Porto Velho (RO) segunda-feira, 1 de junho de 2020
×
Gente de Opinião

Rosinaldo Machado

QUE BICHO É ESSE ? Por Rosinaldo Machado


QUE BICHO É ESSE ? Por Rosinaldo Machado - Gente de Opinião

Habita no Vale do Guaporé, um dos animais que mais apavora a população ribeirinha por lá. Trata-se um quelônio chamado Matá Matá (Chelus Fimbriata).

É uma espécie de tartaruga da água doce, sendo o único da espécie Chelus. É um animal pré histórico e raríssimo e tem o seu habitat em algumas regiões da Amazônia.

Sua alimentação consiste em pequenos vertebrados e peixes e costuma freqüentar as praias do Vale do Guaporé só na época do acasalamento, geralmente a noite e no mês de outubro, e em seu ninho, a fêmea coloca apenas de 09 a 16 ovos, eclodindo  36 dias após a postura.

Este quelônio tem uma aparência apavorante; de cor marron escura, cheia de pontas pontiagudas em toda a carapaça, chegando a medir até 60 cm e pode pesar até 50 kg, tem uma cabeça triangulada comprida , grande e achatada.

Os ribeirinhos do Vale do Guaporé têm um imenso pavor deste animal; dizem que ele é extremamente venenoso, que uma mordida do Matá Matá é fatal. Afirmam també que ele possui um forte veneno que quando expelido, pode cegar uma pessoa e se este líquido atingir o corpo de uma pessoa, causa um ferimento profundo e necrosa.

Existe uma lenda no Vale do Guaporé a respeito do Matá Matá. Um antigo morador da região, José Guerrido, mixto de boliviano e negro que falou a respeito da origem do Matá Matá.

“ Era um guerreiro alto, esbelto e muito forte. Devido a sua estatura e força descomunal, foi escolhido prá ser o Cacique, líder das tribos da região. Aos poucos  foi demonstrando uma crueldade muito grande. Não respeitava as normas das aldeias,

assassinava todos os guerreiros que poderiam ser seus rivais e até os jovens não escapavam de sua fúria insana. Estrupava todas jovens índias e matava  seus noivos. Foi então que o Conselho dos Anciãos se reuniu e foram falar com o Cacique.

Após ser chamado a atenção pelas suas atitudes e em um gesto de fúria começou a matar todos os anciãos e antes que matasse o último, recebeu uma praga; de que seria transformado em um animal feio, despresível  e que jamais iria conviver com os outros habitantes da região. Assim surgiu a lenda do Matá Matá.

QUE BICHO É ESSE ? Por Rosinaldo Machado - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Rosinaldo Machado

Quina Quina pode combater o novo coronavírus

Quina Quina pode combater o novo coronavírus

Originária do Peru, a Cinchona Officinalis, por nós conhecida por quina quina, é uma árvore de médio porte, da família Rubiacea é bastante comum em

POESIA DOS BAIRROS DE PORTO VELHO - Por Rosinaldo Machado

POESIA DOS BAIRROS DE PORTO VELHO - Por Rosinaldo Machado

 Meu amor, lembro daquele 4 de Janeiro como se fosse hoje.A gente juntinho na Floresta, Caladinhos, Rolando na Areia Branca, cheia de Pedrinhas,... Ao