Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

A incrível saga do Quilombo dos Palmares no Novo Mundo + Lenha na Fogueira e EFMM


A incrível saga do Quilombo dos Palmares no Novo Mundo + Lenha na Fogueira e EFMM - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

Em meio a tanta notícia negativa em virtude da Pandemia provocada pelo novo Coronavírus.

***********

Eis que surge uma notícia mais que alvissareira para o nosso estado e em especial para a capital Porto Velho.

**********

A semana começou com a divulgação por parte prefeito Hildon Chaves de que as obras de revitalização ou recuperação do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré breve serão entregues à população.

**********

A saga que envolve a revitalização do complexo ferroviário, vem de muito tempo, ou melhor, desde quando o governo federal mandou o exército brasileiro erradica-la, o que se complementou em 1972.

**********

Depois disso, a luta de nós os rondonienses natos, jamais parou, em prol de sua revitalização com a volta do funcionamento do trem, pelo menos no trecho entre Porto Velho e Santo Antônio.

**********

Em parte, o povo viu sua luta ser recompensada, quando o governador Jorge Teixeira de Oliveira fez o trem trafegar não apenas até a Vila de Santo Antônio, mas, até o Teotônio.

**********

Ninguém soube explicar o porquê o trenzinho como era chamado carinhosamente pela população parou de trafegar e mais uma vez, o rondoniense e todos que amam a Madeira Mamoré voltou a lutar pela sua revitalização;

***********

O que mais uma vez conseguiu, graças ao governador Oswaldo Piana que aprovou e colocou em prática o Projeto da Arquiteta portovelhense Zora Motta que realmente criou o que passou a ser conhecido como Complexo da Madeira Mamoré.

**********

Mais uma vez o trem voltou a trafegar, só que por poucos meses, mais voltou e deixou o povo feliz.

***********

 

Tudo que foi feito, até o prefeito Hildon Chaves deve ao governo de Oswaldo Piana.

***********

Roberto Sobrinho tentou fazer alguma coisa, mais o que fez foi descaracterizar o que o Piana construiu.

**********

Agora o prefeito Hildon Chaves com o apoio da Santo Antônio Energia realmente está fazendo um trabalho digno da história da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

**********

Garantindo que as obras do complexo da EFMM será entregue em poucos meses.

***********

Está incluído no projeto um amplo complexo turístico com mirantes, cafés, bares, restaurantes, local para a venda de produtos regionais e vinhos finos.

***********
As obras de revitalização do complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) em Porto Velho estão em ritmo acelerado e, em poucos meses, devem ser entregues a população. A informação foi dada pelo prefeito, Hildon Chaves, durante vistoria às obras, no último fim de semana.

**********

“A EFMM é um monumento grandioso, cujo patrimônio simboliza um período estratégico da história do Brasil”.

************

Este espaço, que traz orgulho para todo porto-velhense, está tomando forma sem esquecer a história e a construção antiga vai se harmonizando com a modernidade”, completou.

**********

Há um cuidado especial com a contenção do barranco do rio Madeira, na região dos galpões e ainda a restauração do Cemitério da Candelária.

**********

O grande teste da contenção do Rio Madeira começa agora com a BAIXA das águas provocadas pelo Verão Amazônico.

***********

O prefeito também destacou, que aproximadamente 200 operários, entre empregos diretos e indiretos, estão no canteiro de obras. A demanda é grande, pois a área é de 114.000 m², o equivalente a 16 campos de futebol.

************

Órgãos municipais, estaduais e federais participaram das fases de elaboração do projeto para garantir que as intervenções planejadas pudessem manter as características do local, ou seja, preservar o patrimônio histórico para que haja funcionalidade e visibilidade.

************

Foram envolvidos nesta fase, a Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além do Ministério Púbico Federal (MPF).

***********

O investimento na obra é de R$ 30 milhões, sendo que a maior parte do recurso integra as ações de compensação da Santo Antônio Energia (SAE).

***********

Que bom que ainda podemos divulgar notícia tão alvissareira para a população de Rondônia em especial nossa capital Porto Velho.

**********

Valeu prefeito!


A incrível saga do Quilombo dos Palmares no Novo Mundo + Lenha na Fogueira e EFMM - Gente de Opinião

O FILHO DAQUELA QUE MAIS BRILHA

A incrível saga do Quilombo dos Palmares no Novo Mundo

 

Vivendo em Israel, mas com raízes nordestinas, o autor Jp Santsil narra em seu romance de ficção histórica a incrível saga do Quilombo dos Palmares no Novo Mundo, e a trajetória de vida do seu líder Zumbi dos Palmares desde seu nascimento na N’gola N’janga (como era chamado o quilombo pelos descendentes africanos do antigo Congo), até a sua brutal morte nos sumidouros do atual Estado do Alagoas, assassinado pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho.

