Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 11/02/09



A pedido do advogado Ernande Segismundo.
*******
Vamos divulgar a carta que a União dos Blocos – Unibloco enviou ao prefeito Roberto Sobrinho na tarde de ontem.
*******
O conteúdo da missiva se reporta aos desfile do Bloco MIP Folia.
*******
Queremos informar aos leitores, que o teor da carta é de inteira responsabilidade dos dirigentes da Unibloco, apenas cedemos esse espaça]o para sua divulgação.

*******
Informamos ainda aos dirigentes do Bloco MIP Folia que caso achem necessário podem usar este espaço para suas defesas.
*******
Isto posto, vamos à carta da Unibloco.
********
Com o preâmbulo da jornalista Luciana Oliveira.
*******
Uniblocos alerta autoridades para perigo do desfile do MIP.
********
O presidente da União dos Blocos do Carnaval de Rua de Porto Velho – Uniblocos, Ernande Segismundo encaminhou nesta terça-feira (10) uma carta pedindo que seja transferida a data do desfile do Bloco MIP, marcado para o dia 19, o mesmo em que sai o Galo da Meia Noite, o segundo maior bloco da Capital.
*******
A diretoria da uniblocos condena o desfile do MIP no mesmo dia do Galo da Meia Noite por temer que a concentração de foliões na região, acabe comprometendo a segurança pública. O alerta foi dado em carta encaminhada ao prefeito Roberto Sobrinho, ao seu vice Emerson Castro, a Chefe de Gabinete Miriam Saldanna, ao presidente da Fundação Iaripuna, ao presidente da Comissão de análise de Grandes Eventos, a Comandante do Corpo de Bombeiros e ao Comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar.
********
CARTA Nº 001/2009.

********
EXMº. SR. ROBERTO EDUARDO SOBRINHO

*******
DD. PREFEITO MUNICIPAL - PORTO VELHO – RO

*******
Senhor Prefeito
********
Ao tempo em que lhes apresentamos nossos cumprimentos é a presente para apresentar nossa entidade UNIBLOCOS que a partir deste ano coordenará e exercerá a representação coletiva dos Blocos populares de rua sem fins econômicos ou comerciais do Carnaval de Porto Velho, reunindo a princípio: (01) Banda do Vai Quem Quer, (02) Galo da Meia Noite, (03) Bloco Canto da Coruja, (04) Bloco Us Dy Phora, (05) Bloco Calixto & Cia, (06) Bloco Pirarucu do Madeira, (07) Bloco Os Migrantes, (08) Bloco Até que a noite vire dia, (09) Bloco do Alho, (10) Bloco Jatuarana Sul, (11) Bloco Murupi, (12) Bloco do Jegue, (13) Bloco Jamaica, (14) Bloco Accunnera e (15) Bloco do RUN.

********
Ademais, aproveitamos a oportunidade para registrar nossa intensa preocupação com perigo que representa a possibilidade de desfile do Bloco MIP Folia no dia 19.02.2009 (quinta feira) no chamado “circuito” Caiari, com saída prevista para as 20h00 da av. Pinheiro Machado com Av. Presidente Dutra, um pouco antes da saída do Galo da Meia Noite.

Nossa preocupação irrompe da possibilidade real de tumulto generalizado em face do desfile de dois Blocos na mesma região em horário noturno, com a concentração de enorme quantidade de gente, tendo em vista que somente o público que prestigia o Galo da Meia Noite já é considerado gigantesco, impossibilitando assim o necessário trabalho de vigilância da Força Pública, Corpo de Bombeiros, SAMUR, SEMTRAN, etc...

********
Deste modo, como a via é pública e o carnaval é democrático e como o Galo da Meia Noite tem indiscutível preferência do uso do local em face da 17 anos de carnaval manso e pacífico naquele local, o bom senso caminha no sentido de se transferir a data/hora ou o local de desfile do MIP Folia, sob pena de possíveis e irreparáveis prejuízos à Folia, ao folião é à alegria da cidade.
********
Pelo exposto, vimos perante V. Exª. para expressar a posição da UNIBLOCOS em relação aos fatos acima articulados, solicitando os préstimos desta Instituição no sentido de promover a transferência do desfile do Bloco MIP Folia para local ou data e horários diverso do desfile do Bloco Galo da Meia Noite.

********
Sendo o que se nos apresentava para o momento, aproveitamos para registrar nossos protestos de alta estima e distinta consideração.
*********
Atenciosamente
*********
ERNANDE SEGISMUNDO - Presidente
*********
ANTÔNIO TAVERNARD - Vice Presidente 


 





Sábado é a vez do bloco do Mocambo


Sábado que vem dia 14, é a vez do bloco “Até Que a Noite Vire Dia”, desfilar pelas ruas do centro de Porto Velho, mostrando o potencial carnavalesco do folião do bairro mais antigo do município de Porto Velho o Mocambo.

