Porto Velho (RO) sexta-feira, 5 de junho de 2020
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Itaú Cultural lança Arte como respiro: múltiplos editais para apoiar artistas + Lenha na Fogueira


Itaú Cultural lança Arte como respiro:  múltiplos editais para apoiar artistas + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Chamamos atenção para o Edital do Itau Cultural, publicado na tarde de ontem, que oferece aporte financeiro, para Projetos Culturais realizados durante a pandemia provocada pelo coronavírus.

**********

120 Projetos serão contemplados com pelo menos 10 Mil de aporte financeiro. É uma ótima atitude do Rumos Itau Cultural.

**********.

As inscrições serão abertas na próxima segunda feira dia 6. Vamos participar ou tentar aprovar nossos Projetos.

**********

Taí um exemplo que deveria ser seguido, por órgãos governamentais, que trabalham com cultura, como é o caso da Sejucel e da Funcultural.

*******

Bem que o governo estadual poderia publicar Edital de seleção de Projetos Culturais que devem ser desenvolvidos durante a quarentena.

**********

Não custa nada adaptar o Edital do Rumos Itau a realidade do nosso estado e município.

***********

Só tem que agir o mais rápido possível. Com certeza os artistas agradecerão a iniciativa.

**********

Em tempo de Coronavírus, é preciso fazer alguma coisa, ou aproveitar a criatividade do brasileiro, em especial, dos artistas residentes em Rondônia e no caso da Funcultural dos residentes em Porto Velho.

*********

Destinar através de Edital, um valor razoável aos artistas músicos/cantores para que os mesmos individualmente, já que não é tempo de participar de reunião, apresentem um espetáculo musical, direto das suas residências, só que o local onde estará acontecendo a apresentação, deve contar com um cenário que chame a atenção do expectador, para os cuidados a serem tomados em tempo de coronavírus.

*********

O mesmo deve acontecer com os atores que podem produzir peças individuais e transmitir via lives.

*********

Palhaços, humoristas. Instrumentistas, poetas, artista plástico, contador de história, historiador etc., também devem ter oportunidade nos Editais. Fica a dica!

*********

Mudando de assunto:

**********

Hoje é o último dia para quem estiver exercendo cargo público, pedir demissão, caso queira se candidatar nas próximas eleições de vereador e prefeito.

*********

Também é o último dia para os políticos trocarem de partido sem prejuízo, ou seja, não perde o mandato.

**********

Por enquanto, só quem desistiu da candidatura à prefeitura, foi o Secretário de Saúde de Rondônia Fernando Máximo que até então, estava sendo cotado para ser o candidato do governador Coronel Marcos Rocha a prefeito de Porto Velho, inclusive, foi divulgado que a primeira Dama seria a candidata a vice-prefeita na chapa do Fernando Máximo. Outra pessoa que também teve o nome citado como provável candidato a vice do secretário de Saúde, foi o superintendente da Setur Gilvan.

***********

Como nenhum dos citados acima, se afastou do cargo público, quer dizer, que pelo menos até agora, o governador não tem candidato a candidato a prefeito.

**********

Alto lá: O deputado estadual Sargento Eyder Brasil nessas alturas já está se articulando para receber as bênçãos do governador e ver sua candidatura a prefeito de Porto Velho decolar.

**********

Pois é, o coronavírus não perdoa ninguém! Quer ser candidato nas próximas eleições, pergunta ao Covid + 19 se pode.

*********

Antes de tudo, lave as mãos com água e sabão e agora ao sair de casa, use máscara e não esqueça de utilizar álcool em gel.

*********

Vem cá, o Decreto do governo estadual sobre a quarentena não terminou ontem, sexta feira dia 3?

Itaú Cultural lança Arte como respiro:  múltiplos editais para apoiar artistas + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

Itaú Cultural lança Arte como respiro:

múltiplos editais para apoiar artistas

 

Conectado com o amplo movimento espontâneo de criação online no meio artístico, neste período de suspensão social em decorrência da pandemia do COVID-19, o Itaú Cultural abre em seu site, nesta segunda-feira, 6 de abril, as inscrições para Arte como respiro: múltiplos editais de emergência

Desta forma, a instituição se propõe a acolher os artistas obrigados a atuar isoladamente e sem remuneração, neste momento, e a gerar recursos na economia criativa. 

 

Nesta primeira etapa focado em projetos de artes cênicas – circo, dança e teatro –, o edital atua em dois eixos. Um deles, contempla trabalhos produzidos no período da quarentena, em que o proponente poderá propor uma apresentação em tempo real ou enviar o trabalho já gravado em vídeo, desde que realizado nesta condição de recolhimento. O outro, volta-se para um espetáculo cênico completo apresentado em material audiovisual gravado anteriormente, desde que seja ajustado a este período, com uma intervenção gerada no momento de suspensão social.      

