Porto Velho (RO) sexta-feira, 5 de junho de 2020
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Prêmio seLecT de Arte e Educação abre inscrições + Lenha na Fogueira


Prêmio seLecT de Arte e Educação  abre inscrições + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

É meu amigo, as coisas não estão fáceis nesse tempo de coronavírus. Fica difícil até escrever, em especial, sobre cultura.

**********

Tá tudo parado; não tem show musical, nem encenação teatral, ou qualquer outro tipo de evento cultural ou de lazer.

*********

Não é aconselhável se promover nem festa de aniversário, quanto mais encontro para bater papo curtindo uma cerveja geladinha e tirando gosto com churrasco.

*********

Até velório está restrito a poucas pessoas. Quer dizer: Não é nada aconselhável morrer nesse tempo, ainda mais se a pessoa for muito conhecida.

**********

Futebol parou e ficamos sem a azarações das quintas feiras, com os colegas tirando sarro por seu time ter perdido na rodada de quarta. Tá o maior marasmo.

*********

E o pior, é que tem gente se aproveitando da situação, para fazer política partidária, tem gente querendo tirar proveito do caos.

*********

Ninguém tem certeza até quando vai durar essa Pandemia causada pelo coronavírus.

*********

A peça o Homem de Nazaré foi adiada para setembro; o Arraial Flor do Maracujá também deve ser transferido e até pode não acontecer este ano.

**********

O Mercado Cultural que estava movimentando a Cena cultural de Porto Velho não está promovendo shows e nem mesmo recebendo o público para curtir um chope ou almoçar.

**********

Alguns artistas cantores estão fazendo live tentando distrair seu público.

*********

Os poetas devem nos presentear com declamações e os contadores de histórias com suas histórias e estórias.

*********

Os historiadores deveriam aproveitar, para deixar nossas crianças e adolescentes, conhecendo melhor a história regional.

********

Aqui chamo a atenção dos amigos Anisinho Gorayeb, Alecks Palitot, Marco Antônio Teixeira, Dante, Francisco Matias e tantos outros, a utilizarem as redes sociais e as plataformas digitais, para mostrar o que temos de melhor em se falando de história.

**********

Vamos tentar promover um show musical, cada um dá sua casa, em horários previamente combinados. É só tomar cuidado para não concorrer com os grandes artistas nacionais que estão anunciando que farão lives nesse final de semana.

**********

Você é ator, apresenta um espetáculo teatral. Existem muitas peças que podem ser apresentadas por uma só pessoa.

*********

É professor de música, não custa nada passar seus conhecimentos para os que querem aprender.

*********

É tempo de solidariedade, vamos todos nos ajudar. Se cada um fizer um pouquinho, veremos a Pandemia passar sem perceber.

*********

Lave as mãos com água e sabão e use álcool em gel.

*********

Lembre-se que uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto...

*********

Se cada um fizer a sua parte direitinho, juntos venceremos o coronavírus!


Camisas Educação do Prêmio seleT de Arte e Educação - Gente de Opinião
Camisas Educação do Prêmio seleT de Arte e Educação

Prêmio seLecT de Arte e Educação abre inscrições para sua terceira edição

 

Entre 2 de abril e 30 de junho de 2020, artistas e formadores de todo o País poderão inscrever projetos realizados no biênio 2018-2019 no 3º Prêmio seLecT da Arte e Educação – uma iniciativa da revista seLecT para estimular os vínculos entre a arte e a educação. Serão concedidos dois prêmios de R$ 20.000,00 (Vinte mil reais) para as categorias Artista e Formador. Esta edição conta com a co-realização do Itaú Cultural, que também integra o júri de Premiação.

A categoria Artista contempla autores de obras realizadas entre 2018 e 2019, cujas propostas ou focos de pesquisa envolvam estratégias de formação e mediação, visando promover o pensamento crítico e/ou as relações entre o indivíduo e seu meio social. A categoria Formador contempla professores, agenciadores, mediadores ou instituições responsáveis por projetos comprometidos com uma pedagogia para as artes, assim como com o empreendimento de modelos inovadores de educação da arte ou pela arte.

O 3º Prêmio seLecT da Arte e Educação é patrocinado e co-realizado pelo Itaú Cultural, com apoio da galeria Almeida e Dale e parceria da galeria A Gentil Carioca. Nova categoria A Camisa Educação é um projeto desenvolvido pela Galeria A Gentil Carioca, do Rio de Janeiro, desde 2005.

