Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 15/03/09


Primeira Mão - 15/03/09 - Gente de Opinião


UMA VISITA HISTÓRICA, COM ALTO ASTRAL E SEM DANOS POLÍTICOS
 

Ainda no rescaldo da visita do presidente Lula a Porto Velho, enquanto se imaginava , só no exagero, é claro, “mortos e feridos” por causa de disputas políticas, todos saíram ilesos. Na visita às obras das hidrelétricas (a foto é do site Rondoniagora) e no projeto Acreditar, Lula conversou, brincou e até andou com um chapéu que lhe foi presenteado pelo governador Ivo Cassol. O clima de bom humor e cordialidade entre os dois foi notório. Depois, no evento mais político e popular, onde lideranças do PT de Roberto Sobrinho e aliados reuniram uma pequena multidão no bairro JK, as atenções principais do Presidente, é claro, foram para a companheirada. Foi uma série de encontros civilizada, pelo menos na frente de Lula, entre várias lideranças com interesses completamente divergentes. Cassol e Sobrinho e seus respectivos partidários, dos quais se poderia esperar algum problema em função de críticas que têm trocado – algumas mais sutis, outras nem tanto – não deixaram transpirar quase nada da disputa doméstica, durante a estadia presidencial. Foi um momento histórico para a Capital e para o Estado, em que um Chefe da Nação ficou quase dez horas por aqui. E o que ficou para destacar, como ingrediente principal, foram o alto astral e as boas notícias trazidas pelo Presidente e levadas daqui para Brasília por ele.

PAIS E MÃES

Como era de se esperar, a questão da transposição dos servidores do ex-Território agora tem algumas dezenas de pais e de mães, já que as chances do assunto vir a ser resolvido, depois de longos anos, é realmente grande.

VITÓRIA DE TODOS

Todos os membros da bancada federal, sem exceção, partidos políticos, sindicalistas da CUT e outras centrais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e, enfim, todas as lideranças políticas não querem ficar de fora, quando a transposição sair. Na verdade, se isso ocorrer, terá sido uma vitória de todos e não de qualquer indivíduo.

HERDEIRO DO TRONO

O secretário de Meio Ambiente, Cletho Muniz de Brito, passou o final de semana contando a amigos como foi se encontrar com o herdeiro do trono britânico. Brito participou de reunião com o Príncipe Charles em Manaus. O destacado membro da família real tem interesse em problemas ambientais e quer investir na Amazônia.

DOM QUIXOTE

Tem um personagem nessas terras de Rondônia que merece ser destacado por seu trabalho e perseverança. Paulo Andrade, presidente da Rongás, já foi, tal qual Dom Quixote, uma voz solitária lutando contra moinhos, para conseguir sensibilizar o governo federal para a construção do gasoduto.

BATALHOU MUITO

No caminho, contudo, foi angariando apoios de praticamente todas as forças políticas e empresariais do Estado. Trabalhando em silêncio, como um técnico preparado, com abnegação em defesa do que acredita, Andrade volta a sorrir com a retomada da luta do Estado pelo gasoduto. Se depender da batalha dele, a obra vai sair, mesmo que demore.

NA PRESSÃO

Se o gasoduto volta à pauta, depois da própria ministra Dilma Roussef ter dito que ele não é viável economicamente, é porque há alguma luz no final do túnel. Para o governo federal, a obra já estava descartada. Voltou a ser discutida graças a pressão dos rondonienses, do governo à bancada federal e ao empresariado.

E A MÃE?

A ausência da mãe do PAC na comitiva presidencial que esteve em Rondônia esta semana frustrou muita gente. A “cumpanheirada” tinha preparado uma recepção à altura da pré-candidata à sucessão de Lula. Ficou para a próxima.

AMIGÃO

Não deu outra. Como a coluna tinha contado dias atrás, o presidente Lula não perdeu a chance de demonstrar toda a sua amizade com o rondoniense Odair Cordeiro. Chegou a fazer uma brincadeira, lembrando que várias vezes dormiu na casa de Odair. É amizade que o tempo e nem o cargo presidencial diminuíram.

E NOSSOS PROBLEMAS?

Não tem nada mais importante para fazer em relação ao nosso país? Senadores do PTe de partidos de esquerda, com todos os problemas que o Brasil tem, pediram uma audiência com o ministro Tarso Genro. O motivo: solidarizarem-se com Genro pela decisão de não extraditar o terrorista Cesare Batista para a Itália.

AMBIGUIDADE

Batista, condenado na Itália por assassinar quatro pessoas, está prestes a ficar livre no Brasil. Representantes da esquerda brasileira – que tanto denunciaram, com razão, o terrorismo do regime militar – agora se unem para salvar a pele de um criminoso, sentenciado pelo Judiciário de um país democrático, onde impera a lei. 

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br 
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marquise apresenta proposta para assumir 60 por cento do recolhimento do lixo, em parceria com a ECO PVH

Marquise apresenta proposta para assumir 60 por cento do recolhimento do lixo, em parceria com a ECO PVH

            Enfim, surge uma luz no fim do túnel para resolver a cada vez pior situação do recolhimento de lixo em Porto Velho. Embora ainda não ofic

Todos vão fazer como o senado e se acovardar sobre as estranhas relações de ministros do STF com Vorcaro?

Todos vão fazer como o senado e se acovardar sobre as estranhas relações de ministros do STF com Vorcaro?

         É inacreditável que o país assista e principalmente o Senado, de braços cruzados, o que está sendo divulgado sobre a relação estranhíssima

   Marcos Rocha viaja, Gonçalves assume o governo:  poderia haver reaproximação? Governador diz que nada mudou

Marcos Rocha viaja, Gonçalves assume o governo: poderia haver reaproximação? Governador diz que nada mudou

                Mudança no ar? O governador Marcos Rocha nega. Tudo continua como antes. Mesmo que o vice-governador Sérgio Gonçalves tenha assumido

Aqui, discurso feminista e pró gays; lá, apoio a uma ditadura sanguinária que os mata em nome da religião

Aqui, discurso feminista e pró gays; lá, apoio a uma ditadura sanguinária que os mata em nome da religião

            Claro que não são todos, mas uma maioria sim! Os esquerdistas hipócritas, que defendem pautas como a luta antifeminicídio e o respeito a

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)