O link https://itaucultural.formstack.com/forms/artecomorespiro  é por onde devem ser feitas as inscrições, que encerram no dia 10 (sexta-feira).

A equipe de programadores do Núcleo de Artes Cênicas da organização, selecionará 120 projetos –  até 90 no eixo “trabalhos produzidos na quarentena” e até 30 no eixo “espetáculo cênico completo já gravado” – considerando critérios poéticos, apuro técnico, capacidade de realização e maior possibilidade de recepção de públicos. 

Todos os selecionados receberão valores de até R$ 10 mil como remuneração pelo licenciamento dos direitos autorais do trabalho. Os contemplados serão informados por e-mail no dia 25.  “Em meio a esta pandemia que afeta a todos nós, cada setor precisa estar ainda mais junto para buscar soluções ou formas de diminuirmos o impacto negativo deste momento”, observa Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. “Com esta ação, reafirmamos o nosso papel de fomentar a arte e estimular a difusão do fazer cultural, construído durante mais de três décadas”, continua ele. “Este é um movimento que busca provocar a evolução e capacidade criativa do setor”, completa.   

A finalidade de Arte como respiro: múltiplos editais de emergência é reconhecer e gerar recursos, a partir das crescentes práticas artísticas compartilhadas pelas redes sociais. A instituição crê que, ao acolher um recorte de indivíduos ou coletivos que não têm possibilidade de se expressar, hoje em especial, pode contribuir também para a economia criativa. “Acreditamos que as instituições que têm condições semelhantes a nós, possam desenvolver programas e ações para oferecer mais imaginação, criatividade e oxigênio afetivo, em circunstâncias tão difíceis para a população, e, ao mesmo tempo, garantir algum apoio para a economia da cultura”, completa Saron.  

Os trabalhos selecionados neste edital serão apresentados ao público de acordo com a agenda organizada pela equipe de artes cênicas dentro do prazo de até dois meses, podendo ser alterado diante do quadro social referente à pandemia ou de necessidades da própria organização. Ficará a critério da instituição se a exibição será realizada em sua grade de programação virtual ou por meio dos canais e mídias dos próprios artistas, hipótese em que deverá ser feita menção ao apoio do Itaú Cultural.   

Este edital tem o propósito de abrir espaço e recursos para toda essa movimentação que vimos crescer nas redes e plataformas online nessa temporada de necessidade de isolamento social”, diz Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Artes cênicas da instituição. “É uma forma também de acolher um recorte de grupos e artistas que não estão conseguindo lidar com essa instância do fazer de casa, uma vez que aceitamos materiais audiovisuais produzidos antes da situação do isolamento”, observa ela.  

De acordo com Galianado ponto de vista da curadoria, não haverá disputa entre as duas formas de expressão, apesar de a instituição entender que o nível de exposição e de conexão com o momento atual é maior para quem está fazendo produções na quarentena e que isso será revelado no maior número de propostas aceitas. “Mas é importante ressaltar que não estamos buscando um ranking de super produções e, sim, formas de acolhimento para quem não tem condições de produção nesta situação”, explica. “É uma proposta de interação com esse momento tão singular, estamos construindo e aprendendo juntos.” 

 

Itaú Cultural 

www.itaucultural.org.br 

www.twitter.com/itaucultural 

www.facebook.com/itaucultural 

www.youtube.com/itaucultural 

https://open.spotify.com/user/itaucultural  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Conexão Rondônia realiza live com  Valdete Souza e Silvio Santos - Zekatraca + Lenha na Fogueira e o coronavírus

Conexão Rondônia realiza live com Valdete Souza e Silvio Santos - Zekatraca + Lenha na Fogueira e o coronavírus

Lenha na Fogueira Ontem por um erro de digitação, postei que o governo de Rondônia havia comprado 1.000 mil testes rápido de coronavírus***********O c

Lenha na Fogueira o Arraial Flor do Maracujá 2020

Lenha na Fogueira o Arraial Flor do Maracujá 2020

Lenha na Fogueira Dirigentes de grupos folclóricos, garantem que o Arraial Flor do Maracujá vai acontecer neste ano de 2020, apesar da pandemia do cor

Lenha na Fogueira com o Dia Nacional da Imprensa e o Dia Nacional do Quadrilheiro

Lenha na Fogueira com o Dia Nacional da Imprensa e o Dia Nacional do Quadrilheiro

Lenha na Fogueira                                Dois eventos importantes foram comemorados no dia de ontem, 1º de junho. **********O Dia Nacional da

Linda Kozan - há nove anos é Muito Mais Cultura

Linda Kozan - há nove anos é Muito Mais Cultura

A comunidade cultural, seja de qualquer segmento, passa a semana esperando o sábado chegar, para sintonizar a Rádio Cultura FM 107.9 em especial, no h