 

Seleção

O processo seletivo será realizado em três etapas. Na primeira, uma Comissão de Seleção de quatro integrantes fará a pré-seleção de 30 projetos – dez de cada uma das três categorias. Na segunda fase, as obras pré-selecionadas pela Comissão de Seleção serão conhecidas, analisadas e discutidas pelo corpo de quatro jurados da Comissão de Premiação. Cabe à Comissão de Premiação realizar a seleção de um projeto finalista na categoria Camisa Educação; e de dez obras ou projetos finalistas nas categorias Artista e Formador (cinco em cada). O anúncio das dez obras ou projetos finalistas será feito no site www.premio-select.com.br, em agosto de 2020. Na terceira fase, os responsáveis pelas dez obras ou projetos finalistas serão convidados a fazer uma apresentação no 3º Seminário seLecT de Arte e Educação, a ser realizado na sala multiuso do Itaú Cultural, em 14 e 15 de setembro de 2020. Cabe à Comissão de Premiação reunir-se no segundo dia do Seminário e deliberar sobre as duas obras ou projetos vencedores do 3º Prêmio seLecT de Arte e Educação, nas categorias Artista e Formador.

Premiação

Anúncio e entrega dos prêmios serão no dia 15 de setembro, em cerimônia, às 19 horas, na sala multiuso do Itaú Cultural.

Júri

Os Júris de Seleção e Premiação do 3º Prêmio seLecT da Arte e Educação serão presididos por Giselle Beiguelman, artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; e formado por: Heloisa Buarque de Hollanda, escritora, ensaísa e pesquisadora e diretora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ, onde é coordenadora do Laboratório de Tecnologias Sociais, que tem entre seus projetos a Universidade das Quebradas. Diane Lima, curadora independente e pesquisadora, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, focada em experimentar práticas curatoriais multidisciplinares em perspectiva decolonial. Moacir dos Anjos, curador, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco desde 1990 e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará desde 2013. Renata Bittencourt, gestora cultural e pesquisadora, mestre e doutora em História pela Unicamp, com foco na representação do homem e da mulher negra na pintura do século 19. Atualmente, atua como diretora executiva do Instituto Inhotim. Luana Fortes, jornalista, curadora e membro do Núcleo Interdisciplinar de Professores da Faap. Foi redatora-chefe da revista seLecT, produtora da 1ª e 2ª edição do Prêmio seLecT de Arte e Educação e integrante do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake. Valéria Toloi, arquiteta, trabalha com projetos ligados ao campo das artes visuais e formação, com experiência em instituições como Museu de Arte Moderna de São Paulo, Centro Cultural de São Paulo e Santa Rosa Bureau. No Itaú Cultural, atua como gerente do Núcleo de Educação e Relacionamento desde 2012. Paula Alzugaray, curadora independente, critica de arte, editora da revista seLecT, pós doutoranda em História, Crítica e Teoria da Arte na ECA USP; e curadora do Prêmio de Arte e Educação.

Cronograma Inscrições:

De 2 de abril a 30 de junho de 2020 Anúncio dos trinta projetos pré-selecionados: julho/agosto de 2020 Anúncio dos dez projetos selecionados: agosto de 2020 Seminário seLecT de Arte e Educação: 14 e 15 de setembro de 2020 Premiação: 15 de setembro de 2020 Regulamento e inscrições www.premio-select.com.br

Mais informações Informações complementares poderão ser obtidas pelo site www.premio-select.com.br e pelo e-mail [email protected]. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Conexão Rondônia realiza live com  Valdete Souza e Silvio Santos - Zekatraca + Lenha na Fogueira e o coronavírus

Conexão Rondônia realiza live com Valdete Souza e Silvio Santos - Zekatraca + Lenha na Fogueira e o coronavírus

Lenha na Fogueira Ontem por um erro de digitação, postei que o governo de Rondônia havia comprado 1.000 mil testes rápido de coronavírus***********O c

Lenha na Fogueira o Arraial Flor do Maracujá 2020

Lenha na Fogueira o Arraial Flor do Maracujá 2020

Lenha na Fogueira Dirigentes de grupos folclóricos, garantem que o Arraial Flor do Maracujá vai acontecer neste ano de 2020, apesar da pandemia do cor

Lenha na Fogueira com o Dia Nacional da Imprensa e o Dia Nacional do Quadrilheiro

Lenha na Fogueira com o Dia Nacional da Imprensa e o Dia Nacional do Quadrilheiro

Lenha na Fogueira                                Dois eventos importantes foram comemorados no dia de ontem, 1º de junho. **********O Dia Nacional da

Linda Kozan - há nove anos é Muito Mais Cultura

Linda Kozan - há nove anos é Muito Mais Cultura

A comunidade cultural, seja de qualquer segmento, passa a semana esperando o sábado chegar, para sintonizar a Rádio Cultura FM 107.9 em especial, no h