Quarta-feira, 13 de setembro de 2006 - 12h06
Ao invés de artistas plásticos renomados, este ano a exposição da Marinha do Brasil em alusão ao Dia do Marinheiro, comemorado no dia 11 de dezembro, será realizada por 16 alunos da rede municipal de ensino de Porto Velho. Depois de um estágio de dois meses no ateliê Arte Moldura, do artista plástico Luciano Pinheiro, os novos pintores irão produzir duas telas cada, para serem expostas no espaço Madeira Mamoré da Casa de Cultura Ivan Marrocos a partir do dia 8 de dezembro.
O projeto, que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação Semed e a Marinha do Brasil, através da delegacia fluvial de Porto Velho, tem o propósito de descobrir, desenvolver e divulgar o talento dos jovens das escolas públicas para a pintura. "Essa exposição faz parte do III Projeto Marinharte, que nos anos anteriores foi realizado com a participação de artistas plásticos profissionais. Desta vez decidimos fazer diferente, dando a oportunidade dos jovens conhecerem melhor o trabalho da Marinha e desenvolverem suas aptidões artísticas", esclarece o Comandante da Marinha em Porto Velho, Carlos Eduardo Francisco Guimarães.
Para a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva, o projeto irá despertar o gosto pelas artes plásticas entre os alunos. "Temos certeza de que iremos encontrar muitos talentos dentro das escolas", prevê a secretária.
Participam do projeto alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. O processo de seleção iniciou nessa semana e está sendo feito mediante entrevistas e a produção de um desenho. "Estamos analisando a aptidão dos alunos para as artes plásticas e também a disponibilidade de tempo, uma vez que os selecionados vão ganhar uma bolsa de estudos integral no meu ateliê e durante esses dois meses terão que se dedicar ao projeto", frisa o artista plástico Luciano Pinheiro.
Além das obras dos alunos, a exposição, que tem como tema "O jovem navega na arte pintando o Brasil", também vai trazer cinco obras do artista plástico Luciano Pinheiro. Os trabalhos, assim como os produzidos pelos alunos, vão retratar as cinco regiões brasileiras, com enfoque para as águas.
Mais informações:
Elcias Villar de Carvalho Chefe da Divisão do Desenvolvimento da Cultura Escolar (DICE) da Semed, pelo telefone: 3216-6697 cel 9983-0440
Artista plástico Luciano Pinheiro 8402-9717
Comandante da Marinha em Porto Velho, Carlos Eduardo Francisco Guimarães 3224-6141
Fonte: Giceli Soupinski
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Sesc Centro Cultural Gladstone Frota abre inscrições para cursos em Porto Velho
O Sesc Centro Cultural Gladstone Nogueira Frota, em Porto Velho, está com inscrições abertas para as novas turmas da sua Escola de Artes. Com uma pr

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”
Um curta documentário de 15 minutos “Pioneiros da Dança em Rondônia” nesta primeira edição a obra apresentará um recorte da história da dança dos d

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO) lançou oficialmente o Edital nº 01/2026, que institui o 1º Con

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista
Em alusão ao abril azul, mês de conscientização do espectro autista, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou atividades de produção artísti
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)