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Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 02//02/09


Zekatraca - Lenha na Fogueira 02//02/09 - Gente de Opinião
CARNAVAL 2009
Musa e Rainha do Galo

A Sociedade Cultural Galo da Meia Noite, elegeu na noite de sábado, a Rainha e a Musa do bloco para o carnaval de 2009. Oito lindas jovens se apresentaram para os jurados e o público, ao som das marchinhas executadas pela banda Carijó. Ao final das apresentações, a promoter Consola convocou o público a atuar como jurado juntamente com os especialistas no assunto Marly. Luiza Ramil e o empresário diretor da JK Confecções. No final da apuração as escolhidas foram, Rainha Jaqueline de Castro Arruda; Musa Wanessa Santiago e Princesa Dani Souza. CLIQUE E VEJA + FOTOS.

Independente de quem foi eleita, o público aplaudiu com entusiasmo todas as candidatas, daí a valorização da vitória conquistada pelas três candidatas, que ganharam o direito de desfilar em cima do Trio Elétrico da Banda Carijó na quinta feira dia 19 de fevereiro.

Após a coroação da Musa e da Rainha do Galo da Meia Noite o público foi presenteado com o show da espetacular mulata Adriana Ferreira. Confira a premiação através das fotos.




Escola de Samba

Fesec forma nova
turma de jurados


A Comissão de Jurados da Fesec vai selecionar 25 entre os participantes do curso 

Zekatraca - Lenha na Fogueira 02//02/09 - Gente de Opinião
Zekatraca - Lenha na Fogueira 02//02/09 - Gente de Opinião


A Federação das Escolas de Samba – Fesec em parceria com a prefeitura através da Fundação Iaripuna realizou sábado e domingo ma Biblioteca Francisco Meirelles o Segundo Curso de Julgadores de Escolas de Samba. O evento contou com mais de sessenta inscritos que receberam orientação dos técnicos, carnavalescos Silvio Santos (Harmonia e Samba Enredo); Antônio Chagas Campo (Mestre Sala e Porta Bandeira); Professora coreógrafa Berenice (Comissão de Frente); José Monteiro (Enredo); Edna Miranda Jorge (Fantasia); Admilson Knightz (Bateria); Ariel Argobe (Alegorias e Adereços) e Hiran Brito Mendes (Evolução). O compositor e pesquisador Carlinhos Maracanã fez uma palestra especial, sobre a importância das escolas de samba na cultura de Porto Velho. 

Foram dois dias nos quais os mais de sessenta participantes foram instruídos como julgar quesito por quesito durante o desfile de uma escola de samba. Contando com recursos técnicos como data show os palestrantes puderam mostrar aos participantes do curso, como se julgar. “A Fesec mostra com esse curso, a seriedade com que vem sendo tratado o nosso carnaval de escola de samba”, disse o professor Aldemir Saldanha, elogiando a participação dos palestrantes. 

Dos que concluíram o curso de Julgador de Escola de Samba o presidente da Comissão Julgadora, carnavalesco Hiran Brito Mendes, vai selecionar 25 e desses, sairão os 18 que irão atuar como julgadores da escolas de samba, nos desfiles dos dias 22 e 23 deste mês.




Hoje 2 de fevereiro, é dia de Iemanjá.

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Se você não sabe, essa entidade é tão respeitada no Brasil que em algumas cidades e até capital como Salvado – BA.

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Hoje é feriado!

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E o que Iemanjá tem a ver com o nosso carnaval?

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Principalmente com a história das nossas escolas de samba?

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Tem muito a ver sim senhor!

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Então vamos à história das nossas escolas de samba onde Iemanjá entra com bastante influência.

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A escola de samba Pobres do Caiari conseguiu seu primeiro tri-campeonato ao vencer os carnavais de 1970/71 e 1972, com os enredos, Sinhá Moça e a Abolição; Isto é Brasil e Brasil Esplendor das Três Raças.

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Os sambas foram todos de autoria desse amigo de vocês que também é conhecido como Silvio Santos.

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Aí, ninguém até sabe explicar, porque a dona Marize resolveu não colocar a escola de samba no carnaval de 1973.

