Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Leitura coletiva para os apaixonados por romance histórico + Itaú Cultural lança Painel de Dados sobre economia criativa no Brasil


Leitura coletiva para os apaixonados por romance histórico + Itaú Cultural lança Painel de Dados sobre economia criativa no Brasil - Gente de Opinião

Estamos partindo para mais um fim de semana sem que qualquer programação cultural possa acontecer.

**********

Tudo em virtude da Pandemia provocada pelo novo coronavírus – Covid + 19.

*********

A única novidade, é que na próxima terça feira 14, está marcada para acontecer na prefeitura de Porto Velho, provavelmente no gabinete do secretário Basílio no prédio do relógio, uma reunião, cuja pauta será a suspenção de todos os eventos culturais agendados pela Fundação Cultural para o primeiro semestre deste ano.

*********

Assim sendo, o Circuito Junino pode não acontecer sob a coordenação da prefeitura via Funcultural e Semdestur.

***********

Um dos motivos que deverá entrar em discussão durante a reunião, é o cancelamento por todos os grupos folclóricos dos ensaios para apresentações nos eventos oficiais.

**********

Sendo assim, não haverá tempo hábil, caso o Circuito Junino aconteça na data marcada, para os grupos se prepararem.

**********

Quem está super preocupado, é o proprietário da Casa de Espetáculos Talismã 21, pois, depois daquela reunião do superintendente da Sejucel com os dirigentes da Unajup e Federon quando o espaço foi aprovado pelos folcloristas, nunca mais ele (o proprietário) foi procurado pelo governo estadual, confirmando ou não a realização do Arraial Flor do Maracujá na Talismã.

**********

O prejuízo a cada dia se multiplica, pois, vários eventos foram cancelados, em virtude do coronavírus.

********

Mesmo assim, nem tudo está perdido, veja a ação que o ator Juraci Júnior está colocando à disposição da categoria.

*********

Casa em cena discute e apresenta Arte pela Internet

***********

Casa em Cena é um projeto criado para divulgar textos de teatro, poesias e músicas às pessoas que estão em quarentena, e que buscam consumir conteúdo relevante pela internet.

*********

A ação funciona on-line, através de transmissões ao vivo (lives) pelo Instagram do ator e comunicador Juraci Júnior (instagram.com/juracijunior).

*********

O artista traz convidados que participam diretamente de suas casas, interagindo virtualmente, além da participação do público, que tem a liberdade de opinar e comentar sobre as obras que estão sendo apresentadas.

**********

Outro diferencial é o bate-papo sobre trajetória artística, cenário regional e nacional da arte e o comentário das cenas ou textos com os artistas convidados.

**********

A live de estreia aconteceu no dia 07 de abril, ancorada por Juraci Júnior e teve com primeiros convidados o roteirista, ator, diretor e bailarino Francis Madson, direto de Manaus e o diretor e cenógrafo Elcias Villar, de Porto Velho.

**********

A obra escolhida foi “Queridinhos da Mamãe”, espetáculo montado em 2004, com os três artistas.

**********

A programação da “Casa em Cena” continua com convidados de Rondônia, Rio de Janeiro e São Paulo.

*********

Nesta sexta feira 09 de abril, às 19h Leitura de trechos do monólogo “Frei Molambo”, de Lourdes Ramalho, montado pelo Grupo Raízes do Porto e que conquistou os prêmios de Melhor Ator e Melhor Texto no V Festival de Teatro da Amazônia.

**********

Suely Rodrigues é atriz, diretora e iluminadora. Com 30 anos de experiência com a arte, traz em suas obras influências do Nordeste, onde nasceu, e é um importante nome do teatro rondoniense.

**********

Dentre as montagens mais importantes estão os musicais infantis “Minhoca na Cabeça” e “Avoar”, os monólogos “Frei Molambo” e “Confidências de Um Espermatozóide Careca” e “Eu, Vocês e Eles”.

**********

As transmissões ao vivo são feitas no perfil do artista Juraci Júnior, no endereço: instagram.com/juracijunior.

***********

A curadoria é de Duana F. Lopes, visual de Roberta Marisa e produção de Juraci Júnior e Emilli Sousa. Mais informações: 69 99963-0820).


