Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Estado de Rondônia recebe oficialmente da União as terras do Complexo Penitenciário, em Porto Velho


Gente de Opinião

Fazenda Futuro é um dos imóveis circunscritos à área repassada

Em ato marcado para esta terça-feira (18), às 8h, no auditório Jerônimo Santana (9º andar do prédio Pacaás Novos do Palácio Rio Madeira), o governo de Rondônia receberá oficialmente da Superintendência do Patrimônio da União em Rondônia a área de 309,09 mil hectares nas quais se situam os presídios de Porto Velho.

“Há 55 anos o antigo governo territorial  e o atual governo do estado ocupam o imóvel, detendo a sua posse, porém, só agora será realmente proprietário”, informou a coordenadora de regularização fundiária rural da Superintendência de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Suder), Rhaiany Faria Queiroz.

Desde 1962, as terras da antiga Gleba Seringal Aliança (Lote nº 77-A) compreendem a Colônia Agrícola Penal; o Complexo Ênio Pinheiro desde 1984; o Presídio Dr. José Mário Alves (Urso Branco) desde 1997; o Presídio Edivam Mariano Rosendo (Urso Panda) e o mini presídio edificado em 2006; e as recentes penitenciárias em fase de construção para abrigar detentos sob custódia estadual. Também faz parte dessa área a Fazenda Futuro.

Rhaiany Queiroz destacou que atualmente o governador Confúcio Moura promove políticas públicas voltadas para a segurança, demonstradas por diversos investimentos e melhorias nas instalações carcerárias para proteção dos direitos individuais de encarcerados e prevenção de rebeliões.

Leia mais:
Safras da Fazenda Futuro

Laboratório do Urso Panda intensifica diagnóstico de tuberculose

 


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Antes do Estado, a escravidão; horrores vistos pelo repórter

Antes do Estado, a escravidão; horrores vistos pelo repórter

A prática do trabalho em condições análogas à escravidão em Colorado do Oeste, Cerejeiras, Chupinguaia e Vilhena estava longe de ser um fato novo, c

O jumento é nosso irmão

O jumento é nosso irmão

Em meio século de Rondônia, o jornalista cearense Ciro Pinheiro de Andrade viu a saga da cassiterita. Seu olhar sociológico traz para análise histór

O menino viu

O menino viu

O garoto que caminhava nos arredores do Centro de Triagem de Migrantes (Cetremi), em Vilhena, não teve dificuldade para ver de perto o cadáver no chão

Direita chama esquerda na USP, e o parto urbanístico de Rondônia saiu muito bem

Direita chama esquerda na USP, e o parto urbanístico de Rondônia saiu muito bem

Saudoso geógrafo Milton Santos, da Universidade de São Paulo (USP), é um personagem pouco conhecido na história de Rondônia. Pudera, ele trabalhava

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)