

 

A lista completa de filiados ao IBAPE-RO será também publicada no site do CREA-RO, no dia 25 de março, quarta-feira próxima, com tempo para checagem de nomes dos associados que estarão aptos a votar ou serem votados.

 

No voto pelo Waths App, ao votar, cada eleitor (a) deverá informar o próprio nome completo e indicar o número da chapa em que está votando. Não deverá postar nenhuma manifestação além disso; qualquer colocação descabida anulará o voto.

 

INSCRIÇÃO DE CHAPAS

 

O requerimento de inscrição de chapa deverá ser encaminhado ao presidente da Comissão Eleitoral por e-mail e/ou Whats App até às 17h do dia 25 de março, com cópia para o secretário e para o membro titular.

 

Chapas inscritas serão publicadas no site do CREA-RO em 26 de março, quinta-feira, terão o número de inscrição e os nomes dos integrantes em seus cargos identificados. Chapas homologadas a participar das eleições serão publicadas no site do CREA-RO em 30 de março de 2020, véspera da votação.

 

Fiscais serão os únicos em condições de fazer comentários referentes a mensagens de votos enviadas pelos eleitores e, se for o caso, impugnar o voto.

 

Pedidos de impugnação deverão ser fundamentados por escrito e enviados por e-mail ao presidente da Comissão, com cópia para o secretário e para o membro titular, até o dia 27 de março, sexta-feira.

 

Se houver algum pedido de indeferimento e análise de recursos, o julgamento ocorrerá até o dia seguinte, 28. A apuração dos votos acontecerá em 31 de março, após as 17h horas.  Será declarada vencedora a chapa com maioria dos votos válidos.

 

A divulgação dos resultados será feita no mesmo dia, ou no dia seguinte, se a Comissão não conseguir concluir a apuração. O resultado será informado no grupo de Waths App e no site do CEA-RO: www.crearo.org.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Montezuma Cruz

À beira do abismo

À beira do abismo

Quando os bastidores do poder se tornam mais ativos do que os atores que circulam pela arena pública é porque a situação está se agravando. É o que ac

O equívoco do presidente ao tratar a Globo e Folha de S. Paulo como lixo

O equívoco do presidente ao tratar a Globo e Folha de S. Paulo como lixo

A rede de televisão e o jornal são responsáveis, em larga medida, pela melhoria da apuração do jornalismo brasileiro. Há quem aposte que os extremos s

Governo ou máfia?

Governo ou máfia?

Quem assistir ao vídeo que acaba de ser exibido pela GloboNews sem saber quem são os personagens da reunião poderia imaginar tratar-se do encontro de

200 mil com o vírus em Manaus

200 mil com o vírus em Manaus

Dos mais de 2 milhões de habitantes de Manaus, 11% estão ou já foram contaminados pela covid-19. Essas 200 mil pessoas equivalem ao mesmo percentual d