Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 02/03/11


Primeira Mão - 02/03/11  - Gente de Opinião

QUEM É QUEM NA POLÍTICA DE

RONDÔNIA NOS DIAS DE HOJE?

Quem é quem no poder em Rondônia, hoje? Confúcio Moura (foto), vindo de uma vitória consagradora nas urnas, é nome de ponta. Para continuar nela, contudo, tem que fazer seu governo andar rápido, mostrar resultados e cumprir promessas de campanha. Se conseguir, fica no grupo principal, com grande chance de determinar os rumos da política rondoniense por longo tempo. Depois dele, dentro do Estado, o novo nome do poder é Valter Araújo, deputado estadual mais votado e com uma estrondosa vitória que o levou à presidência da Assembleia Legislativa por quatro anos. A continuar no caminho que está trilhando, Valter pode tornar-se um coringa no caminho da política do nosso Estado. Para onde ele pender, leva o poder consigo. No mesmo grupo, há um nome nacional de peso: Valdir Raupp. Senador reeleito com votação excepcional, presidente nacional do PMDB e com as cartas principais nas mãos, o único empecilho à frente de Raupp seria um fracasso do governo que ele ajudou a eleger. Mas como isso é considerado fora de questão, ao menos por enquanto, o vitorioso Raupp continua ainda mais poderoso. Logo depois vem o ex-governador e também senador Ivo Cassol. Sua liderança está consolidada, seu sucesso depende da performance no Congresso, mas seu futuro depende muito mais de um eventual governo ruim de Confúcio Moura.

No mesmo grupo de muito poderosos, está Acir Gurgacz, dono da Eucatur e senador que chegou ao cargo tomando, pelo caminho da lei, a cadeira que era de Expedito Júnior. Acir elegeu seu tio, Airton, como vice governador e tem sim voz ativa no governo do Estado. Seu futuro político também estará muito ligado aos resultados da administração Confúcio. Depois desse primeiro grupo, há ainda o prefeito da Capital, Roberto Sobrinho, por enquanto, o único sobrevivente de peso do PT rondoniense. Afora eles, novas lideranças começam a se formar. Mas só o futuro dirá quais delas vão se consolidar e quais ficarão pelo caminho.

 

PERDAS E DANOS

Estamos perdendo feio. Primeiro foi o grande Odair Cordeiro, uma das personalidades mais respeitadas e queridas em Porto Velho. Agora, está indo o Manelão, o General da Banda do Vai Quem Quer. Parece que o destino começou a mexer conosco, levando o que tínhamos de melhor. O que não presta ainda vai longe.

 

SACUDIU

Dirceu Fernandes, mal assumiu o comando do PMDB da Capital, já anda mexendo com o partido. Deu uma sacudida no diretório, promove reuniões, busca aliados, promove cursos. Enfim, sacode a poeira e dá a volta por cima no partido que estava, vamos dizer assim, meio paradão.

 

OUVIDOR

Outro nome importante no PMDB da Capital é o de Antonio José Magalhães, atualmente na função de Ouvidor Geral do Estado. Ele atende no shopping Cidadão, é um dos nomes de destaque no novo governo e também coordena ações partidárias importantes. Vai se ouvir falar muito nesse nome, daqui para a frente.

 

REDE NACIONAL

No final de semana, o governador Confúcio Moura esteve em São Paulo. Foi recebido com um jantar pela direção nacional da Rede Record de Televisão, deu entrevistas que foram mostradas para todo o país e conheceu a emissora que mais cresce no Brasil. O empresário Everton Leoni (o nome da Record no Estado) também participou do evento.

 

TOALHA

Por pouco, dias atrás, importante membro do governo estadual não jogou a toalha. Sério, trabalhador, querendo fazer as coisas, tem empacado na trágica burocracia, no jogo bruto da política e dos interesses pessoais. Pensou em largar tudo. Mas foi convencido que deve ficar e tentar fazer as coisas andarem. Ficou. Por enquanto.

 

DÉCADA E MEIA

Há 14 anos, o menino Ives Ota, de apenas oito anos, foi brutalmente assassinado em São Paulo. Seus pais fizeram uma campanha nacional pela punição de crimes hediondos e conseguiram três milhões de assinaturas. Até hoje o caso sequer foi analisado pelo Congresso.

 

VALE PARA ALGUNS

Quando interessa, quando envolve questões políticas ou pessoas e partidários dos parlamentares, a Constituição é cumprida e com um milhão de assinaturas já é possível apresentar um projeto de iniciativa popular. Mas esse, com três milhões, jamais sequer foi analisado. É assim o nosso país, onde as leis valem para algumas coisas, mas nunca valem para o que realmente interessa à maioria da população.

 

TERCEIRO

Rondônia realmente cresce acima dos níveis nacionais. Prova disso é que dados oficiais apontam que o aumento no consumo de energia, no Estado, chegou a quase 15%. Fomos o terceiro neste quesito. Falta agora a Eletronorte e a antiga Ceron melhorarem o abastecimento. Energia abundante vamos ter, em breve.

 

AMOR E OJERIZA

Os números continuam assustando. Dezenas de motoristas cometem graves crimes no trânsito por embriaguez ao volante. A Lei Seca passou a ser mais uma, entre centenas, que só valem para alguns. A grande maioria continua matando nas ruas e nada lhes acontece. O amor pela impunidade, no Brasil, é muito maior do que a ojeriza ao crime.
 

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marquise apresenta proposta para assumir 60 por cento do recolhimento do lixo, em parceria com a ECO PVH

Marquise apresenta proposta para assumir 60 por cento do recolhimento do lixo, em parceria com a ECO PVH

            Enfim, surge uma luz no fim do túnel para resolver a cada vez pior situação do recolhimento de lixo em Porto Velho. Embora ainda não ofic

Todos vão fazer como o senado e se acovardar sobre as estranhas relações de ministros do STF com Vorcaro?

Todos vão fazer como o senado e se acovardar sobre as estranhas relações de ministros do STF com Vorcaro?

         É inacreditável que o país assista e principalmente o Senado, de braços cruzados, o que está sendo divulgado sobre a relação estranhíssima

   Marcos Rocha viaja, Gonçalves assume o governo:  poderia haver reaproximação? Governador diz que nada mudou

Marcos Rocha viaja, Gonçalves assume o governo: poderia haver reaproximação? Governador diz que nada mudou

                Mudança no ar? O governador Marcos Rocha nega. Tudo continua como antes. Mesmo que o vice-governador Sérgio Gonçalves tenha assumido

Aqui, discurso feminista e pró gays; lá, apoio a uma ditadura sanguinária que os mata em nome da religião

Aqui, discurso feminista e pró gays; lá, apoio a uma ditadura sanguinária que os mata em nome da religião

            Claro que não são todos, mas uma maioria sim! Os esquerdistas hipócritas, que defendem pautas como a luta antifeminicídio e o respeito a

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)