Leitura coletiva para os apaixonados por romance histórico + Itaú Cultural lança Painel de Dados sobre economia criativa no Brasil - Gente de Opinião

LEITURA COLETIVA

Para os apaixonados por romance histórico

 

A Leitura Coletiva da obra “A Filha do Reich” será realizada do dia 20 de abril a 18 de maio.

Os Instagrams/Blogs literários interessados deverão se inscrever até o dia 15 de abril no link: bit.ly/LCAFilhadoReich.

Os Instagrams/Blogs selecionados receberão por e-mail a confirmação de participação da leitura coletiva até dia 17 de abril.

A equipe da LC - Agência de Comunicação te convida para fazer parte desse projeto que tem tudo para ficar na história. O livro é um forte candidato a concorrer a prêmios e traz uma história emocionante com personagens fortes.

Serão selecionados 20 blogs que terão a oportunidade de interagir com outros leitores em um grupo no WhatsApp criado especialmente para essa leitura. Mas corre que as inscrições vão apenas até o dia 10 de abril. Ah! Haverá prêmios para as melhores resenhas e também para quem se antecipar e publicar antes os comentários na Amazon.

Sobre o autor: Paulo Stucchi é jornalista e psicanalista. Formou-se em Comunicação Social pela Unesp Bauru. Ele é especialista em Jornalismo Institucional pela PUC-SP e Mestre em Processos Comunicacionais, com ênfase em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou como jornalista em revistas e jornais impressos, tornando-se editor, por treze anos, de uma publicação segmentada para o setor gráfico. Divide seu tempo entre o trabalho de assessor de comunicação e sua paixão pela literatura, principalmente, romances históricos. Também é autor de Menina – Mitacuña, O Triste Amor de Augusto Ramonet, Natal sem Mamãe e A Fonte.


Leitura coletiva para os apaixonados por romance histórico + Itaú Cultural lança Painel de Dados sobre economia criativa no Brasil - Gente de Opinião

Itaú Cultural lança Painel de Dados sobre economia criativa no Brasil

 

Às 10h da próxima segunda-feira, dia 13, o diretor da instituição, Eduardo Saron, e Leandro Valiati, do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentam a plataforma pelo site e Facebook do Itaú Cultural. Das 15h às 16h30, Valiati falará exclusivamente com os jornalistas sobre a ferramenta por meio de reunião por aplicativo. O Painel de Dados ficará acessível no site da organização, permitindo traçar diversos recortes e leituras de dados sobre o setor. Na segunda-feira, dia 13, será lançado o Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural. Ele traz um panorama da economia criativa no país, a partir de indicadores oficiais de emprego e distribuição de mão de obra por diferentes setores e regiões, entre outros. Construído sobre os eixos mercado de trabalho e empreendimentos; financiamento público à cultura e comércio internacional de produtos e serviços criativos, o Painel traz ferramentas que permitem elaborar diferentes recortes por cidade, estado, região, país.

Neste momento em que a pandemia do covid19 devasta não somente a saúde, como também provoca incertezas sobre a economia, o conjunto destes dados gera evidências sobre o impacto da cadeia produtiva da cultura e fornece elementos para políticas públicas para o setor. No lançamento, será apresentado um primeiro conjunto de dados sobre o peso da economia criativa na distribuição de postos de trabalho no país. Também, o grau de concentração e dispersão do financiamento público à cultura e um comparativo da balança comercial de produtos e serviços culturais em relação a outros setores da economia. O bate papo on-line que marca o lançamento do Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural, será realizado às 10h – com transmissão pelo site e pela página do Itaú Cultural no Facebook (www.itaucultural.org.br e facebook.com/itaucultural).

Participam Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, e Leandro Valiati, professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na parte da tarde, das 15h às 16h30, Valiati conversará sobre esta ferramenta em reunião, exclusiva para os jornalistas inscritos, por meio de aplicativo. Caso tenha interesse em participar, pedimos que nos avise com antecedência para que possamos lhe enviar o link de acesso em tempo hábil. Lançamento: Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural Com Eduardo Saron e Leandro Valiati Dia 13 de abril (segunda-feira), às 10h Transmissão online: www.itaucultural.org.br e facebook.com/itaucultural Conversa Leandro Valiati com os jornalistas: dia 13 de abril (segunda-feira), das 15h às 16h30 Itaú Cultural www.itaucultural.org.br www.twitter.com/itaucultural www.facebook.com/itaucultural www.youtube.com/itaucultural.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)