Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Silvio Persivo

A Ética e as Empresas


  
Silvio Persivo (*)

Entre os especialistas em desenvolvimento há o consenso de que o estado é um mau gestor e seu aumento gera burocracia, corrupção e impede o estimulo a um ambiente adequado ao empreendedorismo, ou seja, quanto mais o estado intervém na sociedade maiores os obstáculos para criar uma iniciativa privada saudável e mais corrupção. No entanto, como agora vemos na avalanche de casos que provém do “Mensalão” passa por espionagens que envolvem o empresário Daniel Dantas e desemboca na prisão de dirigentes da Camargo Corrêa quando se trata de corrupção não é muito fácil isolar o público do privado. E nas obras, no lixo, no transporte coletivo e nos contratos de prestação de serviços há toda uma história a ser revelada e escrita.

É impossível não constatar que no meio dos escândalos públicos há sempre as impressões digitais de empresários e/ou de empresas privadas. E, por mais que se criem  mecanismos para reforçar o comportamento social e ético das empresas, não se pode esconder que, nos escândalos do cotidiano, na maioria das vezes, estão envolvidas  empresas de todos os tipos. Na busca do lucro fácil se abandonam às atividades de desenvolver melhorias em inovação e aumento da produtividade em troca de propinas e de crescimento rápido sempre com os riscos muito elevados que tais práticas acarretam, principalmente, com a atuação cada vez mais forte do Ministério Público e o fortalecimento das agências de investigação.
 
No Brasil, onde os mecanismos de acompanhamento e punição de tais práticas ainda são frouxos, há empresas, como ficou patente com as de Marcos Valério, que crescem com uma rapidez impressionante por ligações políticas. O problema parece ser que, quando se alcança um determinado tamanho, é impossível não ganhar visibilidade e não chamar a atenção para a forma como isto acontece, mas, o fato real é que, na guerra por espaços comerciais, na qual, em geral, o estado possui uma participação relevante seja como comprador, seja como concessionário ou meramente como facilitador de certas questões, o favor de agentes políticos, ou funcionários públicos, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso, daí a facilidade para que se estabeleça algum tipo de relação que acaba sendo espúria. Segundo a Transparência Brasil um dado típico de tal simbiose é o fato de que, de todas as empresas que participam de licitações no país, 62% receberam pedidos de propinas ou outros tipos de pagamentos para conquistar contratos. Ou seja, embora a corrupção pública seja execrada não é possível dissociar a pública da privada.

O que acontece, na grande maioria das vezes, é que a punição se restringe aos gestores de recursos públicos que são, imediatamente, execrados sem que se dê maior atenção aos corruptores. No entanto, como comprovam episódios em que agentes públicos foram flagrados pedindo propinas que geraram CPIs, não há corrupto sem corruptor. Por isto mesmo na democracia é indispensável criar mecanismos e controles éticos na gestão do próprio negócio até para evitar as tentações. Afinal se, no mundo dos negócios, santos não prosperam, é muito melhor prosperar devagar e solidamente do que ultrapassar limites que põem em risco o próprio nome, o patrimônio e até a família que, muitas vezes, paga inocentemente os pecados empresariais.

(*) Professor da UNIR

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os desafios do Brasil num cenário global adverso

Os desafios do Brasil num cenário global adverso

Quais são os objetivos centrais das políticas públicas adotadas pela quase totalidade dos 193 países membros da Organização das Nações Unidas? Em te

Aumento do imposto de importação já eleva preços dos celulares no Brasil

Aumento do imposto de importação já eleva preços dos celulares no Brasil

O aumento do imposto de importação sobre smartphones, oficializado pela Resolução Gecex nº 852/2026, já começa a gerar impacto no mercado. A alíquot

Reforma Tributária: a conta será mais pesada para MEIs e pequenas empresas

Reforma Tributária: a conta será mais pesada para MEIs e pequenas empresas

Os pequenos negócios são a espinha dorsal da economia brasileira. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indicam

Cultura e gosto popular: entre a grande arte e o viral

Cultura e gosto popular: entre a grande arte e o viral

Sinceramente, poucas vezes consigo me sintonizar com os pensamentos de Donald Trump - figura marcante no cenário político moderno e, como todo magna

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)