Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Opinião de Primeira - 04/07/13


SÓ OS POBRES COITADOS SÃO VÍTIMAS DA BUROCRACIA

 

A Justiça disse que a culpa é da Polinter. A Polinter diz que não tem como checar, se não recebe informações da Justiça. O Ministério Público diz que agiu dentro da lei e que só pediu a liberdade do réu por um crime, mas que ele deveria ter ficado preso, caso tivesse outras acusações. O réu, que não é besta, se aproveitou desseOpinião de Primeira - 04/07/13  - Gente de Opinião emaranhado burocrático, infernal e comum no serviço público brasileiro e saiu pela porta da frente, até com o carimbo de "nada consta"! Em resumo, foi o que aconteceu no episódio em que o estuprador e suspeito de assassinato Evanízio Leite , da reserva da PM, foi liberado da cadeia. Já voltou à prisão, mas o fato de ter ficado quase três dias solto, foi um grande susto. E nessa novela, nessa complexa historieta sobre um suspeito de vários crimes, se escancarou de novo o que ainda acontece no sistema de segurança pública e prisional. A preocupação com a burocracia é tão grande; o labirinto de ordens, contraordens, leis, novas leis, pedidos, sugestões, determinações de autoridades de todos os níveis é tão complexo que, no final das contas beneficia a quem? Claro que é beneficiado o suspeito, o criminoso. A burocracia nunca é feita para proteger. Só para prejudicar.

 

Imagine-se o outro lado, o de um joão ninguém,um sujeito comum, que não tem bons advogados, que não tem a quem recorrer, quando cai numa teia de aranha burocrática como essa. Se para os culpados ela pode até ajudar a soltar - como mostrou concretamente o episódio do estuprador - para o pobre coitado ela pode ser uma máquina de moer. Até provar que é inocente, pelo menos raciocínio, o joão ninguém pode ficar alguns anos atrás das grades. Lamentavelmente, isso acontece com maior frequencia do que se imagina. Os burocratas amam a burocracia. Os pobres coitados são vítimas dela.

 

 

 

 

 

ANTES DO AMANHECER

 

A semana começou de uma forma completamente diferente para a equipe principal do governo rondoniense. Em plena segunda-feira, Confúcio Moura convocou uma reunião para a madrugada. Isso mesmo! Cinco horas da manhã. Além de fazer seus assessores, que, ao contrário dele, estão dormindo a essa hora, o governador ainda falou duro e exigiu melhores resultados para o segundo semestre do ano. Teve gente que saiu do encontro e foi dormir. Outros, pelo puxão de orelha, estão acordados até agora....

 

PASSANDO A GAUCHADA

 

Notícia quentíssima e daquelas que mereceriam grande comemoração - embora tenha passado quase desapercebida - foi a grande conquista de Rondônia, que assumiu o posto de quinto maior exportador de carne bovina do país. Com os números alcançados, nossa carne passou a perna nos gaúchos, que ficaram para trás pela primeira vez na história. Rondônia exportou, apenas no mês de junho, 8.650 toneladas de carne verde, faturando mais de 13 milhões e meio de dólares. As informações foram repassadas por Valterlins Marcelino ao governador Confúcio Moura.

 

BOATO DO BEM

 

Mais uma boataria anda correndo forte, em alguns setores do serviço público o governo federal teria topado ampliar a transposição para servidores do ex-território federal que foram contratados até 1991. Ninguém quer falar oficialmente, até porque pode haver correria em busca de informações e a estrutura que o Estado possui não teria como atender a todos ao mesmo tempo. Poderia haver até uma grande confusão. Mas há quem jure que o assunto está definido e será anunciado em breve. Bem que poderia ser verdade, esse "boato do bem"!

 

"A GENTE SOMOS INÚTIL"!

 

A presidente Dilma Rousseff estaria pensando em cortar na própria carne e reduzir muito o número de ministérios, para tentar fazer as pazes com a voz rouca das ruas. Hoje, são 39, para abrigar todos os apaniguados. Então, imagine-se, num primeiro momento, se dona Dilma fechasse as portas dos ministérios inúteis? Já seria um grande avanço e, certamente ajudaria a Presidente a recuperar seus índices de aprovação. Mas, será que ela teria coragem?

 

SÃO 58 BILHÕES

 

Se fosse extinta uma dezena de ministérios e secretarias com status de ministérios (o que é a mesma porcaria, só com nome diferente), prejudicaria em alguma coisa para o país? Alguns que poderiam sumir e ninguém notaria: Pesca e Aquicultura; Cidades; Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Agrário; Secretaria de Aviação Civil; Secretaria dos Direitos Humanos; Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Secretaria de Políticas para as Mulheres e Secretaria de Portos Secretaria de Relações Institucionais. Os 39 ministérios custam  58 bilhões de reais ao ano...

 

SEGUIR A LEI

 

Na Assembleia, há um clima claro da grande maioria dos deputados que quer ver o episódio Marcos Donadon resolvido logo. Falando no português claro, querem a cassação já! O problema é que há um rito a ser seguido. O deputado não pode ser cassada durante o recesso, porque deve-se passar pelo menos cinco sessões ordinárias para que a cassação seja votada. Ou seja, se for seguida a lei e tudo for feito dentro do que determina o regimento interno e a Constituição, Marco Antonio só pode ser defenestrado na segunda semana de agosto. Antes não!

 

PERGUNTINHA

 

Será que o governo da presidente Dilma está armando um plebiscito que apenas dê carta branca para que a ideologia petista se mantenha no poder?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Militares querem explicações de Lula sobre o que está acontecendo no STF. Será que isso merece algum crédito?

Militares querem explicações de Lula sobre o que está acontecendo no STF. Será que isso merece algum crédito?

           Nestas alturas do campeonato, com tantas informação, contrainformação, Fake News, canalhices e mentiras, não se sabe exatamente qual a gr

Marquise apresenta proposta para assumir 60 por cento do recolhimento do lixo, em parceria com a ECO PVH

Marquise apresenta proposta para assumir 60 por cento do recolhimento do lixo, em parceria com a ECO PVH

            Enfim, surge uma luz no fim do túnel para resolver a cada vez pior situação do recolhimento de lixo em Porto Velho. Embora ainda não ofic

Todos vão fazer como o senado e se acovardar sobre as estranhas relações de ministros do STF com Vorcaro?

Todos vão fazer como o senado e se acovardar sobre as estranhas relações de ministros do STF com Vorcaro?

         É inacreditável que o país assista e principalmente o Senado, de braços cruzados, o que está sendo divulgado sobre a relação estranhíssima

   Marcos Rocha viaja, Gonçalves assume o governo:  poderia haver reaproximação? Governador diz que nada mudou

Marcos Rocha viaja, Gonçalves assume o governo: poderia haver reaproximação? Governador diz que nada mudou

                Mudança no ar? O governador Marcos Rocha nega. Tudo continua como antes. Mesmo que o vice-governador Sérgio Gonçalves tenha assumido

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)