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E assim, durante o carnaval daquele ano, foi à Bahia pesquisar sobre o folclore da terra do Senhor do Bom Fim.

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Depois foi até o Rio de Janeiro, assistir os desfiles das escolas de samba e apesar da idade, invadiu a pista de desfile para falar com o grande Natal presidente da escola de samba Portela.

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De volta a Porto Velho, reuniu a diretoria da escola e além de apresentar um documento assinado pelo Natal dizendo que a Portela a partir daquele dia passaria a ser a Madrinha da escola de Porto Velho.

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Apresentou também o símbolo da Portela que naquele tempo, era uma cartola com uma batuta (Caetano Piloto ainda não havia transformado a águia em símbolo da azul e branco carioca), mais um flâmula.

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Porém, o que mais chamou a atenção dos mais chegados em enredo de escola de samba.

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Foi uma pilha de livros sobre a mesa.

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Depois de falar sobre a conversa com o Natal.

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Dona Marize colocou na mesa, a idéia de colocar na avenida, um enredo falando sobre as festas baianas.

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Como ninguém contestou
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Ela então anunciou o nome do tema da escola para o carnaval de 1974.

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“ODOIÁ BAHIA”.

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Que quer dizer. Salve a Bahia!

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Depois de aprovado o enredo, até porque ninguém tinha coragem de contestar o que a professora Marize decidisse.

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Ela pegou aquele monte de livros, empurrou no meu rumo e disse.

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“Menino leia esses livros e faça o nosso samba enredo”!

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Não teve esse negócio de sinopse não!


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Como a maioria dos livros que ela me entregou eram compostos de “Pontos” de Candomblé/Umbanda e cantigas entoadas por grupos folclóricos de “Maculelê” e “Capoeira” ficou fácil a leitura.

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Isso era lá pelo mês de agosto/setembro de 1973

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Certo Dia, estava tomando umas no Bar Capivara (Depois Bar do Casemiro) e o Bainha chegou triste, mas, muito triste mesmo.

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Perguntei ao mestre o que estava acontecendo e ele abriu o jogo comigo.

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Disse que havia deixado a presidência da Diplomatas do Samba porque o Leônidas despeitado com ele.

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Encabeçou um boicote contra as pessoas que ele Bainha, havia escolhido para compor sua diretoria.

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Disse e me mostrou a carta renuncia.

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Diante disso, pensei comigo, é a oportunidade de levar o Bainha para a Pobres do Caiari.

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Fiz o convite oferecendo a parceria no samba enredo para o carnaval de 1974.

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O mestre me olhou espantado, não querendo acreditar no que estava ouvindo.

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É sério isso que você está dizendo, perguntou para mim!

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Só preciso de um tempo para informar a Dona Marize sobre esse convite.

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Praticamente na mesma hora, fui até a residência da professora e falei sobre o convite que havia formulado ao Bainha.

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E mais, que além da parceria no samba enredo, havia dito que ele seria o Mestre Bateria da Escola.

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Quanto a parceria no samba enredo ela concordou de imediato.

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Agora, disse ela pra mim, quanto a ser Mestre da Bateria você vai ter que conversar com o Zeka Melo.

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Fui ao Zeka Melo e ele concordou.

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Voltei a conversar com o Bainha e tudo ficou acertado.

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Então passamos a trabalhar a letra e a melodia do samba Odoiá Bahia.

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Que contou também com a participação no cavaquinho do Neguinho Menezes e do batuqueiro Haroldo (um dos melhores tocadores de surdo que apareceu por aqui).

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O samba foi feito entre uma talagada de cachaça e um batuque na mesa, no Bar do Gaúcho que ficava na Sete com a Joaquim Nabuco onde hoje está a Compra de Ouro do Carlinhos.

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Aí o leitor pergunta!

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E o que Iemanjá tem a ver com isso?

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A segunda parte do samba diz:

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Dia 2 de fevereiro, os saveiros vão pro mar, vão levar sua homenagem,
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A Rainha Iemanjá.

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Axé! 

Fonte: Sílvio Santos / www.gentedeopiniao.com.br 
[email protected] 

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