A narrativa começa contando a história de um preto velho griot de nome Djeli, descendente dos antigos povos Mandês, os Mandinkas. Esse sábio ancião africano se torna o tutor espiritual e moral do jovem príncipe de Palmares, N’zambi. Quando este retorna ao quilombo após nove anos de sua captura por uma expedição portuguesa que incendiou boa parte desse refúgio dos negros escravizados no Novo Mundo.

O príncipe de Palmares, depois que retorna à N’gola N’janga, resolve viver junto ao preto velho Djeli. Pois sente em seu coração que poderia aprender muito da sua tradição africana, observando e escutando as ações e palavras deste ancião griot. Djeli vê em N’zambi o cumprimento de uma antiga profecia africana segundo a qual de tempos em tempos, no fim e no início de uma nova era, quando uma geração entra em caos, e o povo desta geração está em grande sofrimento e tamanha ignorância do Sagrado e Eterno Contínuo, surge um homem dotado de toda a força, o Grande Guerreiro que é o Filho Daquela Que Mais Brilha. E investe todos os seus esforços preparando o jovem N’zambi para ser esse grande guerreiro libertador.

A saga tem palco no período historicamente conhecido como Brasil Colonial, no Outeiro ou Serra da Barriga na antiga Capitania de Pernambuco, ou Nova Lusitânia, como era chamada pelos colonos portugueses, que compreendia os atuais estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e a porção ocidental da Bahia. E nos conta uma história de amor e luta, esperança e liberdade, e crenças messiânicas em um período trágico da história brasileira.

Esta obra retrata os fatos verídicos da época, envolta em uma bela e inteligente ficção imaginativa. Comprovando a sagacidade e habilidade do autor, que provavelmente mergulhou a fundo na história, revivendo e coligando os muitos personagens, ambientes e situações que vão além das paliçadas do Quilombo dos Palmares.

Embasada em sete anos de pesquisa com viagens a Lisboa e Amsterdam e, quatro anos de escrita. A seguinte obra de ficção histórica literária, questiona: O que há de engodo? E, o que há de verdade nessa história? Desmistificando relatos, ou até, mitificando fatos não só da história do Quilombo dos Palmares, seus líderes e oponentes, como, também, revelando segredos e mistérios ocultos da descoberta e fundação do Brasil. Que vai desde a Europa Medieval, a inquisição católica e o aculturamento dos judeus sefarditas em cristãos-novos, e seus movimentos criptojudeus libertários, até a África e os seus muitos originais impérios africanos, desembarcando em terras dos nativos e originais povos das florestas tropicais sul-americanas, classificados pejorica e ignorantemente, como: "índios", pelos cristãos ibéricos europeus. Relatando, também, a colonização espanhola e holandesa, em especial, a Capitania de Pernambuco.

Também, desmascara a fantasia histórica criada pelos diversos movimentos de ativismo negro, em relação a Palmares e seus líderes, para embasar as suas causas e objetivos. Não procurando agradar nem a grego e, nem a troianos, nem a "pretos" e, nem a "brancos", mas buscando relatar um pouco de verdade histórica, sem manipulações partidárias.

Obra indispensável não só para os brasileiros, como também para aqueles que querem entender esse grande holocausto humano que foi a escravidão nas Américas e seus processos abolicionistas. É também uma divertida forma de se ler a história, sendo romanceada, em que os personagens são vivos, falam e pensam, indo muito mais além dos livros acadêmicos, em que os historiadores relatam apenas ações, cujo esses mesmos personagens não são animados, mas cadáveres expostos nos museus das letras. Sendo, um documento animado, dramatizado e romantizado, sem partido, dando aos personagens emoção e vida.

Se quiserem não tão-somente entender, mas viver o que aconteceu no período colonial português, holandês e espanhol no Brasil, não deixem de ler esta incrível obra com que o autor Jp Santsil presenteou a humanidade, com:

O FILHO DAQUELA QUE MAIS BRILHA: A incrível saga do Quilombo dos Palmares no Novo Mundo.

Essa Grande Obra pode ser adquirida aqui:

Site da Chiado Books (frete grátis para todo o Brasil, lembrando que é necessário trocar a moeda de EURO para REAL: https://www.chiadobooks.com/livraria/o-filho-daquela-que-mais-brilha-a-incrivel-saga-do-quilombo-dos-palmares-no-novo-mundo

E, para mais informações visite: https://www.jpsantsil.com  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)