Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 20/09/11


Primeira Mão - 20/09/11 - Gente de Opinião

DO TOTAL DE ACIDENTADOS, 36%
BEBERAM ANTES DE DIRIGIR
 
Quando estão nas ruas, fazendo as famosas “batidas” no trânsito, os policiais se defrontam com vários motoristas senão caindo, ao menos com claros sinais de embriaguez. Nada podem fazer de mais sério, porque a prova principal, a do bafômetro, raramente é autorizada pelo sujeito que bebeu e saiu dirigindo. Só se estiver mesmo fora do ar, com a cara cheia demais, é que o motorista vai aceitar produzir prova contra si mesmo. O policial pode ameaçar, pode recolher a habilitação, pode ameaçar de prisão. Só. Pouco depois, o irresponsável tem que ser solto, sem qualquer sanção mais grave. No Congresso querem mudar a lei para torná-la ainda mais dura, mas tudo empaca na Constituição, que foi feita, em muitos itens, para garantir a impunidade.
 
Mas há um lugar onde os bêbados não podem mentir. Vítimas ou causadores de acidentes, eles acabam no Hospital João Paulo II. Mentem para a polícia, quando são parados, mas aos médicos, não cometem a loucura de enganar, porque muitas vezes seu tratamento – e até suas vidas – dependem das informações corretas que darão aos profissionais que os atendem. E aí é que vem um número assustador. Apesar das autoridades dizerem que são poucos os motoristas flagrados com sintomas de embriaguez, a realidade no João Paulo II, para onde vão os acidentados, vilões e vítimas, a história é bem outra. Nada menos do que 36% dos envolvidos em algum tipo de acidentes de trânsito confidenciam aos médicos (Vídeo AQUI) que beberam sim, alguns muito. E mesmo assim saíram para dirigir. Podem ser bêbados e irresponsáveis. Podem colocar a vida dos outros em perigo. Mas não mentem, porque querem se salvar. Os números são reais, fazem parte das estatísticas. A polícia só não os têm porque, ao que parece, não se interessou em tê-los. Se quisesse, poderia descobrir que o número de bebuns no trânsito é muito, mas muito maior do que as estatísticas oficiais alardeiam.
 
 
 
AINDA ZEQUINHA
 
Nova pesquisa não oficial de intenção de votos em Porto Velho, que anda circulando, mantém o deputado Zequinha Araújo à frente de outros nomes conhecidos com perto de dez pontos percentuais de vantagem. Mauro Nazif e Lindomar Garçon vem em seguida, praticamente empatados. A surpresa é o quarto colocado: Expedito Júnior, mas também na área do empate técnico. No mesmo grupo estão Epifânia Barbosa e Valter Araújo.
 
 
 
SILÊNCIO
 
Por enquanto, silêncio total. A Câmara Municipal de Porto Velho ainda não anunciou para quantas cadeiras aumentará a representação dos nobres edis a partir do ano que vem. Pela nova lei, absurda, criada por políticos para ampliar suas bases eleitorais e abrir espaço para apaniguados, praticamente todos os legislativos do país crescerão. Na Capital, ficará entre 21 e 23 cadeiras. Precisa? A resposta todos sabem.
 
 
 
QUER O SENADO
 
O presidente regional do novo PSD, deputado federal Moreira Mendes, disse com todas as letras que não disputará a Prefeitura de Porto Velho. Mas que seu partido buscará aliados fortes. Citou como possibilidade até um acordo com o PT. Mas já namora o PSB de Mauro Nazif. Os planos pessoais de Moreira são os de disputar uma vaga ao Senado em 2014.
 
 
 
CRUELDADE
 
Quanto tempo a sociedade suportará tanta crueldade em silêncio? Nesta semana, mais um facínora trucidou uma jovem mulher, em Porto Velho. Preso, confessou tudo, contou a forma animalesca com que tratou a sua vítima. Ficará algum tempo na cadeia e depois terá progressão de pena. Casos como esse se multiplicam pelo país todo e nada de mudar as leis brandas contra crimes dantescos. Um dia, quem sabe, a sociedade brasileira aprenderá a se defender. Dos bandidos e das leis que os protegem...
 
 
 
FALTA POUCO
Falta só o DEM de José Bianco bater o martelo. Os tucanos praticamente já definiram, internamente, que vão se aliar à pré candidatura de Miguel de Souza para a Prefeitura, como a coluna já antecipou há várias semanas. Nos bastidores, o PSDB acertou tudo com Miguel. Se Bianco e o DEM derem sinal verde, Miguel vai mesmo para a disputa pelo comando político de Porto Velho. A decisão, portanto, passa pelo ex-governador e atual prefeito de Ji-Paraná.
 
 
 
DESCULPAS ACEITAS
Baixou a poeira nas relações governo-Assembleia. Um pedido de desculpas vindo do Palácio Presidente Vargas serviu para colocar água fria na fogueira que começava a se formar. Um dos mais indignados, o ex-presidente da ALE, Neodi Carlos, aceitou o pedido e teve a garantia de que não se repetirão falhas como as que o exclui de evento em Machadinho. Neodi, elegante e de diálogo, entendeu a falha. As coisas, então, melhoraram nas relações entre os dois poderes.
 
 
 
VIOLÊNCIA NO CAMPO
A TV mostrou. A violência chegou com tudo em sítios, pequenas propriedade e fazendas, na região de Ariquemes. Bandidos fortemente armados atacam famílias inteiras, usando de ameaças, agredindo e tornando a vida da gente do campo ainda mais difícil. Quando presos, esses vagabundos ficam algumas semanas na cadeia e depois são soltos de novo, para voltar a atacar. Pobre do brasileiro trabalhador!
PERGUNTINHA
 
Qual o próximo ministro do PMDB que sairá pela porta dos fundos do governo Dilma Rousseff?
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marquise apresenta proposta para assumir 60 por cento do recolhimento do lixo, em parceria com a ECO PVH

Marquise apresenta proposta para assumir 60 por cento do recolhimento do lixo, em parceria com a ECO PVH

            Enfim, surge uma luz no fim do túnel para resolver a cada vez pior situação do recolhimento de lixo em Porto Velho. Embora ainda não ofic

Todos vão fazer como o senado e se acovardar sobre as estranhas relações de ministros do STF com Vorcaro?

Todos vão fazer como o senado e se acovardar sobre as estranhas relações de ministros do STF com Vorcaro?

         É inacreditável que o país assista e principalmente o Senado, de braços cruzados, o que está sendo divulgado sobre a relação estranhíssima

   Marcos Rocha viaja, Gonçalves assume o governo:  poderia haver reaproximação? Governador diz que nada mudou

Marcos Rocha viaja, Gonçalves assume o governo: poderia haver reaproximação? Governador diz que nada mudou

                Mudança no ar? O governador Marcos Rocha nega. Tudo continua como antes. Mesmo que o vice-governador Sérgio Gonçalves tenha assumido

Aqui, discurso feminista e pró gays; lá, apoio a uma ditadura sanguinária que os mata em nome da religião

Aqui, discurso feminista e pró gays; lá, apoio a uma ditadura sanguinária que os mata em nome da religião

            Claro que não são todos, mas uma maioria sim! Os esquerdistas hipócritas, que defendem pautas como a luta antifeminicídio e o respeito a

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)