Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Silvio Persivo

A SUB-EDUCAÇÃO


Se há um consenso no país, um discurso unificado de todos os partidos e políticos é o de que a educação se impõe como essencial para a construção do futuro. Nas campanhas não há discurso mais utilizado do que o da necessidade de educação. Nos governos, no exercício do poder a prioridade some, como somem os recursos e a importância do tema. O sr. Lulla da Silva, por exemplo, sempre criticou a falta de verbas para a educação e as políticas públicas de seus antecessores, porém, no governo, o incremento de verbas fluiu para a publicidade e para criar novas instituições deficitárias invés de melhorar o que sempre criticou. Virou exemplo propaganda enganosa.

O ensino universal no Brasil, ou seja, concebido para atingir todas as pessoas continua sendo uma utopia. Os discursos vigentes de ensino público, gratuito, de qualidade e progressista, eliminando preconceitos e assegurando a cidadania, se transformaram, na prática, no Prouni, um programa para encher as bolsas dos empresários privados, no estabelecimento de cotas, um instrumento equivocado que estimula o racismo e o ensino ruim e o esvaziamento acelerado da universidade pública pelo seu sucateamento.

Não se precisa de milhões em diagnósticos para se constatar que o ensino está reduzido a um treinamento ruim, uma instrumentalização das pessoas que as coloca despreparadas para a competitividade implacável e sem preparo empreendedor. Acabam saindo das faculdades sem saber o que fazer com o que aprenderam (quando aprenderam) o que não é de espantar. As nossas escolas não acompanham sequer as mudanças tecnológicas básicas como as do uso de imagens e computadores. Há professores que não podem sequer comprar um livro quanto mais um notebook. Sem salários, sem formação, sem saída buscam a sobrevivência da forma que podem e até se repetindo, sem sucesso, em greves inúteis.

O fantástico é que se exige que sejam inovadores, criativos, exemplos de interseção entre a teoria e a prática munidos dos espetaculares instrumentos de cuspe e giz ou pincel, quando tem. O certo é que o projeto educacional brasileiro reproduz a lógica perversa da economia que pede alta produtividade do trabalhador mal pago, embora no ensino haja um “plus” pior, os instrumentos de produção são dos tempos da caverna. Nem sequer o básico, uma biblioteca de qualidade, as universidades públicas possuem, quanto mais falar em coisas menos básicas como disponibilidade de micros, softs, data-show. Porém, se duvidar, como fez com a saúde, é capaz de se divulgar que temos um ensino próximo da perfeição. E, com todo este descalabro, o troglodita-mor quer mais quatro anos para piorar tudo mais ainda. Deus salve a América!

Fonte: Sílvio Persivo

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os desafios do Brasil num cenário global adverso

Os desafios do Brasil num cenário global adverso

Quais são os objetivos centrais das políticas públicas adotadas pela quase totalidade dos 193 países membros da Organização das Nações Unidas? Em te

Aumento do imposto de importação já eleva preços dos celulares no Brasil

Aumento do imposto de importação já eleva preços dos celulares no Brasil

O aumento do imposto de importação sobre smartphones, oficializado pela Resolução Gecex nº 852/2026, já começa a gerar impacto no mercado. A alíquot

Reforma Tributária: a conta será mais pesada para MEIs e pequenas empresas

Reforma Tributária: a conta será mais pesada para MEIs e pequenas empresas

Os pequenos negócios são a espinha dorsal da economia brasileira. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indicam

Cultura e gosto popular: entre a grande arte e o viral

Cultura e gosto popular: entre a grande arte e o viral

Sinceramente, poucas vezes consigo me sintonizar com os pensamentos de Donald Trump - figura marcante no cenário político moderno e, como todo magna

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)