O diretor Benjamin Mourão que se encontra em Recife (PE), informou ao presidente Marcio, que os kits fantasias foram despachados via área e devem estar em Porto Velho na madrugada de hoje. “Essa noticia nos deixou mais tranqüilos, pois assim podemos promover a entrega dos kit a partir desta quinta feira”, disse Marcio.

O Bloco que já nasceu grande, pois em seu primeiro desfile há dois anos, conseguiu colocar na rua mais de três mil foliões e no ano passado chegou a mais de cinco mil brincantes pulando carnaval atrás do trio elétrico Criativada, desfila pelas ruas Esron Menezes, Alexandre Guimarães; Rogério Weber, João Alfredo até a Praça São José, no bairro Mocambo. A banda “Carijó” é a responsável pela animação durante o desfile que sai da Praça São José no bairro do Mocambo a meia noite de sábado (14) para domingo.
A concentração começa às 19 horas com um grupo de pagode animando os foliões no palco montado na calçada do cemitério dos Inocentes. Essa festa com o grupo de pagode, acontece em quanto se aguarda a chegada dos músicos da banda Carijó, que toca no ensaio do Galo da Meia Noite até às 22h30min. “Assim que a Carijó sobe para o trio elétrico damos à partida no bloco”, disse o presidente Marcio.




 Carnaval

Blocos dos Imigrantes
desfila sexta-feira


O bloco abre o carnaval de rua de Porto Velho desfilando no circuito Caiari

O carnaval de rua de Porto Velho começa oficialmente nesta sexta feira dia 13, com o desfile do bloco dos Imigrantes. O Bloco comandado pelo Enéas marcou a concentração a partir das 18 horas na rua Pinheiro Machado entre a Presidente Dutra e a José de Alencar, com o desfile começando por volta das 20 horas. 

O Bloco dos Imigrantes começou ainda na década de 90 com o objetivo de reunir os foliões que vieram de outros estados, trabalhar em Rondônia em especial em Porto Velho. Até o inicio deste século (21), o bloco se concentrava no posto de Gasolina conhecido como “Tchca”, na Jorge Teixeira com a Carlos Gomes e seu desfile, quando acontecia, já que por várias vezes, os foliões optaram por ficar brincando carnaval ao redor das mesas do bar existente no posto. “Quando a gente resolvia dar uma volta no quarteirão, já era meia noite e a gente já estava pra lá de Bagdá”, confessa Enéas. 

Nos últimos anos, a direção do bloco resolveu mudar o ponto da concentração para o bar Estação do Porto, localizado na Pinheiro Machado, na famosa “Calçada da Fama”, onde o bloco passou a contar com maior número de adeptos. 

Agora muito mais estruturado, o bloco desfila com banda própria em cima do maior trio elétrico da cidade o Criativada, no espaço conhecido como circuito Caiari que envolve as Ruas Pinheiro Machado; Tenreiro Aranha; Carlos Gomes; Rogério Weber; Pinheiro Machado até o local da concentração. “Mandamos confeccionar apenas 1000 kits fantasias, porém, temos certeza, que mais de três filões estarão pulando na pipoca do nosso bloco”, aposta o presidente Enéas. 

O kit fantasia pode ser adquirido no bar Estação do Porto todas as noites a partir das 18 horas.


Baile venezeano de Carnaval

Resgatando o tradicional Baile de Mascaras que acontece em Veneza e nas grandes cidades do nosso pais, o Antiquarius Pup, o mais novo point´s da cidade, realiza no próximo dia 12, quinta feira o grande Baile Venezeano de Carnaval. Enquanto as madrinhas de bateria se requebram e os trios elétricos fazem tremer as avenidas de Porto Velho, os bailes medievais e mascarados à moda setecentista comemoram a mesma festa - No Antiquarius Pup. 

Os organizadores dos evento, Nathanael Santos, Roberto Terço e o Antiquarius, infomam que, as mesas estão sendo vendidas no Antiquarius Pup no valor de R$ 120,00(cento e vinte reais) incluindo Buff de frios a noite toda. O ingresso individual custa R$ 30,00(trinta reais) com direito também ao Buff. A animação da festa vai ficar a cargo da Orquestra Tropical e também no inicio da noite Ceiça Farias e sua banda. Informações pelos fones- 9215-3398- 8437-0015 e 3221 3222. 

O uso de máscaras em Veneza data dos anos 1200 e representava uma maneira de viver uma "loucura legal", ou seja, escondidos pelo ornamento, os venezianos permitiam-se quase tudo. No começo do século 14, surgiram leis que restringiam as traquinices mascaradas, na tentativa de travar a decadência moral. Em 1608, as máscaras passaram a ser permitidas só no Carnaval e nos banquetes. Depois, os mascarados foram proibidos nos cassinos durante o ano todo, já que os nobres usavam esse artifício para se esconder dos seus credores. 

Assim, o Carnaval perdeu fôlego, até ser proibido no século 17, voltando com força na década de 70 do século passado. Desde então, a cada ano, é escolhido um tema que rege a festa - que atrai até um milhão de pessoas.

Fonte: Sílvio Santos / www.gentedeopiniao.com.br 
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)